iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Os vencedores do Prémio  (Lida 295 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Os vencedores do Prémio
« em: 27/05/2015, 17:13 »
 
Os vencedores do Prémio EM Curtas



Os vencedores do Prémio EM Curtas foram conhecidos ontem, dia 25 de maio, em cerimónia que decorreu no Instituto do Cinema e do Audiovisual. Das seis curtas-metragens a concurso, o Prémio EM Curtas distinguiu, na categoria ‘Escolha do Júri’ o filme ‘Tato’, da autoria de Daniel Teixeira da Silva, e na categoria ‘Escolha do Público’ o filme ‘Grito sem Som’, de Rafaela Vieira, Edmilson Fernandes e Tiago Pinto. Os vencedores foram distinguidos com 2.000€ e 1.500€, respetivamente.

 

Esta iniciativa da Novartis, em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), contou ainda com o apoio das três associações de doentes do país: Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) e Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM). Lançada em fevereiro, esta segunda edição do Prémio EM Curtas incentivou estudantes das áreas de cinema e audiovisuais, mas também o público em geral, a realizar curtas-metragens que abordassem o tema “Mudar o rumo da Esclerose Múltipla” e que sensibilizassem a sociedade para a temática da esclerose múltipla, focando aspetos da doença e abordando a perspetiva do doente.

 

Ao júri, composto por Mário Gabriel Bonito, representante do Instituto do Cinema e do Audiovisual, pelo realizador português Gonçalo Galvão Teles, pela Diretora Geral da Novartis, Cristina Campos e pelos presidentes de cada uma das associações de doentes, coube a tarefa de avaliar as curtas-metragens a concurso na categoria ‘escolha do júri’ e escolher o vencedor. Os critérios para esta decisão passaram por avaliar se as curtas-metragens promoviam um conhecimento sobre a doença e o seu impacto nas esferas pessoal e social, a utilização de testemunhos reais de pessoas com Esclerose Múltipla e a capacidade de sensibilizar e criar impacto na opinião pública, chamando a atenção para a doença. Por outro lado, o público escolheu, através da votação direta no site www.premioemcurtas.pt, o vencedor da categoria ‘escolha do público’.

 

À semelhança da 1ª edição, este Prémio resultou também de uma parceria com um conjunto de Escolas da área do cinema e audiovisual, Escola Superior de Teatro e cinema do Politécnico de Lisboa (ESTC), a Escola Técnica de Imagem e Comunicação Aplicada (ETIC), a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a Universidade da Beira Interior, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), que incentivaram os seus alunos a participar vendo esta como uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos.

 

Sobre a Esclerose Múltipla

A EM afeta cerca de 5.000 portugueses[1]. Em todo o mundo são mais de 2,3 milhões de pessoas[2] com esta doença inflamatória crónica do sistema nervoso central que se manifesta em jovens adultos, entre os 20 e os 40 anos de idade, e que interfere com a capacidade do doente em controlar funções como a visão, a locomoção, e o equilíbrio. As mulheres têm duas vezes mais probabilidades de desenvolver EM do que os homens[3],[4].

A EM tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias[5],[6]. Mais de 90% das pessoas com EM queixam-se de fadiga, constituindo um dos sintomas com maior impacto na qualidade de vida e produtividade dos doentes.[7]

 
PCD
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo