iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Carta de condução  (Lida 3032 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Bart

Carta de condução
« em: 12/04/2016, 15:50 »
 
Boa tarde.

Bem é o seguinte, fui há uns tempos à junta médica por causa do atestado multiusos a que tinha direito por sofrer de deficiência (não tenho mão direita) (grau: 60%).

E na mesma junta informaram-me que tinha de ir a um novo exame de condução por causa dessa mesma minha condição física.

Algo a que não achei muita graça, pois já tenho carta há 5 anos na altura tirei-a como qualquer outro cidadão 'normal', nunca fui informado que teria que proceder de outra maneira, porque apesar de não ter mão, não tenho qualquer dificuldade em conduzir carros 'normais' sem qualquer tipo de adaptação, e já conduzi diversos veículos.

A minha questão é para quem está por dentro ou até por quem já passou por esta situação, como se processa isto?

Será um exame igual ao que fiz na altura pelo IMTT, para averiguar se realmente estou habilitado a conduzir carros sem adaptações, ou não tenho escolha e terei obrigatoriamente uma carta de condução especial em que só estou habilitado a conduzir carros adaptados?

É que não queria nada que fosse esta 2ª hipótese pois me iria limitar bastante como devem qualquer calcular e que iria deixar bastante frustrado pois como já expliquei acima não tenho necessidade nenhuma dessas mesma adaptações.

_______________________________

Outra questão é o estacionamento cativo, este mesmo só será/poderá ser colocado apenas após a minha solicitação ou é automaticamente colocado após o meu pedido ao atestado multiusos e consequentemente ver a minha ficha médica actualizada?

É que não quero sentir-me neste caso mais que ninguém, porque felizmente tenho as 2 pernas operacionais e não tenho interesse em ter esse lugar cativo em frente à minha habituação.

Desde já agradeço a quem me puder esclarecer.
« Última modificação: 12/04/2016, 15:53 por Bart »
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel

Online Sininho

Re: Carta de condução
« Responder #1 em: 16/04/2016, 14:48 »
 
Boa tarde,

Pelo que percebi já tinha essa incapacidade quando foi tirar a carta de condução, logo pelo que me parece a o parecer da autoridade médica especializada, foi que poderia ser emitida uma carta de condução sem restrições e que a sem próteses, a condução não era perigosa. E Portanto neste momento não tem qualquer averbamento na sua carta.
Agora se necessitar de um novo atestado para comprar outro carro(novo) terá de fazer novamente esse processo, pedir junta médica e juntar relatório, o que poderá alterar as restrições da sua carta.
Quanto ao lugar de estacionamento só se o requerer ao IMT é que terá o lugar, ou na sua residência ou no local de trabalho.

Espero ter ajudado.

 :abraco:
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Bart

Offline Bart

Re: Carta de condução
« Responder #2 em: 16/04/2016, 20:23 »
 
Sim a incapacidade já vem de nascença.

Não tenciono comprar carro nem nada do género. Apenas fui à junta médica porque ainda não tinha o atestado multiusos apenas e só.

E na junta médica os médicos (que eram 3) estranharam não ter nenhuma sinalização na carta de condução.

Expliquei-lhes que conduzo normalmente sem qualquer tipo de restrição ou adaptações, que tirei a carta como qualquer pessoa e que passei no exame normalmente. Nada fora do usual durante todo este processo.

Ao qual eles me responderam que não podia ser, que tinha que ir a novo exame (deduzo eu que seja de condução), salvo erro num centro qualquer em alcoitão.

Logicamente que a minha reacção não foi de contentamento.

E o médico disse que não tinha nada que me preocupar, porque se realmente conduzo normalmente nada alteraria na minha carta.

Apenas temo que na prática não seja assim e que tenha que me por em chatices.
« Última modificação: 16/04/2016, 20:25 por Bart »
 

Offline Bart

Re: Carta de condução
« Responder #3 em: 16/04/2016, 20:26 »
 
E tive a confirmação que vou ter que fazer um exame de condução num simulador para provar que não necessito de adaptações no carro.

Isto porque o médico não acreditou e ficou até incrédulo quando lhe disse que conseguia por as velocidades sem problemas.

Ainda lhe ofereci a oportunidade de vir dar uma volta de carro comigo, para lhe comprovar que não era assim nada do outro mundo por as velocidades mesmo com a ausência de mão direita.

Mas declinou.

É assim a vida.
« Última modificação: 18/04/2016, 16:43 por Bart »
 

Online Sininho

Re: Carta de condução
« Responder #4 em: 28/04/2016, 21:54 »
 

Enfim... Só burocracias e chatices que no seu caso eram perfeitamente evitáveis e com bom senso fáceis de resolver... Depois dê notícias de como correu.

 :abraco:
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

Offline Bart1

  • Utilizador
  • *
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Tem deficiência: Sim
Re: Carta de condução
« Responder #5 em: 10/10/2016, 19:56 »
 
Boa noite Sininho

Já lá fui e disseram que teria de usar uma adaptação na maneta de velocidades mesmo tendo colocado as velocidades sem problemas no exame.

Não contestei, nem uma palavra disse, achei melhor assim e vim-me embora assim que me deram o relatório.

Que posso eu fazer para contestar esta decisão?

Para já apenas me deram o relatório para eu ir entregar ao médico (que me mandou ir fazer o exame) do centro de saúde aqui da zona.
 

Online Sininho

Re: Carta de condução
« Responder #6 em: 21/11/2016, 13:53 »
 

O seu problema está na perna esquerda certo? Há várias soluções além dessa, uma outra é um carro com caixa automática ou com caixa DSG, aconselho-o vivamente pela última.
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo