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Resultados / David Araújo é derrotado pelo francês Aurelien Fabre por 4-2
« Última mensagem por SLB2010 em 01/09/2024, 15:25 »


David Araújo é derrotado pelo francês Aurelien Fabre por 4-2 no segundo jogo da fase de grupos de individuais BC2 de boccia e vai disputar o acesso ao playoff ainda na tarde de hoje 🇵🇹 #ParalimpicosPT

📸 Créditos: António Pedro Santos/LUSA
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DIPLOMA PARA PORTUGAL 🇵🇹 Telmo Pinão conquista o 7.° lugar na prova de 3000m perseguição individual de ciclismo de pista com o tempo de 3:59.150 e assegura o primeiro diploma português nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 🙌
#ParalimpicosPT


📸 António Borga/CPP
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Perturbação de aprendizagem não-verbal explicada

O que é a dificuldade de aprendizagem não-verbal? Como identificar e apoiar os alunos com estas dificuldades

Laura Lemle observou como alguns professores nem sempre compreendiam como ensinar a sua filha, que tem uma dificuldade de aprendizagem não-verbal. Alguns eram incrivelmente empáticos, outros não. As escolas de ensino especial não eram a solução adequada, mas o ensino regular também não. Ela sentia que a sua filha nunca tinha conseguido o que precisava.

Lemle sabia que queria fazer algo para ajudar outras crianças como a sua filha. Pensou que alguém tinha de estar a trabalhar para sensibilizar as pessoas. Mas não parecia que alguém estivesse. Decidiu que tinha de ser ela.

Mas agora, há um foco inesperado na dificuldade de aprendizagem não-verbal, ou NVLD. Depois de algumas pessoas nas redes sociais se terem fixado no filho adolescente do governador do Minnesota, Tim Walz, Gus, que teve uma reação emocional quando Walz aceitou a nomeação democrata para vice-presidente, tem havido uma maior consciencialização sobre o que é a DANV.

A família Walz já tinha dito anteriormente que Gus tem perturbação de défice de atenção e hiperatividade, perturbação de ansiedade e dificuldades de aprendizagem não verbais.

Lemle - o fundador do Projeto NVLD, uma organização sem fins lucrativos que procura aumentar a sensibilização para esta doença e obter o reconhecimento de um diagnóstico formal no Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM) - afirmou que a franqueza da família Walz lançou uma luz sobre a NVLD. O DSM é utilizado pelos profissionais de saúde mental nos Estados Unidos para classificar as perturbações mentais.

“Tem estado realmente fora do radar e é um problema para esta população”, afirmou. “Para mim, a inclusão no DSM é o início, porque há muito mais trabalho a fazer.”

Sem o reconhecimento no DSM, a NVLD não é abrangida pela Lei da Educação para Indivíduos com Deficiências - o que significa que os alunos não podem obter adaptações se não tiverem outra deficiência diagnosticável.

Quando se trata de dificuldades de aprendizagem, há uma falta de investigação sobre outras deficiências para além da dislexia, afirmou Monica McHale-Small, diretora de educação da Learning Disabilities of America Association.

“Muitas vezes falamos que a dislexia é a dificuldade de aprendizagem mais comum, mas não temos bons dados que comprovem que é mesmo assim. É aquela sobre a qual temos mais informação e mais investigação”, afirmou McHale-Small. “Precisamos de muito mais investigação específica sobre as dificuldades de aprendizagem e a forma como se manifestam na sala de aula e na vida.”

Há uma pressão para que haja mais visibilidade e investigação - e eventual inclusão no DSM. Aqui estão algumas perguntas comuns, respondidas.

O que é a dificuldade de aprendizagem não-verbal?

A DANV refere-se a uma doença que afeta um grupo de crianças ou adultos e que inclui dificuldades de raciocínio visual e espacial e de resolução de problemas, o que conduz a deficiências funcionais na sua vida quotidiana, afirma Amy Margolis, professora de neuropsiquiatria pediátrica na Universidade de Columbia. O Projeto NVLD financia a investigação de Margolis.

Um equívoco comum, por se chamar dificuldade de aprendizagem não-verbal, é que as pessoas com NVLD têm problemas com a linguagem e a fala, ou que se trata de uma perturbação do espetro do autismo. Os investigadores têm estudado a semelhança e a diferença entre estas perturbações. É possível ter as duas, disse Margolis, mas elas são distintas.

Numa investigação realizada há alguns anos, Margolis pediu aos pais de crianças com NVLD e de crianças com perturbações do espetro do autismo que avaliassem o funcionamento social dos seus filhos. Quando os investigadores analisaram as funções cerebrais das crianças, verificaram que os problemas de funcionamento social tinham origem em “problemas diferentes num circuito subjacente ao funcionamento social”, disse Margolis. O termo mais sofisticado é fisiopatologia diferente, disse ela. Mas, basicamente, a base do cérebro é diferente.

Quais são os sinais mais comuns de NVLD que os educadores podem observar na sala de aula?

Um exemplo clássico é a dificuldade com a matemática, disse Margolis, quer na compreensão dos números e dos conceitos subjacentes à matemática, quer na mecânica de aprender os procedimentos para alinhar as coisas na página - por exemplo, se estivermos a escrever um problema de adição e as colunas não estiverem alinhadas.

À medida que os alunos com dificuldades em ler e escrever podem ter dificuldades em certos tipos de matemática que exigem a resolução de problemas visuais ou espaciais, como a geometria, ou em ciências, onde podem ter de ler e desenhar gráficos.

Os alunos que aprenderam a ler facilmente no 1º e 2º ano podem agora ter dificuldade em ler para aprender - podem ter dificuldade em compreender a ideia principal ou o quadro geral do que leram, disse Margolis.

Na aula de ginástica, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem correr na direção errada durante um jogo de futebol. Podem ter dificuldade em arrumar as mochilas, em criar estruturas de Lego ou em avaliar quando é seguro atravessar a rua.

Estes são alunos que, muitas vezes, têm competências linguísticas mais fortes do que competências visuais-espaciais, disse Margolis. Dar o diagrama a um aluno e ajudá-lo a rotulá-lo, em vez de o desenhar, é uma forma de os professores criarem um espaço inclusivo.

“Para muitas crianças, copiar o quadrado nos círculos não vai ser um esforço tão grande. Mas para este miúdo, é”, afirma. “Queremos eliminar essa parte do desafio e deixá-los concentrar-se em aprender o que as formas representam.”

O projeto NVLD também concebeu um conjunto de ferramentas para os educadores compreenderem o NVLD e a forma como este pode surgir na sala de aula.

Estes alunos também podem ter dificuldades com a compreensão de ordem superior, disse McHale-Small, que foi educador durante quase 30 anos. Reformular as instruções ou explicar os conceitos de uma forma diferente são formas de ajudar.

As competências sociais também são essenciais para o sucesso na escola e depois dela, acrescentou McHale-Small. É importante que os educadores ajudem a facilitar as amizades e a trabalhar de forma exemplar os conflitos sociais.

Existe um diagnóstico para a DLNV?

Como o NVLD não faz parte da nomenclatura de diagnóstico, é difícil para os alunos serem diagnosticados, disse Margolis. Os médicos são obrigados a classificar as pessoas com base em “problemas a jusante” - por exemplo, se também satisfazem os critérios para TDAH, ansiedade ou distúrbios específicos de aprendizagem em matemática. Isso significa que os alunos geralmente não terão acomodações específicas para NVLD de acordo com a Lei IDEA.

Numa investigação publicada em 2020, Margolis e os seus colegas descobriram que, potencialmente, 3% das crianças na América do Norte preenchem os critérios para esta perturbação. Muitas das crianças dessa amostra tinham outros diagnósticos, mas cerca de 10% não tinham.

“Se fizermos uma extrapolação, isso pode significar 300 000 crianças que não têm acesso a cuidados de saúde porque não cumprem os critérios para outro diagnóstico”, afirmou.

Atualmente, para obter um diagnóstico, os indivíduos têm de fazer uma avaliação neuropsicológica, disse. Estão a ser envidados esforços no sentido de incluir a NVLD no DSM como diagnóstico e de a recontextualizar como perturbação do desenvolvimento visual e espacial (DVSD).

“O que esperamos também ao entrar no livro é realmente melhorar o acesso das pessoas”, disse ela. “Recomendamos que este diagnóstico possa ser feito com base em entrevistas, da mesma forma que o TDAH é feito com base em entrevistas, em vez de exigir testes.”

Neste momento, Margolis e os seus colegas estão a trabalhar para provar que as pessoas podem utilizar a sua nova definição de forma fiável. Entrar no DSM não só aumentaria o acesso aos serviços de saúde, diz Margolis, como também aumentaria o interesse pela investigação.

“Se não estiver incluída no DSM e não for reconhecida, as pessoas não a vão estudar, porque vai ser muito difícil obter fundos de investigação para a estudar, e porque é que se quer desenvolver tratamentos para coisas que não podem ser diagnosticadas a ninguém?

Brooke Schultz

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Fonte: Education Week por indicação de Livresco
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Indicadores de inclusão 2023: Direitos e inclusão das pessoas com deficiência intelectual deficiência intelectual em 29 países europeus



Os indicadores de inclusão apresentam dados sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência mental e das suas famílias nos países europeus.

Pedimos aos membros da Inclusion Europe que fornecessem estes dados.

Os membros da Inclusion Europe são organizações de pessoas com deficiência mental (organizações de autoadvocacia) e organizações familiares.

Os indicadores de inclusão abordam 7 temas importantes para as pessoas com deficiência mental e para as famílias:

    1. Direito de decidir e direito de voto

    2. Direito a viver de forma autónoma e a ser incluído na comunidade

    3. Habitação e apoio

    4. Educação

    5. Emprego

    6. Cuidados de saúde

    7. Representação


Os indicadores de inclusão são úteis para quem quiser:

- Conhecer a situação das pessoas com deficiência mental e das suas famílias num num determinado país europeu;

- Comparar diferentes países;

- Ter uma visão global da situação na Europa.

Qualquer pessoa pode utilizar os indicadores de inclusão para apelar ao seu governo ou à União Europeia para respeitar os direitos das pessoas com deficiência intelectual e das suas famílias e para melhorar a sua situação.

Recolhemos estes dados pela primeira vez em 2023.

Iremos repeti-la todos os anos, o que significa que será possível comparar a desenvolvimento de um país (ou de vários países) ao longo do tempo.

Os indicadores de inclusão e o inquérito podem ser melhorados todos os anos à medida que aprendemos com a experiência anterior.


Publicada por João Adelino Santos
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Jogos Paralímpicos / Provas de triatlo dos Paralímpicos adiadas um dia
« Última mensagem por Nandito em 01/09/2024, 11:01 »
Provas de triatlo dos Paralímpicos adiadas um dia

Lusa
1 set 2024 04:14




Todas as provas de triatlo dos Jogos Paralímpicos Paris2024 marcadas para hoje foram adiadas para segunda-feira, "como medida de precaução" devido a dúvidas sobre a qualidade da água do rio Sena, anunciou a organização.

As 11 provas previstas no programa, que incluem uma secção de natação no rio parisiense, devem acontecer na segunda-feira, depois de a chuva ter regressado à capital francesa há dois dias, acrescentou a organização esta madrugada.

A decisão vai afetar Filipe Marques, de 26 anos, o primeiro triatleta português a participar em competições paralímpicas.

No triatlo paralímpico, os atletas cumprem 20 quilómetros de bicicleta, cinco quilómetros de corrida e 750 metros de natação, este último setor nas águas do rio Sena.

As condições do rio foram uma constante dor de cabeça durante os Jogos Olímpicos Paris2024, tendo mesmo obrigado ao cancelamento de treinos das provas de natação do triatlo, ao adiamento por um dia da prova masculina e ao cancelamento de um treino de natação em águas abertas.

Além da qualidade da água, o treinador André Campos disse à agência Lusa, a 25 de agosto, que a forte corrente do rio, visível nas provas olímpicas de triatlo, pode ser um problema acrescido, atendendo ao facto de estarem em competição alguns atletas com limitações nos membros superiores.

O treinador, que assume que a natação "é o melhor segmento do Filipe", refere que o percurso escolhido para a prova, "no coração de Paris, é muito bonito", mas alerta para a necessidade "de a saúde dos atletas ter de estar em primeiro lugar.

O Comité Olímpico de Portugal disse que os portugueses Vasco Vilaça e Melanie Santos desenvolveram sintomas de infeção gastrointestinal, depois de terem disputado as provas de triatlo no rio Sena.

Lembrando que os dois últimos campeonatos da Europa foram disputados no modelo duatlo, devido à qualidade da água, e que o evento teste dos Jogos, previsto para Paris, não se realizou, André Campos entende que a organização poderia encurtar a prova de natação, ou fazê-la a favor da corrente.

"É uma estreia, não queremos pôr as expectativas muito elevados. O Filipe vai como número nove do ranking. Dentro de mais de uma centena de atletas que estão no ranking, estar nos melhores 10 já é uma conquista por si só", disse Campos.

O técnico admitiu que, depois de conseguir estar entre os melhores, "tudo o que vier é bom", assumindo um objetivo maior: "Entrar no top 5 seria um excelente resultado".

VQ (AO/NFO) // VQ

Lusa/Fim





Fonte: sapo.pt                   Link: https://www.sapo.pt/noticias/atualidade/provas-de-triatlo-dos-paralimpicos-adiadas-um_66d3ddc7cbcd6f4265a1c53a
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Medidas excecionais e temporárias com vista a dotar os estabelecimentos públicos de educação e ensino de pessoal docente e de técnicos especializados

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 51/2024 que estabelece medidas excecionais e temporárias na área da educação, com vista a dotar os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, na dependência do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, de pessoal docente e de técnicos especializados necessários à garantia do direito dos alunos à aprendizagem.


Publicada por João Adelino Santos
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Especialistas em desenvolvimento infantil analisaram mais de 100 estudos sobre ecrãs e crianças. Aqui estão as suas 4 conclusões práticas para os pais

Como pai de um futuro adolescente, posso afirmar que todos os pais que conheço estão preocupados com os filhos e os ecrãs.

Com manchetes constantes sobre a crise de saúde mental dos jovens e um desfile de especialistas a sugerir que a tecnologia é, pelo menos, parte da explicação, basicamente todos os pais - incluindo os pais empresários - se perguntam: “Qual é a abordagem certa quando se trata de crianças e ecrãs?”

Fazer esta pergunta é óbvio. Responder-lhe, infelizmente, não é.

A maior parte dos conselhos que existem baseiam-se em dados limitados ou defeituosos, são motivados pelo pânico ou são muito contestados. Mas uma análise recente de mais de 100 estudos oferece aos pais pelo menos algumas recomendações baseadas em dados.

Porque é tão difícil obter conselhos definitivos sobre crianças e ecrãs

Apesar de haver um milhão de artigos e livros com títulos como “Os smartphones arruinaram uma geração?” e “A Geração Ansiosa” à distância de uma pesquisa no Google, os especialistas que os escrevem não conseguem chegar a acordo sobre os conselhos práticos para os pais.

Deve-se proibir as redes sociais antes dos 16 anos, como sugere o psicólogo da NYU e autor de Geração Ansiosa, Jonathan Haidt? Ou ouvir os estudos e os especialistas que dizem que assumir um papel demasiado ativo na gestão do tempo de ecrã dos seus filhos priva-os da oportunidade de aprenderem a geri-lo sozinhos?

Esta confusão não é inteiramente culpa dos especialistas. Como explicou Emily Oster, uma economista conhecida por traduzir investigações complicadas em conselhos práticos para os pais, é ética e logisticamente impossível conceber um estudo que atribua aleatoriamente a algumas crianças oito horas por dia de TikTok e YouTube e as compare com crianças que são forçadas a não usar tecnologia.

Em vez disso, os investigadores são obrigados a observar o mundo real, que é extremamente confuso e complicado.

“No final, eu diria que não aprendemos quase nada com trabalhos que utilizam dados como este”, insiste Oster.

Ainda assim, os pais têm de tomar decisões. Na ausência de um estudo definitivo controlado aleatoriamente, onde é que podem procurar orientação? Os estudos individuais, como observa Oster, podem não valer muito, mas se juntarmos uma centena deles e procurarmos resultados consistentes, podemos fazer melhor.

Foi precisamente o que fez a equipa responsável por um novo estudo publicado no JAMA Pediatrics. Os investigadores analisaram mais de 100 estudos que analisaram mais de 100.000 crianças de todo o mundo para encontrar sugestões apoiadas pela investigação sobre a forma como os pais podem ajudar as crianças mais pequenas a utilizar os ecrãs de modo a promover a saúde e o bem-estar. Encontraram quatro:

1. Vejam juntos.

“Os estudos que analisámos mostram que, se as crianças e as pessoas que cuidam delas utilizarem os ecrãs em conjunto (também designados por covisionamento ou co-utilização), isso é benéfico para as capacidades de pensamento e raciocínio das crianças. É especialmente benéfico para o seu desenvolvimento linguístico”, referem os coautores do estudo no The Conversation.

Sei, por experiência própria, que pedir aos adultos que engulam doses significativas de Peppa Pig ou Daniel Tiger pode ser difícil. Mas se o conseguirmos fazer, os investigadores insistem em fazer perguntas como: “Porque é que o Bluey escondeu isso do Chilli?” ou “Como é que achas que o Bingo se está a sentir agora?” pode ajudar a levar a uma aprendizagem no mundo real.

Este estudo em particular não abrangeu os pré-adolescentes e os jovens mais velhos, que podem ter problemas quando se tenta sentar e apreciar a última produção do MrBeast com eles. Mas é lógico que, também para este grupo, discutir assuntos como a economia da atenção e a enorme diferença entre a forma como as pessoas se apresentam online e na vida real só pode ser bom para a sua saúde mental e desenvolvimento.

2. Escolher conteúdos adequados à idade.

Não se trata de um conselho que faça tremer a terra, mas os investigadores sublinham a importância de desempenhar um papel ativo na escolha de conteúdos de qualidade que sejam cuidadosamente concebidos para a idade do seu filho. As perguntas que os pais podem fazer a si próprios incluem

    Para que idade ou fase de desenvolvimento foi concebido o conteúdo?
    Promove a aprendizagem e o desenvolvimento?
    Estimula o jogo imaginativo e a criatividade no mundo real? (A minha filha passou literalmente dois anos a encenar o videoclip “Roar” da Katy Perry com objectos da sua caixa de disfarces, por isso a definição aqui pode ser mais ampla do que pensa).
    O conteúdo tem mensagens sociais positivas?
    Incentiva o movimento, como dançar ao som da música? (Katy Perry está a pontuar novamente.)

“Os pais podem utilizar guias fiáveis como os da Common Sense Media se tiverem dúvidas”, acrescentam os investigadores.

3. Não deixe que os ecrãs se interponham entre si e o seu filho.

Não são só as crianças que podem ter relações problemáticas com os seus ecrãs - os pais também podem. E os seus filhos apercebem-se disso. Por isso, não se pergunte apenas quais as barreiras que precisa de colocar no tempo de ecrã da sua família. Pergunte se também precisa de colocar algumas no seu próprio tempo de ecrã.

“No nosso estudo, as crianças tinham melhores competências sociais, comportamento e capacidade de regular as suas emoções quando os pais evitavam a utilização do ecrã durante as interações e rotinas, como as refeições em família”, referem os investigadores, sublinhando o óbvio: ”Quando os pais estão distraídos, isso pode afetar a qualidade e a quantidade de interações com os filhos.”

4. Não deixe a televisão ligada em segundo plano.

Ter um programa aleatório da Disney a passar em segundo plano enquanto faz o seu dia pode parecer inofensivo, mas “a televisão de fundo pode desviar a atenção da criança das brincadeiras e da aprendizagem. A nossa investigação revelou que as crianças tinham melhores capacidades de pensamento, raciocínio e linguagem quando havia menos televisão de fundo em casa”, alertam os investigadores. Por isso, se não estiver a ver televisão ativamente, desligue-a.

Esta investigação destina-se a pais de crianças mais novas, pelo que não responderá a algumas das questões mais prementes sobre crianças e ecrãs. Mas Oster oferece uma estrutura para pensar em questões sobre o tempo de ecrã para qualquer idade, com base na ideia de custo de oportunidade - o que é que os seus filhos estão a perder por causa do tempo de ecrã?

Infelizmente, porém, não existe uma orientação única e definitiva sobre esta questão espinhosa. Famílias e crianças diferentes precisam de coisas diferentes. Isto abre espaço para muitos títulos de pânico sobre estudos contraditórios. Estas orientações específicas podem não ser exaustivas, mas são, pelo menos, acionáveis e genuinamente apoiadas pela ciência.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Fonte: INC. por indicação de Livresco
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 Escola organizada para o insucesso educativo – a lenta evolução de uma prática

A escola está organizada para produzir o insucesso educativo. Esta foi a tese defendida por João Formosinho com um alargado conjunto de argumentos, numa conferência proferida em 1987, no âmbito da Comissão Reforma do Sistema Educativo criada pelo ministro João de Deus Pinheiro (1986) e que conviveu com o tempo da conhecida reforma de Roberto Carneiro (1987-1991).

Esta tese gerou polémica, tendo até gerado a mudança de título (de insucesso para sucesso). Mas a demonstração era irrefutável. As causas estruturais desta produção reportavam-se às três funções básicas da escola (instruir, socializar e estimular as jovens gerações) e tinham a ver, em síntese, com o “modelo curricular único e pronto a vestir”, a pedagogia da impessoalidade e da transmissão, o comando e o controlo centralizado, a funcionarização dos professores, o predomínio de uma instrução que ignorava a emoção e a socialização, a desterritorialização das escolas. Estes argumentos ganhavam consistência com as taxas altíssimas de abandono escolar (mais de 50%) e de retenção e desistência (na década de 80 e 90 do século XX com valores médios a rondar os 20%). A escola para todos não era, de facto, para todos e servia, sobretudo, as elites.

Passados 37 anos, devem ser sinalizadas três dimensões: i) estas causas estruturais persistem em larga medida; ii) as políticas e as práticas educativas adotadas pelas escolas e pela administração central e local contribuíram fortemente para uma redução expressiva destes indicadores, iii) há, contudo, a possibilidade (diríamos, a necessidade) de organizar, de facto, a escola para gerar um sucesso plural para todos.

Este horizonte tem sido sinalizado por vários autores em várias obras. Sinalizamos aqui três contributos: Nova Organização Pedagógica da Escola Pública. Caminhos de possibilidades, da autoria de João Formosinho, José Verdasca e José Matias Alves, em que se explicitam os modos alternativos de organização das aprendizagens; a Promoção do sucesso educativo – estratégias de inclusão, inovação e melhoria, numa edição da Católica Editora, e um Ensaio de resgaste do labirinto escolar inserido nesta mesma publicação.

Estas (e outras publicações) têm tornado claros os caminhos para a necessária metamorfose e ilustrado os modos concretos de o fazer. Ainda recentemente, através do Despacho n.º 9128/2024 de 12 de agosto, o próprio Ministério da Educação reconhece a excessiva rigidez e uniformidade do sistema e procura instituir no ensino secundário uma segunda edição dos Projetos Piloto de Inovação Pedagógica. Saúdo a lucidez da visão, particularmente manifesta na criação de uma área curricular designada "Projeto Pessoal" e no incremento de muito maior flexibilidade e liberdade de aprender, já não podendo dizer o mesmo em relação à criação de uma nova disciplina de “Literacias”, perfeitamente dispensável porque incorporável no corpo curricular existente.

A possibilidade da regeneração de outras práticas de escolarização passa por trabalhar simultaneamente as seguintes variáveis da organização escolar:

i) um currículo mais aberto e flexível que possa responder à diversidade das pessoas (dos alunos) que frequentam hoje as nossas escolas. Os órgãos próprios das escolas (conselho geral, diretor, conselho pedagógico) devem ter a liberdade e o poder de organizar o currículo adotando o menu da oferta às necessidades dos alunos e dos contextos;

ii) um modo diverso de agrupar os alunos, não segundo a grade [a prisão] do ano de escolaridade e da turma, mas seguindo os níveis de proficiência dos estudantes;

iii) um modo diferente de alocar os professores aos alunos, criando condições efetivas para a organização e funcionando de equipas educativas, havendo muita literatura de base empírica que comprova a eficácia deste outro modo de docência.

iv) valorização de uma prática avaliativa mais focada na promoção das aprendizagens dos alunos do que na classificação e na seleção;

v) uma liderança de topo e intermédia que existe para servir os professores, apoiando, reconhecendo, valorizando práticas letivas amigas da exigência, da implicação, da personalização, das aprendizagens;

vi) uma gestão de tempos e de espaços que escapem às lógicas da “cadeia de montagem” e da segmentação que fazem das escolas mundos partidos, de isolamento e solidão;

vii) um recurso inteligente à “Inteligência Artificial”, usada para ensinar os alunos a fazer perguntas, a verificar a validade das respostas, a gerar feedback sobre as suas próprias aprendizagens;

É certo que há outras varáveis que têm de ser convocadas. As escolas e os professores serão certamente capazes de as imaginar, criar e monitorizar. Certamente incentivadas e apoiadas por uma administração central e local que saberá estar ao seu serviço.

José Matias Alves

Fonte: Público com acesso livre
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Outros / Candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos
« Última mensagem por Sininho em 01/09/2024, 10:54 »
Candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu as candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT 2024-25).

Até ao próximo dia 24 de setembro (23h59), estão abertas as candidaturas destinadas a entidades associativas sem fins lucrativos, que tenham no seu objeto a promoção e o desenvolvimento da prática desportiva.

Esta edição visa apoiar programas de desenvolvimento desportivo que promovam a generalização da prática desportiva de âmbito informal, recreativa ou competitiva (não federada), entendida como uma atividade determinante na formação e no desenvolvimento integral dos/as cidadãos/ãs, na promoção da inclusão pelo Desporto e na melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As candidaturas online só podem ser apresentadas após efetuar o registo único, do utilizador e da entidade candidata no link https://bdu.ipdj.gov.pt/ . Este processo vai permitir o acesso à plataforma de candidaturas. O seu registo terá de ser validado por parte do IPDJ, podendo demorar até 24h úteis. Após efetuar o registo, a candidatura deverá ser efetivada em Plataforma SIEC (Questões e apoio relativo ao registo das entidades, podem ser endereçadas por email para registounico@ipdj.pt ).

Qualquer questão adicional relativa ao PNDpT 2024/25, poderá ser encaminhada para o e-mail desportoparatodos@ipdj.pt .Para um apoio mais personalizado, poderá, como sempre, contactar diretamente as Técnicas de Desporto desta Direção Regional, Susana Fialho, Sónia Picamilho e Paula Soares, através do telefone 289891820 ou pelo e-mail: faro@ipdj.pt.

Fonte: INR
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Estudo conclui que o destaque limitado aumenta a compreensão da leitura

Se percorrer o livro de texto ou a leitura digital de um estudante médio, verá provavelmente riscos multicoloridos espalhados por todo o lado. No entanto, uma nova investigação revela que o realce excessivo pode ser mais prejudicial do que benéfico.

Os investigadores de Waterloo são excelentes na criação de novas tecnologias, na investigação das interações homem-tecnologia e na exploração de formas de atenuar os danos. Por isso, não é de admirar que dois cientistas informáticos de Waterloo tenham investigado se a tecnologia que controla o número de palavras que um utilizador pode realçar pode afetar a sua compreensão da leitura.

O trabalho valeu à dupla o prémio de melhor artigo na Conferência sobre Factores Humanos em Sistemas Informáticos (CHI 2024), uma das conferências de topo em ciências informáticas e a principal conferência internacional de IHC.

A pesquisa, “Constrained Highlighting in a Document Reader Can Improve Reading Comprehension”, foi publicada nos Anais da Conferência CHI sobre Fatores Humanos em Sistemas de Computação.

“Há muitas teorias em psicologia que mostram que ter restrições é realmente benéfico, especialmente para encorajar a criatividade”, diz Nikhita Joshi (MMath '20), uma estudante de doutoramento especializada em investigação de interação humano-computador (HCI) na David R. Cheriton School of Computer Science.

“Tradicionalmente, as restrições de software eram utilizadas principalmente para a proteção contra erros. No entanto, a minha investigação centra-se na utilização de restrições para influenciar resultados positivos para os utilizadores, a que chamo 'interações limitadas'.”

Estas teorias inspiraram Joshi e o seu supervisor, o Dr. Daniel Vogel, a recrutar 127 participantes para lerem um conto. Após 24 horas, completaram um teste de compreensão de leitura, respondendo a 20 perguntas de escolha múltipla em cinco minutos. Os participantes foram divididos em três grupos: sem destaques, destaques limitados a 150 palavras e destaques ilimitados.

A dupla optou por esta restrição depois de ter realizado uma experiência semelhante em que foram atribuídas aos participantes diferentes condições, tais como 50 palavras, 150 palavras e 250 palavras. O grupo limitado a 150 palavras obteve os melhores resultados nos testes, o que conduziu a direcções de investigação promissoras.

Para este estudo, Joshi concebeu um leitor de documentos baseado na Web utilizando React JS em JavaScript, que alojou as interfaces de leitura e de teste. Esta ferramenta pode notificar o número de palavras que um utilizador destaca e se está a exceder o limite.

Nomeadamente, o grupo com destaques limitados obteve a melhor pontuação no teste de compreensão de leitura, com pontuações 11% superiores às do grupo com destaques ilimitados e 19% superiores às do grupo sem destaques. Esta diferença é equivalente a um ou dois graus de letras. Também não se verificaram diferenças visíveis no tempo de leitura de cada grupo, o que demonstra que as restrições de realce não impedem a exigência mental, o esforço ou a frustração do utilizador.

Esta investigação foi a primeira a provar que o realce restrito pode aumentar a compreensão da leitura. É também a primeira a explorar as restrições da interface do utilizador para a marcação de texto. O realce excessivo tem sido um problema de longa data na pedagogia. Embora muitos investigadores tenham proposto soluções como a formação presencial em autorregulação, esta pode ser morosa e cansativa. Por conseguinte, esta tecnologia inovadora pode ser uma solução mais rápida e fácil para melhorar os hábitos de estudo.

Num questionário de acompanhamento, a maioria dos participantes afirmou que a tampa os levou a concentrarem-se nas partes mais importantes da história. Os seus destaques eram mais curtos e centravam-se em palavras-chave como os substantivos, que são estratégias recomendadas por alguns centros de aprendizagem universitários.

O que mais surpreendeu os investigadores foi o facto de alguns participantes se mostrarem relutantes em apagar os destaques, apesar de terem essa opção. Em vez disso, foram mais cuidadosos, adoptando diferentes tácticas como “destacar um substantivo no início da frase e usá-lo como marcador para consultar mais tarde no documento”, partilha Joshi.

Esta investigação surge numa altura em que as pontuações de literacia estão a diminuir em todo o mundo. “Há preocupações de que o desenvolvimento das competências cognitivas dos alunos possa estar a diminuir, especialmente com o desenvolvimento de ferramentas como o ChatGPT”, afirma Joshi. “A leitura é fundamental para outras competências cognitivas como a autorreflexão, a autorregulação e o pensamento crítico. Tudo isso é muito importante para a inteligência humana”.

No futuro, o grupo poderá lançar um protótipo do seu trabalho atual. Joshi também quer realizar uma experiência semelhante, mas com documentos de não ficção, como artigos académicos ou notícias. No entanto, ela iria investigar e impor uma condição diferente, uma vez que 150 palavras podem ser demasiado restritivas para uma leitura longa e complexa.

Uma ideia é ter um limite relativo à estrutura do documento. “Em vez de termos um limite abrangente para todo o documento de investigação, dividi-lo-íamos em diferentes secções”, diz ela. “Talvez a secção de trabalhos relacionados possa ter um limite de destaque mais baixo, mas as secções de resultados poderiam ter um limite mais elevado, uma vez que essa é a parte mais importante do artigo.”

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Fonte: Phis Org por indicação de Livresco
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