Ajudas técnicas para a 3ª idade e para a deficiência 
O Banco Local de Voluntariado de Cinfães irá promover o empréstimo de equipamento de apoio a “idosos e a pessoas portadoras de deficiência com carências económicas”, através da criação de um Banco Local de Ajudas Técnicas (BLAT).
“Mobiliário (camas articuladas e componentes necessários); cadeiras de rodas; almofadas anti-escaras; andarilhos; assentos de banheira; cotoveleiras; calcanheiras; canadianas; ovos de exercício manual e fraldas de incontinência média e grave” serão alguns dos materiais a disponibilizar pelo BLAT. O investimento necessário, estimado em cerca de 5.500 euros, será assumido pela Câmara Municipal de Cinfães.O Banco Local de Voluntariado de Cinfães (BLVC) perspectiva promover “o envolvimento das diversas instituições do concelho, para compensar as limitações da deficiência, impedir o agravamento da situação clínica e permitir o exercício das actividades quotidianas da população alvo”.
Competirá às Instituições Particulares de Solidariedade Social do município “encaminhar utentes e participar na instalação e no apoio à utilização dos materiais, através dos voluntários inscritos no BLVC”. O Centro de Saúde de Cinfães terá a responsabilidade de “emitir os pareceres sobre as necessidades dos candidatos e contribuir, igualmente, para o encaminhamento de possíveis beneficiários”. O Banco Local de Voluntariado “seleccionará os candidatos após os dois pareceres técnicos; e organizará o processo de inventariação, armazenagem, distribuição, montagem e controlo dos materiais”.
A Câmara Municipal de Cinfães, além de financiar a aquisição dos materiais, prestará “apoio complementar ao BLAT para a execução de pequenas obras de adaptação” em habitações, como a construção de rampas de acesso.
http://cm-cinfaes.pt/index