mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anditec

Mais que Cuidar

Loja DEnfermeiro
Ortogil

Autopedico

Invacare

Pros Avos

sembarreiras

Multihortos
Ortopediareal

Tecnomobile

TotalMobility

Ortopediastwins

Ortopedia Stop

Escadafacil

Autor Tópico: Maus tratos encerram lar  (Lida 396 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Eduardo Jorge

  • Super Moderador
  • *****
  • Thank You
  • -Given: 201
  • -Receive: 474
  • Mensagens: 2639
  • Tem deficiência: Sim
Maus tratos encerram lar
« em: 26/03/2011, 15:15 »
Alimentos impróprios para consumo, deficientes condições de higiene, falta de alvará e suspeitas de maus tratos aos utentes. Estas foram as razões que levaram a Segurança Social a encerrar ontem, pela terceira vez em oito anos, um lar de idosos na Serra de Santo António, concelho de Alcanena.
                                                                       

O processo foi desencadeado após uma denúncia por alegados maus tratos, em Dezembro. Segundo apurou o CM, suspeita-se que os idosos eram "lavados com um balde de água fria e um pano, obrigados a lavar a roupa na rua e privados de alguma medicação" para minimizar os custos. Eram ainda "insultados" e alimentados de forma "inadequada".

Dos 20 utentes encontrados no estabelecimento, quatro foram hospitalizados a conselho médico, cinco foram levados por familiares e os restantes seguiram para outras instituições, disse uma porta-voz da Segurança Social.

Os familiares que aceitaram falar ao CM tinham conhecimento da falta de licença, mas estavam convencidos de que os idosos eram bem tratados. "Nunca ouvi falar de maus tratos", afirmou Filipa Gameiro, queixando-se da dificuldade em arranjar uma alternativa para o avô.

O lar, pertencente a Belmira Sarabuga, já tinha encerrado em 2003 e 2008, pelas mesmas razões. A proprietária e o marido foram detidos por desobediência e suspeita de maus tratos e respondem hoje em tribunal. Na operação, foram ainda apreendidas duas armas de fogo.

Fonte: CM


Share me

Digg  Facebook  SlashDot  Delicious  Technorati  Twitter  Google  Yahoo
Smf

 

     
Voltar ao topo