mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anditec

Mais que Cuidar

Loja DEnfermeiro
Ortogil

Autopedico

Invacare

Pros Avos

sembarreiras

Multihortos
Ortopediareal

Tecnomobile

TotalMobility

Ortopediastwins

Ortopedia Stop

Escadafacil

Autor Tópico: Jogo de computador ajuda crianças autistas  (Lida 465 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sininho

  • Administrador
  • ******
  • Thank You
  • -Given: 430
  • -Receive: 863
  • Mensagens: 5469
  • Sexo: Feminino
  • Tem deficiência: Não
Jogo de computador ajuda crianças autistas
« em: 01/09/2011, 12:16 »
Jogo de computador ajuda crianças autistas



A Universidade do Porto está a desenvolver um jogo de computador, direcionado para autistas, que lhes permite aprender as emoções e expressões faciais. O projeto visa facilitar a relação destas crianças com quem as rodeia.


O autismo é uma disfunção que afeta a capacidade de relacionamento, deixando os doentes emocionalmente isolados das pessoas que os rodeiam.


Este jogo - desenvolvido pela Universidade do Porto em colaboração com a Universidade de Texas - permite às crianças autistas a familiarização com as expressões faciais, o reconhecimento da alegria e da tristeza. Desta forma a criança terá uma maior facilidade no seu relacionamento interpessoal.


Com o indicador encostado ao ecrã, a criança pode desenhar as expressões, levantar as sobrancelhas e os olhos e, ao mesmo tempo, ver a cara a reagir. As personagens à escolha são muitas e incluem humanos, bonecos e animais.


A base tecnológica deste projeto, que ainda se encontra numa fase inicial, já foi desenvolvida. Resta agora fazer os testes necessários: primeiro em crianças sem a disfunção e só depois em crianças autistas. Estima-se que o programa esteja concluído daqui a dois anos.


O jogo, "LIFEisGAME: Learning of Facial Emotions using Serious GAMEs”, conta com a colaboração especialistas da faculdade de Psicologia e terapeutas da Associação Criar e o Instituto Tecnológico e a Microsoft e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

In: Boas notícias
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...


Share me

Digg  Facebook  SlashDot  Delicious  Technorati  Twitter  Google  Yahoo
Smf

 

     
Voltar ao topo