iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: SETÚBAL SUBIU AO PÓDIO COM EQUITAÇÃO APPACDM  (Lida 2668 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SLB2010

 
SETÚBAL SUBIU AO PÓDIO COM EQUITAÇÃO APPACDM


Publicado em Junho 28, 2016 » Destaques

Em Ponte de Lima, Setúbal subiu ao pódio. Foi nos passados dias 22 e 23 de Junho, que União Desportiva para a Inclusão através da Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal se fez representar nas Olimpíadas da Equitação Adaptada, uma competição integrada na Feira do Cavalo de Ponte de Lima. Desta feita com um conjunto de seis cavaleiros portadores de deficiência e maioritariamente recém praticantes de modalidade.
Esta competição é composta por diversas provas: Maneio, Volteio, Gincana e Paradressage. A Prova de Maneio é obrigatória para todas as equipas e consiste em limpar corretamente um cavalo. Esta prova é feita em equipa, constituída no máximo por quatro atletas e no mínimo por 2 atletas, onde se seguem várias rigorosas diretrizes para Avaliação, Julgamento e cronometragem.
A Prova de Volteio consiste em fazer uma sequência de exercícios em cima do cavalo nos diferentes andamentos pondo à prova o equilíbrio e o à-vontade do cavaleiro. Nesta prova é o treinador ou o responsável do cavalo que controla a guia.
A Prova de Gincana tem 2 níveis e consiste num percurso com obstáculos em que o cavaleiro e o cavalo têm que retirar argola, fazer slalom, colocar argola, passar entre fardos, fazer transferência de objeto, circulo, passagem nas varas de saltos, etc.
O nível 1 é realizada em sela ou cilhão. A condução do cavalo é realizada pelo cavaleiro, sendo acompanhada exclusivamente com auxiliar de guia (sem o treinador) que deve segurar a guia apenas para qualquer contratempo, mantendo-se entre a cabeça e as espáduas do cavalo, nunca tendo a intenção de conduzir o cavalo. No nível 2 a condução da montada é autónoma, sem auxílio.
Na prova de Paradressage nem todos os cavaleiros participaram. Esta desenrolasse com condução independente do cavalo, de acordo com um esquema/protocolo memorizado pelo cavaleiro.
É relevante salientar que em nenhuma destas provas os cavaleiros conhecem os cavalos, sendo estes sorteados e apenas montados em prova.
Os resultados foram satisfatórios, tendo sido a equipa mais medalhada em Ponte de Lima, embora tenha sido a com menos cavaleiros. Na prova de maneio Filipa Freitas conquistou o 1 lugar. Na prova de volteio nível Ia Filipa Freitas fica em 1ºlugar e Ricardo Belchior fica em 3ºlugar no nível Ib. No volteio nível II Álvaro Pereira conquista o 1ºlugar e Cristiano Romano em 3ºlugar. Na gincana nível I Ricardo Belchior fica em 3ºlugar e Alvaro Pereira em 3ºlugar no nível II. Na Paradressage destacaram-se Alvaro Pereira em 1º lugar e Cristiano Romano em 3ºlugar.
Ao longo deste ano desportivo, muitas outras provas houve em que a Equitação Especial e Adaptada da Escola de Equitação da APPACDM se destacou com excelentes resultados de pódios, sob a direção do treinador e cavaleiro setubalense Ivo Carvalho Patronilho.
A escola de equitação da APPACDM de Setúbal, tem para além da Equitação Especial e Adaptada, Hipoterapia, Equitação Terapêutica, lições de Equitação Geral para diferentes níveis com cavalo ou pónei, iniciação à competição em diferentes modalidades equestres. regendo-se por uma Equitação para a Inclusão, Ensino Equestre Inclusivo… Onde perceber e gostar do cavalo é uma terapia para todos.


Fonte: http://zoomonline.pt/setubal-subiu-ao-podio-com-equitacao-appacdm/arquivo/20983
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo