iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: GNR interage em Matosinhos com 150 cidadãos portadores de deficiência  (Lida 505 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

 
GNR interage em Matosinhos com 150 cidadãos portadores de deficiência

A GNR envolveu hoje 26 dos seus militares numa interação com cerca de 150 cidadãos portadores de deficiência em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, numa parceria com a Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE).

Oriundos do Comando Territorial do Porto e do Destacamento Territorial de Matosinhos, os militares repetiram a ação lançada em 2017 como projeto pioneiro de proximidade às instituições de apoio ao cidadão diminuído mental.

A ação envolveu áreas como o trânsito, cavalaria, a Banda Marcial do Porto e três binómios cinotécnicos, tendo o comandante do Destacamento Territorial de Matosinhos, Francisco Martins, explicado à agência Lusa que o segundo evento surgiu da sequência do sucesso verificado em 2017.

A ação decorreu na Quinta de Monteleta, anexa à AAJUDE, em Santa Cruz do Bispo, num espaço onde, por exemplo, foi possível a alguns dos 150 intervenientes "uma interação com cavalo" que incluiu "sessões ligeiras de hipoterapia".

Dando conta das dificuldades diárias de um contacto mais regular entre as duas partes, porque os deficientes "vivem reunidos nestas associações" enquanto a GNR desenvolve a sua função quotidiana noutros âmbitos, Francisco Martins enalteceu os "bons momentos" e o "dia diferente" vivido "num local desconhecido para a maior parte deles, junto ao rio Leça".

O presidente da AAJUDE, Paulo Lopes, testemunhou à Lusa as mais-valias deste tipo de interações, dando conta da "alegria enorme" que os utentes experimentam "quando intervêm com os animais", sendo "visível nos seus rostos que estão a desfrutar do momento".

"Gostaríamos de continuar a contar com esta parceria com a GNR, que faz um esforço grande em termos logísticos", disse.

 
Fonte: DN
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo