iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Braga: Ricardo Silva pretende descentralização de competências na área social  (Lida 169 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rodrigosapo

 
Braga: Ricardo Silva pretende descentralização de competências na área social
Redação
30 de Agosto 17:44

© Ricardo Silva
Ricardo Silva, candidato independente à Junta de São Victor, reuniu com João Nogueira e Eva Ferreira, da Cáritas de Braga, a fim de potenciar laços de cooperação na área social, nomeadamente no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade financeira ou sem retaguarda familiar.

 
Ao longo da conversa, João Nogueira, presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, fez uma abordagem ao trabalho da entidade, realçando as várias valências como o atendimento social, o refeitório, o gabinete de apoio à vítima, banco de ajudas técnicas, o balcão alimentar, o balneário, as residências partilhadas, entre outras.

Atualmente, a Cáritas de Braga está a desenvolver projetos futuros com foco na empregabilidade e nas comissões sociais, sobretudo ao nível dos contratos locais de desenvolvimento social (CLDS), com o intuito de fazer a diferença na vida das pessoas.


 
A candidatura “Ricardo Silva 2021”, que nesta reunião se fez representar pelo primeiro candidato, bem como por Fátima Leitão e Helena Lessa, assumiu que “a parceria da Junta de Freguesia de São Victor com a Cáritas terá continuidade, sendo reforçada ao nível da cooperação para a formação e ações de sensibilização”.

Para Ricardo Silva, “o trabalho da Cáritas é exemplar na sua articulação com os vários parceiros e o tipo de resposta que aqui é prestado deve ser reforçado”.


 
O candidato subscreveu que a comissão social de São Victor “deve proceder a um diagnóstico e levantamento das necessidades da freguesia, para que as instituições possam desenhar uma estratégia focada na resolução dos problemas identificados”.

Uma vez que a freguesia de S. Victor possui várias instituições de matriz assistencialista, Ricardo Silva propõe a realização de uma “Mostra das Instituições Sociais” para que as entidades “se conheçam”, possibilitando o desenho de uma estratégia comum e potenciando projetos em rede.

Para a candidatura “Ricardo Silva 2021”, “o próximo ano será um verdadeiro desafio na área social, uma vez que com o fim das moratórias concedidas no período da Covid-19, alguns cidadãos e as suas famílias poderão mergulhar num cenário de profunda instabilidade financeira”. “O facto dos preços da habitação estarem, neste momento, muito altos, pode impossibilitar o acesso a habitação digna. Além do mais, a descentralização de competências, para os Municípios, na área social,  pode constituir a oportunidade da Junta de Freguesia de São Victor assumir a gestão de um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)”, refere.

“Temos na área social um eixo prioritário de atuação”, diz Ricardo Silva. “A Junta de Freguesia de São Victor tem tido uma resposta irrepreensível na assistência à pessoa, porque desde o enxoval “Um Bebé… Um Sorriso”, ao Banco de Ajudas Técnicas, passando pelo Balcão Alimentar, pelo Banco de Troca de Livros e pela Ceia de Natal para pessoas sem retaguarda familiar, todos os nossos cidadãos encontram ajuda, esperança e uma palavra amiga”, reforça o candidato independente.

Ricardo Silva finalizou esta reunião com a Cáritas, enaltecendo o trabalho desta estrutura e assumindo o reforço de cooperação na área social.


Fonte: https://bragatv.pt/braga-ricardo-silva-pretende-descentralizacao-de-competencias-na-area-social/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo