2º Peditório Nacional de Pilhas e Baterias Portáteis apoia luta contra cancro
«Renove esta energia e ajude o IPO» é o lema do Peditório Nacional de Pilhas e Baterias Portáteis. Organizada pela Ecopilhas - Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores, a 2ª edição desta iniciativa teve início dia 6 de Dezembro e decorre até dia 31 de dezembro tendo como objetivo, além de ajudar a preservar o ambiente, oferecer um Ortopantomografo ao Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.
Pilhões
Durante a acção de rua estão a ser distribuídos Mini Pilhões em edifícios de habitação e de empresas, nas zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto. O Millennium BCP associou-se a esta acção colocando Pilhões nas suas sucursais de Norte a Sul do país.
Ortopantomografo
Este equipamento possibilita o diagnóstico de densidade de massa óssea, a doentes oncológicos, contribuindo para optimizar o seu tratamento, uma vez que os doentes são submetidos a terapias muito evasivas como é o caso da quimioterapia e da radioterapia.
O exame de diagnóstico feito com o Ortopantomógrafo é realizado a doentes oncológicos para saneamento bucal pré radioterapia, doentes operados no serviço de estomatologia, doentes de pediatria, doentes da UTM, sujeitos a transplantes de medula óssea.
2009
Durante a Campanha Nacional de Recolha a Ecopilhas que decorreu em 2009 mais de 500.000 unidades de pilhas e baterias usadas foram recolhidas nos mais de 15.000 Pilhões espalhados por todo o País.
A colaboração dos Portugueses nesta iniciativa da Ecopilhas permitiu que, no ano passado, fosse possível a oferta de uma carrinha Volkswagen Caddy ao Instituto Português do Sangue (IPS), garantindo a distribuição do sangue por vários hospitais portugueses e evitando a deslocação das equipas hospitalares até às instalações do IPS.