mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anditec

Mais que Cuidar

Loja DEnfermeiro

Ortopediareal
Ortogil

Autopedico

Invacare

Pros Avos

sembarreiras

Multihortos

Anuncie Connosco
Ortopediareal

Tecnomobile

TotalMobility

Ortopediastwins

Ortopedia Stop

Escadafacil

Anuncie Connosco

Autor Tópico: Jogo de computador ajuda crianças autistas  (Lida 474 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sininho

  • Administrador
  • ******
  • Thank You
  • -Given: 437
  • -Receive: 869
  • Mensagens: 5497
  • Sexo: Feminino
  • Tem deficiência: Não
Jogo de computador ajuda crianças autistas
« em: 01/09/2011, 12:16 »
Jogo de computador ajuda crianças autistas



A Universidade do Porto está a desenvolver um jogo de computador, direcionado para autistas, que lhes permite aprender as emoções e expressões faciais. O projeto visa facilitar a relação destas crianças com quem as rodeia.


O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de relacionamento, deixando os doentes emocionalmente isolados das pessoas que os rodeiam.


Este jogo - desenvolvido pela Universidade do Porto em colaboração com a Universidade de Texas - permite às crianças autistas a familiarização com as expressões faciais, o reconhecimento da alegria e da tristeza. Desta forma a criança terá uma maior facilidade no seu relacionamento interpessoal.


Com o indicador encostado ao ecrã, a criança pode desenhar as expressões, levantar as sobrancelhas e os olhos e, ao mesmo tempo, ver a cara a reagir. As personagens à escolha são muitas e incluem humanos, bonecos e animais.


A base tecnológica deste projeto, que ainda se encontra numa fase inicial, já foi desenvolvida. Resta agora fazer os testes necessários: primeiro em crianças sem a disfunção e só depois em crianças autistas. Estima-se que o programa esteja concluído daqui a dois anos.


O jogo, "LIFEisGAME: Learning of Facial Emotions using Serious GAMEs”, conta com a colaboração especialistas da faculdade de Psicologia e terapeutas da Associação Criar e o Instituto Tecnológico e a Microsoft e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

In: Boas notícias
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...


Share me

Digg  Facebook  SlashDot  Delicious  Technorati  Twitter  Google  Yahoo
Smf

 

     
Voltar ao topo