Aventuras 2: Explorar e aprender valores de XO software para computador Aventuras 2 possibilita a exploração e aprendizagem de competências diversas ao nível da linguagem e da língua portuguesa.
Apresentamos um caderno que foi construído por duas professoras para explorar e aprender diferentes valores de X.
Algumas páginas do caderno e dos jogos do Aventuras 2 sobre diferentes valores de X
Algumas páginas do caderno e dos jogos do Aventuras 2 sobre diferentes valores de X
Esta atividade permite o desenvolvimento de diversas competências:
perceção visual
perceção auditiva e rítmica
leitura e escrita
consciência fonológica
Possibilita ainda o desenvolvimento da autonomia e da auto-estima, quando o aluno ou utilizador / usuário consegue realizar as atividades sozinho.
Este recurso educativo inclui duas componentes que podem ser trabalhadas de forma independente e/ou complementar:
as páginas do caderno digital: Nas páginas podemos encontrar os conteúdos disponibilizados de diferentes formas (frases, palavras, sílabas e fotografias ou imagens). Estes conteúdos podem ser utilizados para a leitura, para a escrita, para a audição, para a associação palavra – imagem. Apesar de já haver bastantes conteúdos introduzidos, é sempre possível modificar os existentes ou acrescentar mais, de acordo com as necessidades e especificidades do aluno ou utilizador / usuário.
os jogos interativos: Com base nos conteúdos do caderno, o software para computador Aventuras 2 cria automaticamente um conjunto de jogos. Estes ajudam na consolidação das aprendizagens e na exploração dos conteúdos inseridos. Os jogos vão evoluindo e tendo conteúdos diferentes à medida que se vão inserindo ou alterando conteúdos no caderno.
Para ter acesso à atividade completa e poder utilizá-la no software Aventuras 2, veja o Portal de Atividades da Imagina.
Além de poder fazer o download do caderno do Aventuras 2, disponibilizámos também um documento PDF com todas as páginas do caderno e alguns dos jogos que são criados automaticamente. Assim, poderá ficar com uma melhor ideia do que pode ser feito.
Gostaríamos de deixar um agradecimento especial às professoras Glória Sousa e Jacinta Serrano que, em 2012, realizaram esta atividade tão rica. Elas participaram na oficina de formação Exploração de Software Educativo que o Centro de Formação Imagina organizou em parceria com o CRTIC da Feira.
Fonte:
http://bica.imagina.pt/2016/aventuras-2-explorar-e-aprender-valores-de-x/