iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Lar para ajudar jovens com deficiência mental (e os seus pais) nasce em Faro  (Lida 219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sininho

 
Lar para ajudar jovens com deficiência mental (e os seus pais) nasce em Faro
Por Hugo Rodrigues • 30 de Junho de 2022 - 6:00
Associação Algarvia lançou a primeira pedra do seu novo Lar Residencial



Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Para a esmagadora maioria dos pais, um dos maiores medos é sobreviver aos seus filhos. Mas para aqueles que têm filhos portadores de deficiência, o dilema que enfrentam é o oposto: o de morrer e deixar os seus filhos desamparados, sem ter quem cuide deles. É a pensar nestes pais, mas não só, que a Associação Algarvia vai construir um Lar Residencial em Faro.

A primeira pedra do Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), foi lançada na passada semana e a ideia é que esta nova resposta social esteja pronta no final de 2023.

A sua construção permitirá à instituição algarvia, mais conhecida por Associação Algarvia, sair das suas atuais instalações, situadas em edifícios antigos da Rua Compromisso, na Baixa de Faro, onde está desde o final dos anos 60 do século XX.

Com este investimento de cerca de 3,16 milhões de euros será possível «cumprir um sonho antigo» dos pais, de quem trabalha diariamente com as crianças e jovens apoiados pela instituição e dos muitos que apoiam esta causa.

«Vamos ver se conseguimos juntar tudo no mesmo espaço, neste terreno que nos foi cedido pela Câmara. Temos aqui mais de 2 mil metros quadrados de construção, onde pretendemos concentrar todas as respostas que estão disseminadas na Rua do Compromisso e, se for possível, a do CAO de Santa Bárbara de Nexe», revelou ao Sul Informação Jorge Leitão, presidente da direção da AAPACDM.

 



A ideia é «congregar aqui as diferentes valências», nomeadamente a escola e a componente de formação profissional que já existem e funcionam nas atuais instalações, mas também um Lar Residencial, uma nova resposta social que permitirá criar 30 novas vagas para acolhimento.

Também aumentarão em 32 as vagas no Centro de Atividades Ocupacionais e serão criados 36 novos postos de trabalho, quando a obra for concluída.

Na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo edifício, durante a qual foi enterrada no local uma cápsula do tempo, também foi convidada a dar o seu testemunho Eliane Cruz, antiga presidente da direção da Associação Algarvia, que lançou o processo que culminou no lançamento desta obra.

«Comecei a trabalhar na AAPACDM em 1991, como médica. Mais tarde, fui presidente durante 11 anos. A criação deste lar é um sonho antigo, principalmente dos pais e dos seus filhos que são apoiados pela associação. Estes são os únicos pais que têm medo de morrer antes dos seus filhos, por causa do medo de abandono e da preocupação com o futuro», ilustrou.

Mas o novo edifício também permitirá que a associação tenha melhores condições para cumprir outra das suas missões: a de preparar estes jovens para a vida.

«O que se pretende é que todos eles consigam ser autónomos em termos de capacidade de trabalho, arranjar-lhes um local para trabalhar. Este é um local onde os utentes entram crianças e não têm momento de saída. Temos aqui “miúdos” de 50 anos», ilustrou Jorge Leitão.

 
Eliana Cruz e Jorge Leitão
 

Para o presidente da Associação Algarvia, agora é preciso «trabalhar bem, dar corda aos sapatos e ter cuidado», uma vez que «as regras do financiamento europeu são muito rígidas e o castigo pelo incumprimento são cortes no financiamento».

«Vamos lançar-nos ao trabalho imediatamente, porque temos de acabar a obra antes do final de Dezembro de 2023», disse.

Jorge Leitão confia que o empreiteiro escolhido vai ajudar. «Tivemos muita sorte de ser aqui a Rolear On a ganhar o concurso, porque é uma empresa aqui de Faro e que nos conhece bem», disse.

A obra do futuro Lar Residencial e Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Algarvia será comparticipada em 60% pelo Programa Operacional CRESC Algarve2020. A restante verba necessária será garantida pela Câmara de Faro, que «apoiará com cerca de um milhão de euros», e pela «cedência de dois edifícios que a associação tem na Rua do Compromisso, um dos quais uma casa apalaçada».

 

Fonte: https://www.sulinformacao.pt/2022/06/lar-para-ajudar-jovens-com-deficiencia-mental-e-os-seus-pais-nasce-em-faro/?fbclid=IwAR2fkeLfPzxARaEkmm9T90ev_amQpR5Nc_lxJma7DYTGA5ZSujdwrB6S3VU
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo