mobilitec

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anditec

Mais que Cuidar

Loja DEnfermeiro
Ortogil

Autopedico

Invacare

Pros Avos

sembarreiras

Carlos Frazao
Ortopediareal

Tecnomobile

TotalMobility

Ortopediastwins

Ortopedia Stop

Escadafacil

Autor Tópico: CUIDADOS COM A CADELA GESTANTE E OS FILHOTES RECÉM NASCIDOS  (Lida 628 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

  • Administrador
  • ******
  • Thank You
  • -Given: 2071
  • -Receive: 1013
  • Mensagens: 13762
  • Tem deficiência: Sim
CUIDADOS COM A CADELA GESTANTE E OS FILHOTES RECÉM NASCIDOS


Preparação para o parto 
   
 A gestação nas espécies canina e felina dura 60 dias, em média, sendo consideradas normais variações entre 58 e 62 dias. Deve-se providenciar uma caixa que sirva de maternidade, 10 dias antes do parto. Ela deverá ser larga o suficiente para permitir que a cadela entre e saia com facilidade, mas suas paredes devem ter uma altura que impeça a saída dos filhotes nos primeiros 20 dias de vida. A caixa deve ser colocada no interior do abrigo do canil, ou em outra área quente, tranqüila e familiar à gestante, que necessita de repouso, silêncio, conforto e segurança. O jornal é um excelente material para forrar a caixa, fácil de ser rasgado pela cadela para fazer a cama, absorvente e descartável. Cobertores, tapetes e toalhas também podem ser usados, mas devem ser lavados com freqüência.
 

   
 Durante os meses mais frios do ano é interessante pendurar uma lâmpada de 100 W sobre a caixa, a uma altura de cerca de 1 metro, com fonte adicional de calor, uma vez que as baixas temperaturas representam uma séria limitação aos filhotes recém nascidos. Esta lâmpada manterá grande parte da caixa a uma temperatura de ± 30°C, e os filhotes poderão escolher uma área mais aquecida ou mais fresca, conforme suas necessidades.
Sinais que antecedem o parto
     
A temperatura corpórea normal de um cão adulto é de 38,5°C, com variações de um grau acima e abaixo. Cerca de 24horas antes do parto a temperatura da cadela cairá em até 2 graus. Assim se for mantido o esquema de duas mensurações da temperatura retal da gestante, terá um excelente método para prever o parto. Nessa fase também observa-se aumento da secreção láctea, e a vulva torna-se intumescida e macia ao toque, podendo evidenciar um leve corrimento mucoso. A cadela poderá recusar a alimentação e tornar-se muito impaciente. Antes da iminência do parto é interessante que a cadela possa exercitar-se, tendo oportunidade de urinar e defecar.
     

 Algumas horas antes do parto o corrimento vaginal mucoso torna-se levemente esverdeado. Logo depois, iniciam-se as contrações uterinas primárias. Estas contrações não são necessariamente dolorosas, mas a cadela poderá tornar-se nervosa e agitada.
O Parto
     

Nesse momento deve deixar a cadela só. Se ela tiver saído da caixa e escolhido um tapete ou outra área da casa, não deve ser removida, mesmo que isso cause algum incômodo posterior, pois movê-la nesse momento pode alterar o trabalho de parto, tornando-o mais difícil.
     

A expulsão de cada filhote é precedida pela exteriorização da placenta, bolsa repleta de fluido de tonalidade castanha ou levemente esverdeada. Na maioria das vezes aparece primeiro a cabeça do filhote, mas cerca de 1/3 dos partos a primeira parte a aparecer é a região traseira do filhote. Ambas as posições são consideradas normais.
Uma membrana placentária não rompida poderá asfixiar o filhote quando ele fizer sua primeira tentativa para respirar. Assim, se a mãe não tomou iniciativa, a membrana devera ser removida manualmente em sua totalidade, limpar a face do filhote e remover o muco de sua boca e nariz. O cordão umbilical pode ser amarrado com uma linha limpa a uma distancia de 2 dedos do corpo do filhote, e cortado abaixo desse nó. A aplicação de algumas gotas de iodo sobre a extremidade cortada do cordão prevenirá infecções.
     

Quando o filhote começar a contorcer e chorar espontaneamente, deve ser recolocado junto da mãe, para que comece a mamar e possa receber calor e cuidados maternos.
     

A maioria dos filhotes nasce a intervalos de 30 a 60 minutos, mas é possível uma série de variações. Por exemplo, dois filhotes podem nascer em rápida sucessão, ocorrendo a seguir um período de 4 a 6 horas de descanso. Durante este período ocorrem contrações mais leves, que auxiliam na expulsão dos envoltórios e secreções, na preparação para o próximo nascimento. Nascido o último filhote a cadela apresentar-se-á mais relaxada, sem contrações, e preocupa-se em atender seus filhotes. Ela poderá apresentar diarréia durante um ou dois dias após o parto, como resultado da ingestão das placentas, envoltórios e secreções. O corrimento vaginal poderá tornar-se sanguinolento ou assumir uma coloração verde-escura durante alguns dias, mas isto não costuma ser indício de problemas, a não ser que persista por muito tempo.

Cuidados após o parto
      Denomina-se puerpério ao período ao conjunto de fenômenos que se seguem ao parto, até que os órgãos genitais e o estado geral da fêmea retomem à normalidade.
      É conveniente manter a cadela em observação durante 48horas após o término do parto, para certificar-se de que não há filhotes ou placentas remanescentes no útero.
      Após o parto, e durante o período de amamentação, a mãe necessitará de maior aporte nutricional, chegando a consumir duas vezes mais alimento que o usual. Essa quantidade de ração deverá ser dividida em pelo menos três refeições diárias. Em termos gerais, porém, volumes adequados de uma ração de boa qualidade são suficientes para manutenção da lactante. Água fresca deve ser deixada permanentemente à disposição da cadela, e trocada várias vezes ao dia, especialmente no verão.
      Deve-se observar diariamente as mamas da cadela. Se houver resíduos de leite seco, deve limpá-las com água morna e massageá-las suavemente. Deve também ficar atento a anormalidades como descoloração, adelgaçamento (pele fina) ou intumescimento (pele inchada) da pele abdominal. Queda generalizada de pêlos, após o parto e durante o período de lactação, é um problema bastante comum e geralmente representa necessidade de se prescrever suplementação nutricional.

http://site.cadeshop.com


Share me

Digg  Facebook  SlashDot  Delicious  Technorati  Twitter  Google  Yahoo
Smf

 

     
Voltar ao topo