O Centro de Atendimento resulta da necessidade das famílias que têm procurado a APPDA – Setúbal, em dar uma resposta social às pessoas portadoras de deficiência, com especial incidência nas Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, e suas famílias que sejam residentes do Distrito de Setúbal. Por outro lado, a APPDA-Setúbal sente que é igualmente importante informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência.
O Centro de Aendimento trata-se de um espaço polivalente que se destina, por um lado a informar, orientar e apoiar as pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias à resolução dos seus próprios problemas e das suas famílias, bem como actividades de animação sociocultural, a desenvolver em tempo extra-lectivo (durante a semana, fins de semana e férias lectivas), e por outro lado a informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, nomeadamente a compreensão e aceitação destas pessoas e, consequentemente, facilitar a sua integração escolar, profissional e social.
É nossa pretensão que este Centro de Atendimento seja um complemento para as Organizações que trabalhem com e para as pessoas portadoras de deficiência, cujas limitações as impeçam de ter uma vida com mais qualidade e inclusiva.
Assim, o Centro de Atendimento tem como finalidade máxima a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias, com vista à sua inserção plena na sociedade. Pretende, por isso, evitar sempre que possível que a deficiência do seu cliente o prive de viver a sua vida quotidiana com qualidade, dignidade e segurança e incentivá-lo a melhorar a participação activa nas actividades do Centro de Atendimento e na vida da Comunidade.
Assim, o Centro de Atendimento tem como objectivos:
Informar, apoiar e orientar as pessoas com deficiência e suas famílias na resolução dos seus problemas;
Contribuir para que seja reconhecida às pessoas com deficiência o direito à participação do processo de tomada de decisões;
Promover o convívio entre as pessoas através de actividades sócio-culturais, recreativas e de lazer, a fim de reforçar a auto-estima e a motivação, favorecendo a inclusão social;
Informar/sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, numa função preventiva e de minimização de exclusão social, constituindo-se, o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência, um verdadeiro pólo de desenvolvimento social;
Privilegiar o trabalho de parceria em rede com diferentes parceiros visando, a cooperação e optimização de recursos.
Valorizar e incentivar o voluntariado.
Como metas, o Centro de Atendimento pretende:
Criar um espaço de informação, apoio, orientação e aconselhamento dirigido às pessoas portadoras de deficiência e suas famílias, no sentido da resolução dos seus problemas; F Oferecer um atendimento presencial e responder aos pedidos de acompanhamento e apoio;
Dar resposta a todos os pedidos procurando estabelecer uma rede de comunicação com os diferentes parceiros;
Promover o bem-estar social e psicológico e consequentemente a qualidade de vida das famílias e das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente através do acesso a aquisição de capacidades e competências pessoais, sociais e de autonomia, a actividades ocupacionais, etc.;
Promover o convívio entre as pessoas com deficiência e suas famílias através de actividades sócio-culturais, recreativas e de lazer, socialmente úteis, com o intuito de reforçar a auto-estima e motivação, fomentando a inclusão social;
Promover as capacidades, potencialidades e direitos das pessoas com deficiência, contribuindo para o crescimento e valorização pessoal e a sua integração social;
Contribuir para que seja reconhecido às pessoas com deficiência o direito à participação no processo de tomada de decisão;
Informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, nomeadamente a compreensão e aceitação destas pessoas e, consequentemente, facilitar a sua integração escolar, profissional e social;
Informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre o Centro de Atendimento, os seus objectivos e âmbito de acção através de marketing social; F Estabelecer parcerias com instituições locais, com o intuito de rentabilizar os seus serviços;
Trabalhar em rede com os diferentes centros de atendimento, acolhimento e animação para pessoas com deficiência.
O Centro de Atendimento incidirá assim em três vertentes:
ATENDIMENTO
O objectivo principal do atendimento é o de poder oferecer à pessoa com deficiência e sua família os conhecimentos das “ferramentas” que existem, de modo a poder proporcionar-lhes uma vida com qualidade.Pode tratar-se apenas de um pedido de informação ou de um pedido de ajuda para uma situação complexa de mal-estar e sofrimento que irá requerer uma análise cuidada sob vários aspectos.O trabalho de atendimento requer em grande parte o “saber ouvir”. E o “saber ouvir” é tempo, disponibilidade; tempo com a pessoa deficiente e a sua família para:
Escutar a história (da família ou de um dos elementos sobre um problema concreto relacionado com a problemática do filho) e perceber as suas dúvidas, ansiedades e necessidades;
Estabelecer prioridades;
Avaliar as verdadeiras necessidades de todos;
Encontrar respostas e fazer pontes/encaminhamento para outros técnicos e/ou instituições;
Fornecer informações sobre a deficiência, relativas aos serviços de apoio existentes na comunidade, legislação de apoio às pessoas com deficiência e seus familiares, direitos e deveres, linhas orientadoras da política social, local e nacional e, trabalhar essas informações com a família.
ACOMPANHAMENTO
Neste espaço pretende-se:
Ä Elaborar um diagnóstico social baseado na história familiar, um genograma e um ecomapa familiar;
Ä Encontrar estratégias de intervenção;
Ä Proceder ao Acompanhamento individual dos elementos da família segundo uma perspectiva sistémica;
Ä Intervenção ao nível do sistema mais alargado da família, ao nível da sua rede de suporte, estimulando o estabelecimento de relações fora da família;
Ä Trabalhar com a família o projecto de vida da pessoa com deficiência, ajudando-a a promover a sua autonomia, dentro do que são as suas potencialidades;
Ä Trabalhar com a família a incerteza quanto ao futuro, particularmente quando os pais/cuidadores já não puderem assegurar os cuidados da pessoa com deficiência, visto esta ser uma das maiores fontes de stress em famílias em que existe um membro portador de deficiência;
Ä Envolver a família no percurso e no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência;
Ä Trabalhar com os pais/cuidadores competências parentais;
Ä Ajudar as famílias a organizar o seu dia-a-dia e o seu tempo, de forma a existirem momentos em família e momentos individuais, onde cada elemento pode ter a oportunidade de fazer o que mais gosta;
Ä Dar resposta jurídica às pessoas com deficiência e suas famílias através do Consultório Jurídico, onde serão aconselhadas sobre os seus direitos e obrigações e se sugerem determinadas actuações consoante o caso.
Ä Estabelecer parcerias com outros serviços/instituições, com o intuito de rentabilizar os recursos de apoio às famílias existentes na comunidade;
Ä Sensibilizar as escolas/comunidade através de Workshops, sessões de sensibilização, seminários;
Ä Realizar sessões de Grupos Ajuda Mútua / Auto-Ajuda.
F ANIMAÇÃO
Neste espaço pretende-se disponibilizar aos seus clientes diversas actividades de animação sócio-cultural, a realizar durante os fins-de-semana e nos períodos não lectivos, a saber: área do Fogo, área do Ar, área das Fibras, área dos Sabores/Aromas, área da Expressão Artística, área das TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação, área de Treino Social, área do Desporto Adaptado) sendo a reciclagem um tema transversal a todas as áreas.
O Centro de Atendimento localiza-se na Quinta do Conde, sito na Av. Cova dos Vidros, Lote 2367-333 B-R/C
Âmbito geográfico: Distrital
Concelhos: Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines.
Fonte: APPDA Setúbal