iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016  (Lida 7026 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pantanal

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #15 em: 04/12/2016, 11:10 »
 
Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de dezembro, a cidade de Leiria irá acolher as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
O programa das comemorações divide-se em dois grandes momentos:

Durante o dia, e no âmbito do evento Leiria Cidade Natal, terão lugar atividades inclusivas, nomeadamente uma pista de gelo acessível a crianças com deficiência, uma exposição da Lego com bonecos inclusivos e, também, atividades relacionadas com o braille, língua gestual, prática desportiva adaptada e jogos tradicionais.

Durante a noite, terá lugar a VII Gala da Inclusão, um evento onde serão distinguidas personalidade e instituições que se destacam pelo seu trabalho nesta área. Esta gala também servirá para entregar brinquedos adaptados, no âmbito da campanha `Mil Brinquedos Mil Sorrisos`, que este ano vão para os Açores.

O programa das comemorações é uma iniciativa conjunta da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, da Câmara Municipal de Leiria, do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., e do Instituto Politécnico de Leiria.


INR
 

Offline Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #16 em: 05/12/2016, 10:12 »
 
Évora: Movimento «Fé e Luz» celebra 21 anos no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



Programa com testemunhos sobre «O que te faz feliz?» e Eucaristia, hoje e domingo[size=1.1428em]Évora, 03 dez 2016 (Ecclesia) – A comunidade ‘Fé e Luz’ de Nossa Senhora de Fátima na Arquidiocese de Évora vai celebrar o seu 21.º aniversário hoje, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com uma tertúlia intitulada ‘O que te faz feliz?’.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, Alice Caldeira Cabral, do Movimento ‘Fé e Luz’, explica que o programa hoje propõe “escutar” algumas pessoas com deficiência, pais e amigos sobre ‘O que te faz feliz?’.
A iniciativa começa às 15h00 no Auditório da DGest, Ferragial do Poço Novo, e a responsável destaca que a reflexão do tema “é importante para toda a gente”.
“É preciso o contributo de todos para a construção duma sociedade para todos”, escreve a também corresponsável pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Conferência Episcopal Portuguesa.
Esta tarde o primeiro testemunho é da psicóloga Maria Inácia Campaniço, que tem deficiência motora, às 15h30 e quinze minutos depois o painel família conta com a partilha de um agregado que tem um elemento com dificuldades de aprendizagem.
Às 16h15 os participantes são convidados a fazer um exercício de confiança e partilha num momento de “construção comunitária do mundo”: “O mundo de todos, construído por todos e por cada um.”
No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o encontro celebrativo da comunidade do Movimento ‘Fé e Luz’ em Évora termina com o lanche partilhado, às 17h00.
Este domingo, celebram a Eucaristia na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Bacelo/Corunheiras, às 11h30.
Alertando para necessidade de “comunidades mais inclusivas e pacíficas”, Alice Cabral explica que a comunidade ‘Fé e Luz’ de Nossa Senhora de Fátima[/size]
, em Évora, nasceu em 1995 no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e celebram este ano 21 anos, a 3 de dezembro.
A primeira comunidade ‘
Fé e Luz’ em Portugal surgiu ligada à Paróquia da Ajuda, Diocese de Lisboa, em 1976, com o nome de ‘Nossa Senhora das Candeias’.
O movimento nasceu em 1971, em França, pelo filósofo e teólogo Jean Vanier e a professora francesa Marie Helene Mathieu.



Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/evora-movimento-fe-e-luz-celebra-21-anos-no-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia1/
 

Offline Pantufas

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #17 em: 05/12/2016, 10:19 »
 




Fernando André Silva height=112

DESPORTO DESTAQUE VILA VERDE

Jogo de “Goalball” em Cervães assinalou Dia da Pessoa com Deficiência

3 Dezembro, 2016



Fernando André Silva[size=4rem]


Seis invisuais do concelho de Vila Verde assinalaram hoje o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, com um jogo de “goalball”, modalidade em que os jogadores atuam com os olhos vendados, tentando marcar golo na baliza adversário.
Segundo Hélder Forte, presidente da junta de Cervães, esta foi uma forma de assinalar o dia, e de promover a consciência pelos problemas dos invisuais do concelho.
O jogo realizou-se durante a tarde de hoje, e juntou seis invisuais em jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Cervães.



Fonte: http://vilaverde.net/2016/12/03/jogo-de-goalball-em-cervaes-assinalou-dia-da-pessoa-com-deficiencia/[/size]
 

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #18 em: 06/12/2016, 08:47 »
 
A noite em que Leiria foi elevada a “capital da inclusão”



SEGUNDA, 05 DEZEMBRO 2016“Leiria, a capital da inclusão”. As palavras de José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, servem de 'coroa' à sétima edição da Gala da Inclusão, que decorreu no sábado à noite, no Teatro José Lúcio da Silva. Para Vieira da Silva, a Gala coloca Leiria “no centro do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, e o facto de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, se associar às actividades, elevou a cidade “a capital do País no que respeita ao estímulo e promoção da inclusão das pessoas com deficiência”, considerou o ministro.

Fonte: http://www.diarioleiria.pt/noticia/13188
 

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #19 em: 06/12/2016, 08:56 »
 
PROENÇA-A-NOVA – Projeto Bioaromas virou livro
?  05 dezembro 2016



No Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência, 3 de dezembro, foi lançado em Proença-a-Nova o livro Bioaromas à Mesa, da responsabilidade dos professores da Escola Básica Pedro da Fonseca, resultante de cerca de dez anos de trabalho com os alunos com necessidades especiais.

Este grupo tem vindo a cimentar um projeto de plantas aromáticas e medicinais e agora passou-as para um livro de receitas em que o denominador comum é a utilização de plantas aromáticas e medicinais e de produtos típicos da região.
Estas receitas são fruto do trabalho do Chef de cozinha proencense Rui Lopes que classificou este como “um projeto maior”, pois trata-se de “um projeto social de integração de jovens que, se não tivessem este projeto na escola estariam em casa ou teriam abandonado os estudos”, contextualizou.
Este livro vem despertar o interesse pela utilização das ervas aromáticas e plantas medicinais que temos à mão e que por vezes “não sabemos utilizar e como utilizar”, acrescentou o Chef.
O dia do lançamento acrescentou ainda mais significado à iniciativa que, para João Lobo, presidente da câmara municipal, representa o que de melhor tem a sociedade, ou seja “o espirito inclusivo e de solidariedade”. “Este projeto conseguiu transportar o que de melhor temos, em termos de valores, para a escola, e dar às crianças portadoras de deficiência a capacidade de interagirem de forma diferente e a oportunidade de terem outra condição, mais tarde no mercado de trabalho”, referiu o autarca, consciente de que também “estamos a dar a conhecer o território em termos de potencialidades a nível do silvestre”.

O professor Eduardo Miguel foi um dos dinamizadores do BioAromas e a sua maior satisfação é, além de ver a própria satisfação das crianças, é perceber que esta atividade em contexto escolar os pode transportar para outras atividades que podem ter em casa “com os pais e cozinharem, irem à horta, terem hábitos de segurança e higiene e serem mais autónomos”, explicou.
Tal como foi sendo construído, ficou a ideia de que este projeto pode ser incluído numa incubadora.
Estes jovens participam em várias iniciativas ao longo do ano promovidas pelo município e pelo Centro de Ciência Viva da Floresta, parceiro fundamental para este projeto.
Não fosse este um projeto escolar e daqui poderia nascer uma empresa de base social, como referia a professora Conceição Marçal e outra das impulsionadoras deste projeto no ano letivo de 2007/07.
Estes jovens estão já empenhados em participar como o espaço BioAromas no Mercado de Sabores de Natal, dias 17 e 18 de dezembro, a decorrer no pavilhão municipal.


Fonte: http://www.radiocondestavel.pt/radio/index.php/noticias/24188-proenca-a-nova-projeto-bioaromas-virou-livro
 

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #20 em: 06/12/2016, 09:06 »
 
SANTIAGO DO CACÉM: CORDÃO HUMANO ASSINALA DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA



O agrupamento de escolas de Santo André assinala, esta segunda-feira, o Dia internacional das Pessoas com Deficiência.


O dia vai ser assinalado com a realização de um cordão humano que vai contar com a participação de todos aqueles que se quiserem juntar a esta causa, em pról dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável para um mundo mais inclusivo e equatitativo para as pessoas com deficiência.

A iniciativa está marcada para as 14h30 no parque de estacionamento do Mercado Municipal de Vila Nova de Santo André.


Fonte: https://antenamirobriga.pt/santiago-do-cacem-cordao-humano-assinala-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia/

 
 

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #21 em: 06/12/2016, 15:26 »
 
APPACDM celebrou Dia da Pessoa com Deficiência
O NOTÍCIAS DA TROFA   

05 DEZEMBRO 2016



O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se a 3 de dezembro mas a APPACDM da Trofa já o assinalou. “Coração d’ouro”, de Gisela João, foi o tema que colocou no meio da pista improvisada dois utentes da APPACDM, numa dança que aqueceu os corações dos que assistiram ao momento.
Durante todo o dia, os utentes da APPACDM Trofa mostraram as suas artes. Uns dançaram, outros declamaram poesia e outros apoiavam e aplaudiam orgulhosamente os colegas. Quem por lá passou foi testemunha de que a felicidade é feita de pequenos momentos.
Além dos momentos de poesia de expressão corporal, promovidos pelos jovens do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e de jovens com paralisia cerebral, e do Grupo Folclórico da instituição trofense, estiveram também expostos trabalhos levados a cabo pelos utentes, cuja compra reverte a favor da instituição, e que continuam disponíveis para venda nas instalações da associação. Apesar de terem trabalhos suficientes para expor numa loja, é-lhes financeiramente impossível o aluguer da mesma, mas a diretora pedagógica da AAPACDM da Trofa, Conceição Leitão, ainda tem esperança “que um dia apareça uma alma caridosa e que diga que tem uma lojinha” que possam usar para vender os seus produtos. “Melhores dias virão”, desabafou a diretora, que considera que “quanto mais luta houver, melhor sabe o sucesso”.
Um dia de muita atividade e que serviu “para lembrar as pessoas que (a associação) está presente, viva e de boa saúde”, afirmou Conceição Leitão. “Às vezes, boatam-se coisas que não têm razão de ser. Estamos com dificuldades mas de boa saúde, para continuarmos o nosso trabalho com força e muito amor a servir estes jovens que bem precisam de todos nós”, acrescentou.
Na antecipação das comemorações do dia dedicado à pessoa com deficiência, “todos, mormente das suas dificuldades, têm lugar nas atividades”. E são-lhes reconhecidos muitos talentos. “Temos tido feedback muito positivo de pessoas que não conheciam o nosso trabalho e que ficam admirados de os nossos jovens os fazerem”, afirmou Conceição Leitão, que se sente entristecida quando “pessoas da Trofa não conhecem o trabalho da APPACDM”.
O dia 3 de dezembro é, em particular, dedicado à pessoa com deficiência. Mas há quem o viva diariamente dedicando-lhes a atenção que precisam. “‘Vale a pena porque a alma não é pequena’ e a nossa alma queremos que cresça a cada dia que trabalhamos com estes jovens. E cresce. São eles que com os seus sorrisos e abraços e com este trabalho nos dão força para continuarmos”, assegurou a diretora pedagógica da APPACDM da Trofa, que, garante, “é o amor, a paciência e a persistência que temos que trabalhar com estes jovens. Pode demorar um dia, uma semana, um mês até anos mas conseguimos”.


Fonte: http://www.onoticiasdatrofa.pt/index.php/edicao-papel1/244-edicao-599/14992-appacdm-celebrou-dia-da-pessoa-com-deficiencia
 

Offline salgado18

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #22 em: 09/12/2016, 10:13 »
 
Encontro CAVA.NET - Vieira Minho 16

CAVA.Net inclusivo em Vieira do Minho



Vieira do Minho recebeu no dia 7 de dezembro  o "CAVA.Net 2016", evento promovido pela ANDDI e pelo CAVA - Clube Amigos de Vieira, entidades que pelo oitavo ano consecutivo organizam atividades conjuntas, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, desta feita assinalando também os 26 anos da ANDDI e ainda os 11 anos do CAVA.

Foi um evento bem animado que incluiu, para além do 1º Encontro Experimental de Badminton, o 6º Encontro de ParaVolei ANDDI / FPV, e que juntou no Pavilhão Municipal Prof. Aníbal Nascimento, cerca de 100 participantes oriundos de várias instituições do norte do país, entre os quais: Clube APPACDM de Vila Nova de Gaia, a Casa de Trabalho Fontarcada da Póvoa de Lanhoso, a CERCIBRAGA e o Instituto D. João Novais e Sousa de Braga, p MAPADI da Póvoa de Varzim, o MADI e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, para além do CAVA e da Escola B/S Vieira de Araújo de Vieira do Minho.

Esta atividade, que teve o apoio da Câmara Municipal representada pelo Presidente António Cardoso Barbosa e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), contou com a presença de Carlos Dias, Coordenador Nacional do Voleibol Escolar e das atletas de Voleibol de Praia e de Voleibol Indoor, Ana Freches (GDC Gueifães) e Fabíola Gomes (Atlético VC).

Entretanto, aproveitando a oportunidade da realização do CAVA.Net  2016, a Federação Portuguesa de Voleibol representada pelo seu Presidente Álvaro Lopes, e a ANDDI-Portugal, através do seu Presidente Fausto Pereira e na presença do Vice-Presidente José Costa Pereira, assinaram um Protocolo de Cooperação entre as duas instituições.

Álvaro Lopes, Presidente da FPV salientou que esta “iniciativa cumpre, mais uma vez, um dos grandes desígnios da Federação Portuguesa de Voleibol, o de contribuir para a inclusão social através da prática desportiva“, enquanto José Costa Pereira da ANDDI reconheceu que “em poucos meses, a colaboração entre as duas instituições deu já muitos frutos“.



Entretanto no decorrer da cerimónia de encerramento do CAVA.Net, onde foram entregues os troféus de participação às instituições e entidades convidadas e distribuídas medalhas aos participantes, foi anunciado que no dia 6 de dezembro do próximo ano terá lugar mais uma organização ANDDI / CAVA, desta feita o "raCket_AVA 2017" com atividades de Badminton, Ténis e Padel.



ANDDI
 

Offline pantanal

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #23 em: 09/12/2016, 10:55 »
 
CAO de Amares assinalou Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) de Amares assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, sob o mote “Dizer não à discriminação”.

O evento realizado na sede do CAO Amares, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Isidro Araújo, que deixou “um abraço muito especial a todos os utentes”, e destacou a importância deste tipo de eventos.  “Estes momentos são tempos muito simbólicos e de grande valor e que servem para lembra-vos que vocês não estão sozinhos, que têm muita gente do vosso lado, que se preocupa convosco, que cuida do vosso bem-estar”, referiu o autarca, dirigindo-se aos utentes da instituição.
6 Dezembro, 2016Redação / FAS


Fonte: http://vilaverde.net/2016/12/06/cao-de-amares-assinalou-dia-internacional-das-pessoas-com-deficiencia/

 

Offline pantanal

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #24 em: 09/12/2016, 10:58 »
 
CAMINHADA INCLUSIVA ALERTOU PARA DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM GUIMARÃES

SOCIEDADE7 DE DEZEMBRO, 2016 13:30

Dezenas de pessoas participaram na caminhada inclusiva realizada, esta quarta-feira, em Guimarães no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

A caminhada inclusiva saiu do Paço dos Duques de Bragança e percorreu diferentes artérias da Cidade, culminando com a leitura do pregão inclusivo, em frente ao edifício da Câmara Municipal.

Depois desta iniciativa, no próximo dia 14, no encerramento do programa das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência realiza-se o espectáculo «Diferentes vozes: por uma vida digna para todos», com actuação das instituições e agrupamentos de escolas, no grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor.


Fonte: http://www.guimaraesdigital.com/noticias/66340/caminhada-inclusiva-alertou-para-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-em-guimaraes
 

Online Sardinha

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #25 em: 09/12/2016, 15:05 »
 
APD de Chaves assinalou Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



A Delegação de Chaves da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) assinalou no sábado passado, dia 3, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com a exibição de curtas-metragens e com um debate.

Falar sobre a diferença e as dificuldades que as pessoas com deficiência atravessam diariamente foi o principal objetivo do encontro que reuniu várias pessoas e instituições na sala de conferências do Hospital de Chaves, entre elas o presidente da Câmara de Chaves, a deputada Manuela Tender, a associação Chaves Social, a Casa do Pessoal do Hospital de Chaves, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, o Grupo de Higiene e Segurança no Trabalho, profissionais da unidade hospitalar local, docentes da Escola Superior de Enfermagem de Chaves e agentes das forças de segurança.

O debate promoveu a reflexão sobre as políticas para a deficiência, as barreiras físicas e a ausência de respostas com que se deparam ainda hoje os cidadãos com deficiência. Durante o encontro foram ainda assinalados os progressos mas também os desafios e compromissos que cada cidadão e instituição tem de assumir para que a inclusão dos cidadãos com deficiência seja uma realidade.


Fonte:
 

Online migel

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #26 em: 11/12/2016, 09:55 »
 
AGRUPAMENTO NUNO SANTA MARIA ASSINALA DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
REDAÇÃO | 2016-12-09 13:28:53


Diretora do Agrupamento e autarcas também "plantaram" uma estrela

Milhares de estrelas foram, esta manhã, dia 9 de dezembro, "plantadas" na Praceta Raúl Lopes, nuna iniciativa do Agrupamento Nuno Santa Maria, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Participaram nesta iniciativa os alunos das escolas da cidade que integram este agrupamento. Para Celeste Sousa, diretora do Agrupamento Nuno Santa Maria, esta é uma iniciativa que pretende sensibilizar não só a comunidade escolar, mas a comunidade em geral. Considera que é necessário cada vez mais "tratar da diversidade considerando sempre a singularidade de cada um". Também o vereador da Educação, Hugo Cristóvão, enalteceu a iniciativa, considerando que cada vez é mais importante consciencializar e sensibilizar os mais novos para estas e outras questõe


Fonte: http://www.cidadetomar.pt/noticia/7240/agrupamento-nuno-santa-maria-assinala-dia-internacional-da-pessoa-com-deficiencia
 

Offline pantanal

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #27 em: 15/12/2016, 10:29 »
 
Santa Casa da Misericórdia de Boticas: CADAT assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



O Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega da Santa Casa da Misericórdia de Boticas associou-se, no dia 6 de dezembro, às celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que tiveram lugar no Teatro de Vila Real, em forma de Sarau Cultural.

Este Sarau Cultural, que se repete ano após ano, juntou 11 associações que servem de apoio às pessoas deficientes da região, trazendo muita gente ao auditório do Teatro de Vila Real, para assistir às diferentes performances musicais, de dança e dramáticas realizadas por cada uma das instituições. Como não podia deixar de ser o CADAT de Boticas animou o espetáculo com a interpretação da peça de teatro “Espírito de Natal”, como forma de reforçar os valores da família, que são característicos desta época natalícia.

Fizeram parte deste espetáculo para além do CADAT a ACAPO Vila Real, APPACDM Sabrosa, APC Vila Real, ARDAD Peso da Régua, APPACDM Valpaços, AFTAD Chaves, NUCLISOL Jean Piaget Vila Real, A2000 Santa Marta de Penaguião, CERCIMONT Montalegre e o CAO Vila Pouca de Aguiar, que tem por principal objetivo promover a integração de pessoas com deficiência na sociedade, evitando a sua discriminação, pela defesa das diferenças e capacidades que as tornam únicas.


Fonte:
 

Offline pantanal

Re: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 3.12.2016
« Responder #28 em: 15/12/2016, 10:32 »
 
«DIFERENTES VOZES: POR UMA VIDA DIGNA PARA TODOS» ESTA QUARTA-FEIRA NO CCVF


O espectáculo «Diferentes vozes: por uma vida digna para todos» vai encerrar, esta quarta-feira, as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, realizadas em Guimarães. A iniciativa começa às 10h00, no Centro Cultural Vila Flor.
Duas centenas de utentes de diferentes instituições sociais subirão ao palco do Centro Cultural de Vila Flor, numa iniciativa que promete ser inesquecível. Os participantes são oriundos de sete instituições de âmbito social, encerrando o programa «Por uma Vida Digna para Todos», que a Câmara de Guimarães, através do seu Fórum Municipal, deu início no final de Novembro.

A gala incluirá apresentações da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, CERCIGUI, CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens de Vizela e dos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora e João de Meira.



Fonte: http://guimaraesdigital.com/noticias/66411/diferentes-vozes-por-uma-vida-digna-para-todos-esta-quarta-feira-no-ccvf

 
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo