Braga: Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria une-se para sensibilizar e promover a inclusãoSão cerca de 600 camisolas expostas trabalhadas por pais, educadores e alunos para assinalar o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.
Sandra Catarina Antunes
4 de Dezembro, 2024 10:50
© Jorge Reis
Para assinalar o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, o Departamento de Educação Especial, em colaboração com o Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria da freguesia de Tadim, em Braga, desafiou a comunidade educativa para o projeto “Veste a camisola do outro”.
São cerca de 600 camisolas trabalhadas por pais, educadores e alunos que se encontram em exposição no estabelecimento de ensino com diversas mensagens de sensibilização.
José Lopes Sil, diretor do Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria, explicou que a escola celebra esta data com a missão de “não deixar ninguém para trás”. “Faz já parte do Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria a comemoração desta data e, como tal, nós fazemos questão de envolver toda a comunidade escolar e educativa na comemoração da data pelo significado que ela tem. A escola tem por missão não deixar ninguém para trás. É uma escola inclusiva e o nosso projeto educativo abraça esse objetivo”, disse José Lopes Sil.
Já Dores Meleiro, coordenadora do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria, realçou a importância desta exposição para demonstrar as dificuldades das pessoas com deficiência. “Estamos perante uma exposição dos trabalhos elaborados por todos os alunos do Agrupamento. É uma atividade que foi desenvolvida pelos pais e os filhos no sentido de cada um se colocar no lugar do outro e vestir a camisola do outro. Estão aqui expostos os trabalhos para simbolizar as dificuldades que todos os alunos se deparam ao longo da vida”, referiu.
Por seu turno, Jorge Reis, coordenador do Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas Trigal Santa Maria, sustentou que “toda a parte criativa e envolvência das famílias em levar os trabalhos manuais é recordar um bocadinho a infância que tivemos com a disciplina de trabalhos manuais porque já não existe no currículo destas crianças em que podemos ver os bordados, o ponto de cruz e podemos ver colagens e pinturas, ou seja, o domínio das técnicas são trazidas para estas t-shirts e envolver a família nesta problemática tão grande que é a pessoa com deficiência nos dias de hoje”.
O vereador da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, também marcou presença na exposição do Dia Mundial das Pessoas com Deficiência.
A exposição está patente na EB 2,3 de Tadim ao longo desta semana. O projeto tem como objetivo promover atitudes de cooperação, interajuda e o respeito pelo próximo na tomada de decisões.
Fonte:
https://bragatv.pt/braga-agrupamento-de-escolas-trigal-santa-maria-une-se-para-sensibilizar-e-promover-a-inclusao/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR1JHJpGHraDmVo9OXrOjqm64U1qbzBZhC7VXuxT4KyydfEh9D44W6qqthI_aem_attA5ep1mz0Gn4Db8kPGLw#google_vignette