Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Ácidos gordos ómega-3 podem reduzir risco de doença de Alzheimer  (Lida 290 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Ácidos gordos ómega-3 podem reduzir risco de doença de Alzheimer
 

 
O consumo de alimentos ricos em ácidos gordos ómega-3 como o peixe, frango, saladas e nozes, pode estar associado com menores níveis de uma proteína, a beta-amiloide, que está envolvida no aparecimento da doença de Alzheimer e de outros problemas de memória, sugere um estudo publicado na revista "Neurology".

Para o estudo os investigadores da Columbia University Medical Center, em Nova Iorque, EUA, contaram com a participação de 1.219 indivíduos, com mais de 65 anos, sem sinais de demência, que forneceram dados sobre a sua dieta, em média, 1,2 anos antes de terem realizado testes sanguíneos para detectar a presença da proteína beta-amiloide.
Os investigadores focaram-se especificamente em 10 nutrientes, incluindo ácido gordos saturados, ácidos gordos polinsaturados ómega-3 e ómega-6, ácidos gordos não saturados, vitamina E, vitamina C, vitamina B12, vitamina D, folatos e beta-caroteno.
O estudo constatou que quanto maior a quantidade de ácidos gordos ómega-3 ingerida, menor eram os níveis de beta-amiloide presentes no sangue dos participantes. O consumo de um grama de ácidos gordos ómega-3 por dia (o equivalente a metade de um filete de salmão por semana, representando mais do que os participanes consumiam, em média), estava associado com uma diminuição de cerca de 20 a 30% dos níveis de beta-amiloide no sangue.
Os investigadores verificaram que os outros nutrientes analisados não provocavam nenhuma alteração nos níveis desta proteína. Os resultados permaneceram inalterados após os autores do estudo terem tido em conta a idade, nível de educação, sexo, etnia, quantidade de calorias consumidas e se os participantes expressavam o gene APOE, que é considerado um factor de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.



Fonte:Correio dos Açores


 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo