ergometrica

Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare

TotalMobility
Tecnomobile

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para pessoas com Deficiência  (Lida 1016 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Eduardo Jorge

 
O Centro de Atendimento resulta da necessidade das famílias que têm procurado a APPDA – Setúbal, em dar uma resposta social às pessoas portadoras de deficiência, com especial incidência nas Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, e suas famílias que sejam residentes do Distrito de Setúbal. Por outro lado, a APPDA-Setúbal sente que é igualmente importante informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência.

O Centro de Aendimento trata-se de um espaço polivalente que se destina, por um lado a informar, orientar e apoiar as pessoas com deficiência e suas famílias, promovendo o desenvolvimento das competências necessárias à resolução dos seus próprios problemas e das suas famílias, bem como actividades de animação sociocultural, a desenvolver em tempo extra-lectivo (durante a semana, fins de semana e férias lectivas), e por outro lado a informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, nomeadamente a compreensão e aceitação destas pessoas e, consequentemente, facilitar a sua integração escolar, profissional e social.

É nossa pretensão que este Centro de Atendimento seja um complemento para as Organizações que trabalhem com e para as pessoas portadoras de deficiência, cujas limitações as impeçam de ter uma vida com mais qualidade e inclusiva.

Assim, o Centro de Atendimento tem como finalidade máxima a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias, com vista à sua inserção plena na sociedade. Pretende, por isso, evitar sempre que possível que a deficiência do seu cliente o prive de viver a sua vida quotidiana com qualidade, dignidade e segurança e incentivá-lo a melhorar a participação activa nas actividades do Centro de Atendimento e na vida da Comunidade.

Assim, o Centro de Atendimento tem como objectivos:

Informar, apoiar e orientar as pessoas com deficiência e suas famílias na resolução dos seus problemas;

Contribuir para que seja reconhecida às pessoas com deficiência o direito à participação do processo de tomada de decisões;

Promover o convívio entre as pessoas através de actividades sócio-culturais, recreativas e de lazer, a fim de reforçar a auto-estima e a motivação, favorecendo a inclusão social;

Informar/sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, numa função preventiva e de minimização de exclusão social, constituindo-se, o Centro de Atendimento, Acompanhamento e Animação para Pessoas com Deficiência, um verdadeiro pólo de desenvolvimento social;

Privilegiar o trabalho de parceria em rede com diferentes parceiros visando, a cooperação e optimização de recursos.

Valorizar e incentivar o voluntariado. 

Como metas, o Centro de Atendimento pretende:

Criar um espaço de informação, apoio, orientação e aconselhamento dirigido às pessoas portadoras de deficiência e suas famílias, no sentido da resolução dos seus problemas; F  Oferecer um atendimento presencial e responder aos pedidos de acompanhamento e apoio;

Dar resposta a todos os pedidos procurando estabelecer uma rede de comunicação com os diferentes parceiros;

Promover o bem-estar social e psicológico e consequentemente a qualidade de vida das famílias e das pessoas portadoras de deficiência, nomeadamente através do acesso a aquisição de capacidades e competências pessoais, sociais e de autonomia, a actividades ocupacionais, etc.;

Promover o convívio entre as pessoas com deficiência e suas famílias através de actividades sócio-culturais, recreativas e de lazer, socialmente úteis, com o intuito de reforçar a auto-estima e motivação, fomentando a inclusão social;

Promover as capacidades, potencialidades e direitos das pessoas com deficiência, contribuindo para o crescimento e valorização pessoal e a sua integração social;

Contribuir para que seja reconhecido às pessoas com deficiência o direito à participação no processo de tomada de decisão;

Informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre a problemática da deficiência, promovendo a mudança de atitude, nomeadamente a compreensão e aceitação destas pessoas e, consequentemente, facilitar a sua integração escolar, profissional e social;

Informar e sensibilizar a comunidade em geral sobre o Centro de Atendimento, os seus objectivos e âmbito de acção através de marketing social;  F  Estabelecer parcerias com instituições locais, com o intuito de rentabilizar os seus serviços;

Trabalhar em rede com os diferentes centros de atendimento, acolhimento e animação para pessoas com deficiência. 

O Centro de Atendimento incidirá assim em três vertentes:

ATENDIMENTO

O objectivo principal do atendimento é o de poder oferecer à pessoa com deficiência e sua família os conhecimentos das “ferramentas” que existem, de modo a poder proporcionar-lhes uma vida com qualidade.Pode tratar-se apenas de um pedido de informação ou de um pedido de ajuda para uma situação complexa de mal-estar e sofrimento que irá requerer uma análise cuidada sob vários aspectos.O trabalho de atendimento requer em grande parte o “saber ouvir”. E o “saber ouvir” é tempo, disponibilidade; tempo com a pessoa deficiente e a sua família para:

Escutar a história (da família ou de um dos elementos sobre um problema concreto relacionado com a problemática do filho) e perceber as suas dúvidas, ansiedades e necessidades;

Estabelecer prioridades;

Avaliar as verdadeiras necessidades de todos;

Encontrar respostas e fazer pontes/encaminhamento para outros técnicos e/ou instituições;

Fornecer informações sobre a deficiência, relativas aos serviços de apoio existentes na comunidade, legislação de apoio às pessoas com deficiência e seus familiares, direitos e deveres, linhas orientadoras da política social, local e nacional e, trabalhar essas informações com a família.

ACOMPANHAMENTO

Neste espaço pretende-se:

Ä Elaborar um diagnóstico social baseado na história familiar, um genograma e um ecomapa familiar;

Ä Encontrar estratégias de intervenção;

 Ä Proceder ao Acompanhamento individual dos elementos da família segundo uma perspectiva sistémica;

 Ä Intervenção ao nível do sistema mais alargado da família, ao nível da sua rede de suporte, estimulando o estabelecimento de relações fora da família;

 Ä Trabalhar com a família o projecto de vida da pessoa com deficiência, ajudando-a a promover a sua autonomia, dentro do que são as suas potencialidades;

 Ä Trabalhar com a família a incerteza quanto ao futuro, particularmente quando os pais/cuidadores já não puderem assegurar os cuidados da pessoa com deficiência, visto esta ser uma das maiores fontes de stress em famílias em que existe um membro portador de deficiência;

  Ä Envolver a família no percurso e no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência;

 Ä Trabalhar com os pais/cuidadores competências parentais;

 Ä Ajudar as famílias a organizar o seu dia-a-dia e o seu tempo, de forma a existirem momentos em família e momentos individuais, onde cada elemento pode ter a oportunidade de fazer o que mais gosta;

 Ä Dar resposta jurídica às pessoas com deficiência e suas famílias através do Consultório Jurídico, onde serão aconselhadas sobre os seus direitos e obrigações e se sugerem determinadas actuações consoante o caso.

 Ä Estabelecer parcerias com outros serviços/instituições, com o intuito de rentabilizar os recursos de apoio às famílias existentes na comunidade;

 Ä Sensibilizar as escolas/comunidade através de Workshops, sessões de sensibilização, seminários;

 Ä Realizar sessões de Grupos Ajuda Mútua / Auto-Ajuda.

F  ANIMAÇÃO

Neste espaço pretende-se disponibilizar aos seus clientes diversas actividades de animação sócio-cultural, a realizar durante os fins-de-semana e nos períodos não lectivos, a saber: área do Fogo, área do Ar, área das Fibras, área dos Sabores/Aromas, área da Expressão Artística, área das TIC’s – Tecnologias de Informação e Comunicação, área de Treino Social, área do Desporto Adaptado) sendo a reciclagem um tema transversal a todas as áreas.   

O Centro de Atendimento localiza-se na Quinta do Conde, sito na Av. Cova dos Vidros, Lote 2367-333 B-R/C

Âmbito geográfico: Distrital

Concelhos: Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal e Sines.

Fonte: APPDA Setúbal
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo