iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Lar e Centro de Actividades para pessoas portadoras de deficiência em Mação  (Lida 230 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rui sopas

 
Lar e Centro de Actividades para pessoas portadoras de deficiência em Mação

Lar e Centro de Actividades para pessoas portadoras de deficiência em Mação

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, considera que o novo Centro de Actividades Ocupacionais é um projecto estruturante para o concelho (FOTO – CM Mação)


Equipamento agora inaugurado vai ser dinamizado através de um protocolo estabelecido com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA).
O município de Mação concluiu a reabilitação do edifício do antigo quartel dos bombeiros e a instalação de um Centro de Actividades Ocupacionais, a par de um lar residencial para pessoas com deficiência. O projecto vai ser dinamizado através de um protocolo estabelecido com o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA).

O espaço, inaugurado no sábado, 3 de Julho, por Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação, Renato Bento, director do Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, e Luís Francisco Filipe, vogal executivo do Centro 2020, representou um investimento na ordem de um milhão e 250 mil euros, dos quais 900 mil euros suportados pela autarquia e o restante com apoio do Plano de Acção de Regeneração Urbana (PARU).

“É um momento extraordinariamente importante porque assinala a reabilitação de um edifício emblemático no centro histórico, que contou com o apoio do PARU para a sua requalificação e poder destiná-lo a um projecto de cariz social”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Mação. Vasco Estrela salientou também a importância deste projecto pela “envergadura que tem em termos sociais, económicos e pela criação de emprego que o mesmo irá representar”.

O CAO - Centro de Atividades Ocupacionais para Pessoas e Jovens Deficientes em Mação -, e o lar residencial podem incluir “até cerca de 40 utentes e gerar 20 novos postos de trabalho”, disse o autarca, tendo referido que o espaço “estará a funcionar a 100% no início de Setembro”.

O projecto resulta de um protocolo assinado em Julho de 2017 com o CRIA para que o concelho de Mação ganhasse esta valência, uma vez que cerca de duas dezenas de utentes são transportados diariamente para Abrantes, a cerca de 30 quilómetros, para poderem ser acompanhados por profissionais.

Pretende-se que seja “um centro onde os jovens estarão no seu dia-a-dia, alguns só em dia, e outros que viverão lá eternamente ou muito perto disso”, entendendo Vasco Estrela que “é um projecto “estruturante” e que tem a “mais-valia de ser no centro da vila”.

[/size]


Fonte: https://omirante.pt/sociedade/2021-07-09-Lar-e-Centro-de-Actividades-para-pessoas-portadoras-de-deficiencia-em-Macao-84700cce
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo