Marcas de adoçantes são multadas por publicidade enganosa As fabricantes de adoçantes Gold e Stevia Brasil foram multadas, juntas, em 325 mil reais (122 mil euros) pelo Departamento de Protecção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC) por publicidade enganosa e ausência de informações adequadas sobre a composição de produtos nas embalagens.
Segundo a decisão, os rótulos dos adoçantes Doce Menor Stevia Mix, da Gold, e Stevip, da Stevia Brasil, induziam o consumidor a pensar que estava a adquirir um produto à base do adoçante natural Stevia (nome comercial do edulcorante de steviosídeo), mas a quantidade da substância no produto era mínima. Na prática, o sabor do adoçante era dado pelas substâncias artificiais sacarina e ciclamato de sódio.
Para o director do DPDC, Amaury Oliva, as empresas violaram o direito à informação. «Os rótulos já foram trocados e os produtos continuam em circulação», afirma. A Gold vai pagar 200 mil reais e a Stevia Brasil, 125 mil reais.
O director comercial da Stevia Brasil, Flávio Silva, alega que não houve má fé e que todos os produtos da empresa têm uma fórmula registada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
DD