mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Lismedica

Mais que Cuidar
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Ortopediareal
sembarreiras

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: PORTO RECEBE PRIMEIRO CONGRESSO DE DESPORTO ADAPTADO  (Lida 50 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Oribii

PORTO RECEBE PRIMEIRO CONGRESSO DE DESPORTO ADAPTADO
25 out 2017 12:06

Evento decorre a 02 e 03 de fevereiro de 2018, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).


 Boccia • ESTELA SILVA

A sensibilização de pais, professores de educação física e treinadores para a iniciação da prática de desporto adaptado está na base do I Congresso de Atividade Física Adaptada, a 02 e 03 de fevereiro de 2018, no Porto.

Marcado para a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), a organização do evento resultou na criação do Movimento PortoInSport, a quem caberá "promover a reflexão sobre a iniciação da prática desportiva e as oportunidades criadas ao nível da escola e do clube para pessoas com deficiência", explicou à Lusa o coordenador do congresso Rui Corredeira.

Ao mesmo tempo, é preocupação dos promotores do congresso, segundo o responsável, "promover a formação especializada de professores e treinadores/técnicos desportivos e dos agentes" considerados determinantes no processo.

O programa do evento contempla uma "seleção de conferencistas e formadores de referência", que contribuirão para a "consolidação de competências determinantes na definição da identidade profissional na área da atividade física adaptada", sublinhou Rui Corredeira.

O congresso inclui sessões práticas acreditadas para professores e treinadores, abrangendo as modalidades de basquetebol em cadeira de rodas, futebol de sete, natação, boccia, voleibol sentado, orientação, dança, goalball e judo.

As áreas temáticas dividem-se entre "Iniciação à prática desportiva na escola", em que será debatido o "papel da escola e da família", o "professor de educação física e as estratégias de inclusão" e a "perspetiva dos alunos: educação física e desporto escolar" e a "Iniciação à prática desportiva no clube", incidindo no "papel dos clubes, associações e federações" e na "perspetiva de atletas e treinadores".

"Falta estímulo nas escolas para que os professores de educação física e, posteriormente, os treinadores, nos clubes, passem a trabalhar na área do desporto adaptado", referiu o responsável de um congresso que "faz, ao mesmo tempo, um apelo para a inclusão".

A organização do evento está a cargo do Gabinete de Atividade Física Adaptada da FADEUP, secção de Desporto Adaptado do FC Porto, Provedoria Municipal dos Cidadãos com Deficiência da Câmara do Porto e da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência que ao mobilizarem-se formando o movimento pretende "ir bem mais além do que o congresso", continuando a "atividade em prol da promoção do desporto adaptado", disse.


Fonte:  Sapo desporto
]
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo