Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Salvador Mendes de Almeida  (Lida 2219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Claram

Salvador Mendes de Almeida
« em: 10/03/2011, 17:13 »
 
Salvador Mendes de Almeida
 
As alunas do grupo “Sobre Rodas” foram premiadas pela Associação Salvador
“Pessoas com mobilidade reduzida têm direito a ter uma participação activa na sociedade”

Com um belo sorriso e uma força contagiante, Salvador Mendes de Almeida sensibilizou os jovens que encheram o grande auditório do Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, na passada quinta-feira, a terem uma atitude mais correcta para com as pessoas com deficiência. Salvador tinha 16 anos quando sofreu um acidente de mota e ficou tetraplégico. Depois do choque inicial, passou a dedicar-se a inúmeros projectos de apoio a pessoas com mobilidade reduzida, entre eles contam-se a criação de uma associação com o seu nome, um programa de televisão e a publicação de dois livros.

O Grupo “Sobre Rodas” da Escola Secundária Raul Proença alcançou o 2º lugar no concurso “Sensibilização em Escolas” – campanha publicitária que alerta para a deficiência, promovido pela Associação Salvador, entre 70 projectos provenientes de 32 escolas com 3º ciclo e ensino secundário, a nível nacional.

A divulgação da falta de acessibilidades físicas nos espaços públicos e edifícios, que impedem os cidadãos portadores de deficiência motora, os idosos, e qualquer pessoa com mobilidade condicionada, de terem uma vida autónoma e participativa na sociedade, foi o que aconteceu no auditório do CCC, com a palestra dada por Salvador Mendes de Almeida. Com o seu testemunho transmitiu uma mensagem positiva sobre as pessoas com deficiência, mostrando que “são pessoas capazes e que têm todo o direito de ter uma participação activa na sociedade”.

Com o objectivo de promover a solidariedade pelos  interesses e direitos das pessoas com mobilidade reduzida, Salvador falou dos vários tipos de deficiência, revelando que em Portugal 8 por cento da população tem algum tipo de deficiência. “São cerca de 820 mil pessoas, quatro vezes mais que os sócios do Benfica, o clube com maior número de associados do mundo”, sublinhou.

Como agir com uma pessoa com deficiência motora, o fundador da Associação Salvador diz que deve-se proceder com toda a normalidade “mas não faça de conta que a deficiência não existe”, apontou. Ter uma atitude positiva, focar-se nas capacidades nas pessoas, não fazer perguntas sobre o que aconteceu e não as tratar como se fossem crianças foram alguns dos conselhos deixados pelo apresentador do programa Salvador da RTP1  (2ª feira, 21h00).

“Há muitas pessoas com mobilidade reduzida que vivem em situações precárias por falta de meios que lhes permitam seguir com a sua vida e que barram a sua integração e liberdade, vendo-se obrigados a ficar quase permanentemente fechados em casa. Pessoas nestas condições facilmente deprimem e desistem. Queremos mudar esta realidade”, disse o fundador da Associação Salvador, que revelou que “estão agora abertas as candidaturas da acção de qualidade de vida, uma iniciativa que a associação faz todos os anos onde dão apoios directos às pessoas com deficiência que tem falta de meios para atingir os seus objectivos”. “Falta uma cadeira de rodas para conseguir sair de casa, falta um computador para conseguir trabalhar. A pessoa pede o que lhe faz falta e faz um projecto sobre o que é que aquele pedido vai modificar na sua vida e depois de analisarmos atribuímos uma verba”, explicou, acrescentando que o ano passado apoiaram 16 pessoas com 70 mil euros.

Salvador Mendes de Almeida, há 12 anos, regressava a casa após uma saída com amigos e adormeceu ao volante da sua mota, na Quinta do Lago, no Algarve. Bebera duas ou três cervejas e estava cansado e o resultado do acidente foi uma lesão vertebro-medular que lhe alterou por completo a sua vida. “Nunca pensamos que nos acontece a nós”, sublinhou, acrescentando que o primeiro confronto com a realidade foi muito difícil mas teve de aprender a viver com as suas limitações físicas. Dedicou-se à fisioterapia, continuou a estudar e nas alturas que queria desistir teve sempre o apoio e força da família e amigos. Finalizou o Curso Superior de Marketing e Publicidade, tirou o curso de mergulho adaptado e está a iniciar a modalidade de vela adaptada. Bem disposto e sempre sorridente, tentou transmitir aos jovens presentes que “o mais importante é a pessoa aceitar-se e lutar pelo que a faz feliz”.

Mostrou-se satisfeito de ver um auditório cheio de jovens, referindo que é nos adolescentes que tenta apostar para transmitir a sua mensagem porque “são eles que vão ser futuros líderes, pessoas que vão trabalhar nas empresas e jornais e são eles que têm mostrado uma sensibilidade muito grande para esta temática”. Revelou ainda que a grande afluência também foi resultado do bom sinal e da força da comunicação do grupo da escola Raul Proença que fez o trabalho. “Quando se trabalha a sério e fazem-se projectos giros que envolvem toda a comunidade, as pessoas de facto ficam muito sensibilizadas e fico muito contente com esta recepção”, disse Salvador, que entregou um diploma de Menção Honrosa às alunas autoras do projecto que ficou em 2º lugar.

O desafio lançado pela Associação Salvador às escolas, em Setembro de 2010, para desenvolverem uma campanha de sensibilização sobre a “integração das pessoas com deficiência e/ou acessibilidades” levou a que seis alunas do 12º ano da Escola Secundária Raul Proença das Caldas da Rainha, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, desenvolvessem um trabalho sobre pessoas com deficiência motora e a sua integração na sociedade. O grupo constituído por Adriana Nunes, Ana Rita Carvalho, Denise Francisco, Inês Marques, Juliana Serrazina e Mariana Pereira desenvolveu o seu projecto fazendo uma abordagem sob o lema  “Não deixe que as barreiras da sua mente se tornem realidade!”. As jovens usaram o basquetebol em cadeira de rodas como mote principal da campanha.

Todas as escolas que fizessem um trabalho recebiam uma visita de Salvador Mendes de Almeida ou de um voluntário da Associação Salvador que também tivesse um testemunho de vida marcante para contar. Por isso, a vinda de Salvador a Caldas da Rainha deveu-se a estas estudantes que continuam a “fazer a diferença” com o projecto “Sobre Rodas”. Outra iniciativa destas alunas inspiradas no programa de televisão de Salvador foi proporcionar a concretização de um sonho ao aluno da Escola Raul Proença, Pedro Duarte, de 16 anos, um sportinguista ferrenho. Este jovem lutador poucos dias depois de nascer foi submetido à primeira de cinco cirurgias ao coração, devido a uma malformação cardíaca (só possui um ventrículo e um aurículo) e a anestesia da segunda cirurgia teve como consequência a paralisia dos membros inferiores. Aos 16 anos, já fez mais três operações, duas às pernas e a terceira aos rins, o que lhe deu alguma mobilidade nos membros inferiores, com a sua deficiência a ser designada por paraparesia. O jovem Pedro, acompanhado pelo grupo “Sobre Rodas”, foi surpreendido com uma visita à Academia Sporting/Puma, onde pôde conviver com todos os elementos da equipa de futebol profissional do clube, sendo ainda convidado para assistir, num camarote VIP, ao jogo com a Naval.

Esta iniciativa foi inserida na semana Raul Proença 2011 que teve lugar de 28 de Fevereiro a 4 de Março e contou com a realização de dezenas de actividades culturais, desportivas e científicas ou de puro entretenimento que, mais uma vez, mostraram a pujança do Projecto Educativo da Escola Secundária Raul Proença.

Marlene Sousa

 

Offline marlene

  • Utilizador
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
  • Eu...
  • Tem deficiência: Sim
Re: Salvador Mendes de Almeida
« Responder #1 em: 10/03/2011, 19:26 »
 
Muito Bom, Parabéns!
;)
 

Offline Cris

Re: Salvador Mendes de Almeida
« Responder #2 em: 10/03/2011, 20:04 »
 
Excelente iniciativa :)
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo