iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Acessibilidades na Praias  (Lida 4835 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Acessibilidades na Praias
« em: 10/04/2010, 01:49 »
 
Eduardo Jorge



Acessibilidade em praias



No verão que acabou recentemente no Brasil, estiveram em foco algumas iniciativas do programa “Praia para Todos”. Programa esse que permite o acesso a praias de pessoas com mobilidade reduzida.
 
Vou tentar dar-vos a conhecer como esse programa funciona no meu país:
 
Em 2004, na sequência do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência, começo em Portugal o Projeto "Praia Acessível, Praia para todos", visando harmonizar diversas iniciativas locais já existentes para tornar acessíveis as praias costeiras e fluviais (rios/interior) portuguesas às pessoas com mobilidade condicionada. Pois desde 1997 que já são especificadas as normas técnicas para o estacionamento, instalações sanitárias e rampas de acesso às praias, pretendia-se também criar condições de mobilidade no areal e na água.
 
Foram estes os critérios definidos para a atribuição da bandeira “Praia Acessível” às praias que se candidatem no inicio de cada ano:
 
•           Ter fácil acesso aos pedestres e estacionamento ordenado e reservado;
•           Garantir o acesso de nível ao areal / e área balnear por meio de rampas;
•           Implantar passadeiras (esteiras) até aos toldos e outros equipamentos e o mais próximo da água possível;
•           Disponibilizar instalações sanitárias adaptadas e situadas em local de fácil acesso;
•           Garantir o acesso ao serviço de primeiros socorros e
•           Garantir a presença de nadadores salvadores com formação específica.
 
Formação essa, garantida pelo nosso Instituto de Socorros a Náufragos que passou a incluir nos seus cursos informação sobre esta área.
 
Condições facultativas, embora não determinantes, para a classificação:
 
1.         Facultar o acesso a lojas/bares/restaurantes/ de bebidas e comidas, por meio de entrada de nível ou acesso por rampa. O balcão deve ser rebaixado e as mesas devem ter pelo menos 0,70 m de altura, sem obstáculo entre o chão e o tampo, permitindo a sua fácil utilização por pessoas em cadeira de rodas e
 
2.         Disponibilizar cadeiras de rodas e/ou canadianas anfíbias, ou outros aparelhos que permitirão o acesso à água. Para utilizar estes equipamentos em segurança implica a presença de duas pessoas.
 
Todos os anos antes de iniciar a época balnear e após vistorias às praias candidatas a lista das "Praias Acessíveis", fica disponível para consulta no site da entidade fiscalizadora. Em 2009 foram classificadas como acessíveis, 156 praias portuguesas, dessas 74 tinham cadeira anfíbia.
 
Também foi criado em 2009 um prêmio que pretende reconhecer a praia que, durante a época balnear, se venha a distinguir ao nível de boas práticas instituídas na área das acessibilidade.
 
A responsabilidade de dispor de apetrechos praias com acessibilidade é dos concessionários das mesmas e Câmaras Municipais (prefeituras).
 
Este é um exemplo de uma praia acessível que costumo frequentar. Fica a 10 minutos de minha casa, nas margens do Rio Tejo. Isto bem longe de grandes centros.

IN Vida mais livre
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo