iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Simpósio oftalmologia discute inclusão social de pessoas com deficiência visual  (Lida 3644 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Simpósio de oftalmologia discute a inclusão social de pessoas com deficiência visual
Organizado pela Unifesp, evento será realizado em 5 e 6 de março. Fórum social é aberto ao público.

Em 5 e 6 de março, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, será realizado o XXXIII Simpósio Internacional Moacyr Álvaro (SIMASP), que entre diversos assuntos terá o fórum Olhos para a Cidadania, que contará com a presença de autoridades para discutir inclusão social de pessoas com deficiência visual, seus direitos, responsabilidades e cidadania.
 
O evento, organizado pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP reunirá as maiores autoridades mundiais em inovação na Oftalmologia. Com o tema A Visão do Futuro, o Simpósio apresentará inovações, como o uso da toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) na medicina, especialmente no tratamento do estrabismo e na plástica ocular.
 
O Simpósio também abordará os novos lasers para tratamento do ceratocone (laser Crosslinking), das doenças da retina (laser Pascal) e no transplante de córnea (laser Femtosecond); novos aparelhos de imagem; novas drogas para uveítes; inovações em instrumentos para cirurgias de retina sem sutura e novas opções de lentes multifocais intra-ocultares para tratamento da catarata.
 
De acordo com Mauricio Maia, presidente do SIMASP 2010 e professor da UNIFESP, uma das doenças da retina que podem ser tratadas com o laser Pascal, a retinopatia diabética, entre 20% e 30% das pessoas com diabetes e que pode levar à cegueira se não tratada adequadamente. O novo laser, além de causar menos desconforto ao paciente, reduz a quantidade de aplicações para menos da metade e o tempo de cirurgia, de 10 minutos, para cerca de 30 segundos. Já o laser Crosslinking, impede a progressão do ceratocone, distrofia mais comum da córnea, que afeta uma a cada mil pessoas em todo o mundo e que também pode levar à perda da visão. No Brasil, somente a UNIFESP possui esses equipamentos.
 
O fórum Olhos Para a Cidadania, coordenado por Rubens Belfort Jr., será realizado no sábado, 6 de março, a partir das 14 horas. Ele é professor titular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP e presidente do Instituto da Visão. Aberto ao público, o fórum discutirá as novidades na reabilitação física de pessoas com deficiência visual, além de temas sobre inclusão social, direito, responsabilidades e cidadania. Também serão abordadas medidas que permitam o acesso dos habitantes aos benefícios completos da vida urbana, na forma de uma cidade inclusiva, como biblioteca móvel, Poupa Tempo com terminais acessíveis, ocupação irregular de calçadas, acessibilidade à educação e o Mapa Táctil.
 
O evento pretende sensibilizar oftalmologistas e a sociedade civil e terá a presença de importantes personalidades brasileiras, como o desembargador Ricardo Fonseca, primeiro desembargador deficiente visual do país, deputados e, possivelmente, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Publicada em 25 de fevereiro de 2010 - 17:30

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNIFESP
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo