iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Validação da bateria “Beck” de testes de habilidades para atletas brasileiros de  (Lida 3346 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fisgas

 
Validação da bateria “Beck” de testes de habilidades para atletas brasileiros de “rugby” em cadeira de rodas

 

O “Rugby” em Cadeira de Rodas é uma modalidade praticada por sujeitos com tetraplegia ou tetra-equivalência, desde 2005 no Brasil, onde existem aproximadamente 10 equipes em atividade.

A avaliação motora é um dos meios de controle do treinamento que possibilita conquistar avanços no planejamento.

A bateria “Beck” de testes de habilidades (manejo de bola, precisão de passes, bloqueio, velocidade e passes de longa distância) para atletas da modalidade foi desenvolvida nos EUA por Yilla e Sherrill (1998).

O objetivo deste estudo foi analisar os critérios de autenticidade científica da bateria para a população de atletas brasileiros.

Os resultados de duas avaliações com a bateria (teste e re-teste) realizadas com 11 atletas (média de idade 27,59 ± 5,37 anos, tempo de lesão 8,19 ± 3,83 anos), foram registrados por três avaliadores, o que possibilitou a análise de objetividade, fidedignidade e consistência interna.

Foram utilizadas as ferramentas ANOVA para análise de objetividade e, coeficiente de correlação intraclasse e teste t para análise de fidedignidade e consistência.

Não foram encontradas diferenças entre os resultados dos diferentes avaliadores (valores de p variando de 0,45 a 1,00) e os valores de correlação intraclasse encontrados (variação de r de 0,78 a 0,99) permitem concluir que a bateria é consistente e fidedigna. Os resultados encontrados neste estudo são evidências de que os critérios de autenticidade científica para a bateria são satisfeitos e a bateria pode ser considerada um instrumento válido para avaliação motora de atletas brasileiros de “rugby” em cadeira de rodas.

Artigo completo  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092011000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Fonte: Scielo

 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo