iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Anuncie Aqui

TotalMobility
myservice

Tecnomobile

Anuncie Aqui

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Covid-19. Federação pede mais apoio ao Governo para proteger crianças com necessidades especiais  (Lida 130 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

Covid-19. Federação pede mais apoio ao Governo para proteger crianças com necessidades especiais


O Ministério da Educação tem adiado o aumento do financiamento nos últimos cinco anos aos CRIs e nem a situação de emergência provocada pela pandemia de Covid-19 alterou a situação.


Agência Lusa
Texto
11 set 2020, 19:28 
   

▲A Federação Portuguesa para a Deficiência Mental lamenta que o Ministério da Educação "não contribua sequer" para o financiamento do equipamento individual de proteção

Manuel Moura/LUSA

A presidente da Federação Portuguesa para a Deficiência Mental considerou esta sexta-feira inaceitável que o Governo não aumente o financiamento dos centros de recursos para a inclusão, deixando as crianças com necessidades especiais “ainda mais desprotegidas” durante a pandemia.



“É inaceitável que os Centros de Recursos para a Inclusão (CRIs) não vejam o seu financiamento aumentado nos últimos cinco anos”, lamenta Helena Albuquerque, líder da HUMANITAS — Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, constituída por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolvem a sua ação no âmbito da habilitação e integração da Pessoa com Deficiência Intelectual.

A presidente da HUMANITAS lamenta ainda que o Ministério da Educação “não contribua sequer” para o financiamento do equipamento individual de proteção dos elementos dos CRIs que visitam diversas escolas durante o seu trabalho (máscaras e viseiras, luvas, fatos de proteção, desinfetante).

Temos sido aconselhados a recorrer às escolas para obter estes equipamentos, mas há muitos estabelecimentos que não têm meios financeiros para adquirir este material”, lamenta.



Os centros de recursos para a inclusão são estruturas de apoio que prestam serviços complementares aos oferecidos pelas escolas de ensino público para crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos com necessidades educativas especiais.

Atuam de forma integrada com a comunidade no âmbito da resposta educativa e social aos alunos com necessidades educativas especiais de caráter Permanente, prestando apoio em áreas como psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional ou fisioterapia.



Segundo Helena Albuquerque, o Ministério da Educação tem adiado o aumento do financiamento nos últimos cinco anos aos CRIs e nem a situação de emergência provocada pela pandemia de covid-19 alterou a situação.

Na prática, o financiamento tem vindo a diminuir, porque os salários aumentam e o apoio mantém-se na mesma”, resume a líder da HUMANITAS.

Continue a lêr: https://observador.pt/2020/09/11/covid-19-federacao-pede-mais-apoio-ao-governo-para-proteger-criancas-com-necessidades-especiais/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo