mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Mais que Cuidar
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
sembarreiras

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Seguro de Vida para Crédito Habitação Regime Deficientes  (Lida 706 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline vyegaz

Caros amigos,

Venho hoje pedir-vos a vossa preciosa ajuda no que respeita à contratação de seguro de vida para efeito de obtenção de crédito habitação bonificado em regime deficientes.

Depois de ter já adquirido terreno, ter projecto aprovado na câmara e licença de construção a pagamento, fui em busca de financiamento para construção junto das instituições de crédito e é aqui que começa o problema.

Como felizmente a minha incapacidade me permite trabalhar (trabalho na área dos serviços, economia social), e eu e a minha esposa temos rendimentos compatíveis com o montante que pretendemos obter (cerca de 20% de taxa de esforço), é na contratação de seguro de vida que está o celeuma, uma vez que já levei "não" ao seguro por uma companhia afecta a um banco.

Para ajudar a contextualizar, tenho uma incapacidade (60%) decorrente de doença oncológica no fémur direito (em 2001), com aplicação de prótese total do joelho, que depois de segunda substituição de 2006, se encontra em péssimo estado funcional. Relativamente à doença, está clinicamente estabilizada desde então, sem recidivas.

E é aqui que vou precisar já do vosso auxilio....

Há alguém que tenha passado pelas mesmas dificuldade acabou por conseguir seguro de vida em alguma companhia, ainda que com prémios elevados?
Alguém tem noção de quais as companhias que estão neste momento a colocar menos entraves?

Fico a aguardo a vossa opinião/ajuda! Bem-hajam!
 

Online Sininho

Re: Seguro de Vida para Crédito Habitação Regime Deficientes
« Responder #1 em: 07/03/2017, 22:32 »
Caro Vyegaz,

A legislação do crédito habitação para deficientes ditou alterações a aplicar neste regime especial a partir 1 de janeiro de 2015. A Lei nº64/2014 veio facilitar o acesso ao crédito bonificado a pessoas com deficiência.Ver aqui->https://www.bportugal.pt/pt-PT/Legislacaoenormas/Documents/Lei64ano2014.pdf

Com a nova legislação cessou a obrigação de contratação de um seguro de vida por parte do mutuante (ver o nº2 do art 5º), que resultava num preço elevado a pagar por parte deste. Sem o seguro, em caso de morte, a responsabilidade do crédito passa para os herdeiros, que escolhem se pagam o restante crédito (ficando com o imóvel) ou se o deixam com o banco, como pagamento.

Todos os bancos são agora obrigados a conceder o crédito nestas condições especiais às pessoas que respeitam os requisitos de acesso:

-pessoas maiores de idade com incapacidade igual ou superior a 60%
- o valor do empréstimo não pode ultrapassar os 190 mil euros (com rácio financeiro de garantia de 90%), sendo o prazo máximo do empréstimo de 50 anos.

 -O regime aplica-se na aquisição, ampliação, construção e/ou realização de obras de conservação, aquisição de terreno e construção de imóvel destinada a habitação própria permanente ou à realização de obras de conservação ou beneficiação de partes comuns de edifícios.

- O contratante não pode vender o imóvel adquirido durante cinco anos, depois da data de assinatura do contrato (sob pena de pagar os montantes das bonificações usufruídas mais 10%).

De qualquer das formas, caso opte por fazer seguro, já tentou contactar a companha de seguros MAPFRE ou a LibertY?

 :abraco:
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

Offline vyegaz

Re: Seguro de Vida para Crédito Habitação Regime Deficientes
« Responder #2 em: 13/04/2017, 12:43 »
Caros amigos,

Antes de mais, um agradecimento à Sininho pelo feedback que me deu.

Venho dar-vos conta dos avanços que tenho no processo.
Pois bem, tenho neste momento crédito pré-aprovado junto da cgd para regime deficiente, avaliação feita e dentro dos valores que pretendia, pelo que tudo se encontra bem encaminhado.
O meu gestor irá chamar-nos dentro de dias para assinarmos a proposta de seguro (Fidelidade) e avançar para a escritura. Pelo feedback do meu gestor, parece não haver grandes entraves na contratação do seguro, no entanto ainda não é um dado adquirido, uma vez que a proposta seguirá para a companhia.....vamos aguardar pelo desfecho! Ainda assim, a única cobertura possível é "morte"...nada de incapacidades!

A titulo de curiosidade, de todas as instituições financeiras que visitei, a CGD foi a que mais credibilidade e empenho demonstrou desde o inicio, no que respeita à contratação de crédito em regime deficiente. Fiquei com a sensação que em outras instituições, a oferta deste tipo de regime estava ali só para ficar bem no "menu".

No que concerne a seguros de vida, pois bem, deixo-vos o meu feedback até agora (não contando com a Fidelidade):
Seguradoras com recusa total na apresentação de propostas:
- GNB Seguros (Novo Banco)
- Real Vida
- Victoria
- Açoreana
- Generali

Seguradoras que solicitaram informações adicionais (exames e relatórios) e que estou a aguardar possíveis propostas:
- Allianz
- Liberty

Assim que haja mais informações, darei o respectivo feedback.



 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: sylviepn

Online migel

Re: Seguro de Vida para Crédito Habitação Regime Deficientes
« Responder #3 em: 13/04/2017, 14:27 »
Obrigado pela partilha, bom como  exemplo.   :good:
 

Offline SMota

Re: Seguro de Vida para Crédito Habitação Regime Deficientes
« Responder #4 em: 08/01/2018, 17:45 »
Caros amigos,

Estou numa situação idêntica. Tenho crédito habitação aprovado mas não sei que seguradoras poderei contactar para o seguro de vida com incapacidade superior a 60%

Conhecem alguma que aceite? Podem-me dar uma ajuda?

Obrigada
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo