iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Língua gestual por videochamada para surdos da região do Porto interagirem com municipios  (Lida 772 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

 
Língua gestual por videochamada para surdos da região do Porto interagirem com municipios


A comunidade de surdos da Área Metropolitana do Porto (AMP), cerca de 20 mil pessoas, tem a partir de hoje disponível o Serviin, um serviço de videochamada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa para interagir com os 17 municípios.

"A partir deste momento, passa a ser possível uma pessoa surda nesta região interagir com o seu município, portanto hoje se ligar para interagir com a Câmara da Maia, do Porto ou de Vila do Conde é uma realidade. O portal do cidadão surdo lançou hoje de manhã exatamente esses canais. Estamos também a divulgar nas redes sociais", disse à Lusa, Filipe Pereira, administrador da empresa que criou aquele serviço que funciona através de videochamada e que recorre a um intérprete da Língua Gestual Portuguesa (LGP) para auxiliar a pessoa surda.

À margem da apresentação do projeto Serviin, que decorreu esta tarde na Fundação Cupertino de Miranda, Filipe Pereira explicou que a partir de hoje as pessoas surdas vão poder interagir através do contacto telefónico com as entidades de destino",

"No caso aqui do projeto da AMP este serviço vai abranger 17 municípios, portanto tudo aquilo que sejam atendimentos telefónicos ou presenciais que hoje já existem para o cidadão comum, passam também a estar acessíveis para o cidadão surdo", acrescentou, referindo que segundo dados recolhidos junto da comunidade de surdos há cerca de 20 mil pessoas com aquela deficiência na região. Dados dos Censos de 2011 há 530 mil pessoas em Portugal.

Para aceder ao serviço há dois canais - Portaldocidadaosurdo.pt em que a pessoa surda faz um pré-registo -, e através do número 12472 a partir de telemóveis que permitam fazer vídeo chamada.

Lino Ferreira, 1.º secretário da Área Metropolitana do Porto (AMP) declarou, por seu turno, que o contrato do Serviin tem um prazo de "dois anos", "sem qualquer custo para o cidadão nem para o município", porque, refere, este é um "projeto metropolitano que foi aprovado por unanimidade no concelho metropolitano".

"É mais um passo para um espírito metropolitano, isto é para que todos os 17 municípios se sintam incluídos no projeto para os cidadãos com necessidades especiais, neste caso concreto os surdos, terem acesso a todos os serviços municipais que estão à disposição de todos os cidadãos. Eram de facto cidadãos que estavam à parte, que tinham dificuldades e a partir de hoje têm possibilidade de muito rapidamente se porem em contacto com qualquer serviço municipal", concluiu.

 
Fonte: DN
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo