iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Professores-treinadores olímpicos e paralímpicos com redução de horário  (Lida 548 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online SLB2010

 
Professores-treinadores olímpicos e paralímpicos com redução de horário

Directores podem diminuir número de aulas dos técnicos até a um máximo de 75% da carga normal.
SAMUEL SILVA 16 de Janeiro de 2017,


Nelson GarridoFoto
NELSON GARRIDO

Os professores que são simultaneamente treinadores de atletas Olímpicos ou Paralímpicos podem agora gozar de uma redução no seu horário de aulas. Os docentes que cumpram as condições estabelecidas pelo Ministério da Educação com esta medida podem ficar com um quarto da carga lectiva normal, podendo dedicar o resto do tempo aos treinos. Há 16 técnicos que cumprem os critérios definidos no despacho da tutela que estabelece o novo regime.


Para usufruírem da diminuição do número de aulas, os professores-treinadores têm que pertencer aos quadros de escola. A decisão final é depois tomada pelo director de cada estabelecimento de ensino, que pode reduzir o horário do docente entre 50 a 75% do tempo lectivo completo.

Nuno Alpiarça é um dos 16 professores que cumpre os critérios definidos. É professor na EB 2,3 Fernando Pessoa, em Lisboa, e está ligado ao movimento paralímpico desde 1993. Primeiro, foi atleta-guia de Carlos Lopes, o atleta  português mais medalhado de sempre; actualmente treina Luís Gonçalves, medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro no ano passado nos 400m da classe T12 (deficiência visual). “É a primeira vez em 23 anos em que tenho algum tipo de vantagem na escola”, sublinha.

O técnico de atletismo dá um exemplo daquilo que a redução no número de aulas que terá que dar lhe permitirá fazer: “Com o horário que tinha, havia dois dias por semana em que não conseguia estar com o Luís Gonçalves, o que é muito significativo para um atleta do nível dele. Agora já vou poder”.

A isenção de horários já se aplica desde o início do ano lectivo, na sequência de um despacho do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto,  João Paulo Rebelo, mas foi apenas comunicada às escolas. Esta será um das medidas de apoio do desporto na escola que vai ser apresentadas pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante numa visita que fará, esta segunda-feira, à Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, uma das qyatro envolvidas no projecto-piloto das Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (ver texto à parte), outra das novidades introduzidas este ano pela tutela.


Fonte: Publico
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo