5 de dezembro | Dia Internacional do Voluntariado - Todas as pessoas têm lugar no Voluntariado!Lê-se “Todas as pessoas têm um lugar no voluntariado”, por baixo veem-se, parcialmente, 3 pessoas. Em rodapé encontram-se os logótipos das entidades promotoras, parceiras e financiadoras do Projeto VolunTalento.
O Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, é celebrado anualmente no dia 5 de dezembro, tendo como objetivo reconhecer as pessoas voluntárias e promover o voluntariado a nível local, nacional e internacional.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reconheceu direitos fundamentais e gerou um compromisso, à escala global, com a sua promoção e efetivação.
O direito ao exercício do voluntariado pelas pessoas com deficiência deve ser promovido, numa perspetiva de participação plena e efetiva na sociedade, no cumprimento dos princípios da igualdade e não discriminação.
Neste âmbito, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., tem desenvolvido e participado num conjunto de trabalhos com vista à promoção deste direito de cidadania, destacando o papel das pessoas com deficiência enquanto agentes de mudança e promotores de apoios, contribuindo assim para um voluntariado mais inclusivo.
Destaca-se aqui a mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, a propósito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência “Neste dia importante, e todos os dias, vamos trabalhar com as pessoas com deficiência para alcançar um futuro inclusivo e sustentável para todas as pessoas.”.
Para mais informações:
Guia - Metodologia de Voluntariado Apoiado: as pessoas com deficiência como agentes de mudança
Projeto Volunteering & Equality
Projeto VERA 2024
Capital Portuguesa do Voluntariado
Fonte: INR