iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Texto para Deficiências Cognitivas?  (Lida 3544 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Texto para Deficiências Cognitivas?
« em: 05/03/2010, 15:36 »
 
Texto para Deficiências Cognitivas?

Há uma grande variedade de deficiências cognitivas, variando de condições que são pouco perceptíveis a quase total ausência de atividade cognitiva mensurável. Em alguns casos, os indivíduos são incapazes de ler textos, desta maneira a forma gráfica deve desempenhar a mesma função que o texto, a fim de comunicar a mesma mensagem. Veja a captura de tela abaixo da home page www.peepo.com - link externo para um exemplo de site criado quase em sua totalidade com gráficos e imagens, concebido especialmente para pessoas com deficiências cognitivas.


A questão que abordamos: como é que você criar conteúdo web que seja utilizável tanto para as pessoas que não podem ver imagens tanto quanto para aqueles que podem se beneficiar deles? É possível criar um design único ou um suposto design universal que possa satisfazer as necessidades de ambas as audiências?

Brasilmedia
 

Online migel

Re:Texto para Deficiências Cognitivas?
« Responder #1 em: 05/03/2010, 15:39 »
 
Abordagem do Desenho Universal

Em primeiro lugar, é impossível conceber uma única versão de conteúdo da web que seja igualmente compreensível por completo por todas categorias de deficiências, ou até mesmo dentro do espectro das deficiências cognitivas. O conceito de um formato verdadeiramente universal soa como uma idéia maravilhosa, mas é inatingível. Ainda assim, é possível a criação de conteúdo web que se aproxime do ideal do design universal, mesmo que não muito bem sucedida no sentido absoluto.

Desenvolvedores Web devem procurar tornar o seu conteúdo Universal tanto quanto possível, reconhecendo que sempre haverá uma pequena minoria de pessoas para quem o conteúdo não será totalmente acessível.
O conflito entre as necessidades das pessoas que são cegas e pessoas com deficiências cognitivas é interessante. Um grupo não tem qualquer necessidade de elementos visuais, enquanto os outros são beneficiados significativamente. Mas existem ressalvas quanto a frase anterior. Pode ser verdade que elementos visuais são desnecessários para aqueles que são cegos, mas não são nocivos para elas. Esta é a chave. Desenvolvedores devem procurar reforçar o conteúdo, na medida do possível, acrescentando elementos visuais adequados. Enquanto o texto alternativo estiver previsto para esses elementos visuais, não vai existir qualquer conflito. Aqueles com deficiências cognitivas serão capazes de ver os elementos visuais, e os cegos serão capazes de acessar o texto alternativo. O resultado final é um documento único que, em certo sentido, está equipado com uma versão em texto. Não há necessidade de criar uma única versão de texto separado para os cegos. Além disso não existe a necessidade de criar uma versão criada especialmente para pessoas com deficiências cognitivas. Este é o método adequado a seguir para a maioria dos conteúdos na Web.

Brasilmedia
 

Online migel

Re:Texto para Deficiências Cognitivas?
« Responder #2 em: 05/03/2010, 15:44 »
 
As Exceções

No entanto, existem exceções. Caso um desenvolvedor web vise criar um conteúdo que seja especificamente orientado para os usuários com deficiências cognitivas significativas, a melhor abordagem pode ser criar uma única versão gráfica com foco nas necessidades desta categoria. Veja novamente a captura de tela da página principal do site peepo.com.

Como você pode notar, o sistema de menu ou navegação do site são criados com imagens. Ao clicar sobre um elemento gráfico, de um joystick, por exemplo, os usuários podem acessar uma lista de jogos. Esta lista também está totalmente no formato de imagens, naturalmente. Cada ícone representa um jogo diferente que os usuários podem interagir. O site também usa um gráfico "de índice de navegação", no canto superior esquerdo. O gato representa a  página inicial do site peepo.com. O joystick nos diz que estamos na seção de jogos do site. A seta no canto inferior direito nos diz que existem mais jogos na próxima página.


A verdade é que este site também pode ser acessível também para as pessoas cegas, embora não exista visibilidade de Texto na página como um todo, os Leitores de tela são capazes de ler o texto alternativo das imagens.

No entanto, este site não é universalmente acessível todos os públicos. O maior parte das pessoas sem deficiência não pode entender muito bem que tipo de site é quando olharem pela primeira vez para ele. Vêem uma coleção de gráficos e  imagens e param para pensar se existe algo de errado com a página, ou eles simplesmente querem saber o que o autor tinha em mente quando criou tal apresentação. Sem texto explicativo, a maioria das pessoas pode se confundir. No caso particular deste web site, o público-alvo é composto por indivíduos que não sabem ler, ou que não sabem ler bem. A adição de texto iria confundir o público-alvo. trata-se de um site que é uma exceção à regra de criar algo universal em mente. As características do seu público-alvo exigem que o site seja simples na sua concepção, mesmo com a exclusão de outras audiências.

Brasilmedia
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo