Mobilidade para todos
A plena acessibilidade, para todos os clientes, é um objectivo e uma prioridade para nós.
Como tal, todas as estações mais recentes comportam meios mecânicos facilitadores de mobilidade, como sejam escadas e/ou tapetes mecânicos e elevadores indispensáveis à plena acessibilidade para todos os clientes.
Neste momento, na nossa rede de 46 estações (compreendendo 4 estações de correspondência entre linhas), possuímos 180 escadas mecânicas, 82 elevadores e 10 tapetes rolantes sendo que são 27 as nossas estações com acessibilidade plena a clientes de mobilidade reduzida.
A atenção para com os clientes de mobilidade reduzida foi tida igualmente em conta no projecto e execução das linha de controlo de acessos, existindo, em cada linha de controlo, canais especiais (mais largos) para quem necessite.
Com vista à acessibilidade plena, a todos os nossos clientes, a informação no interior dos comboios, com indicação da próxima estação, e as informações nas estações (cais e átrios), nomeadamente as relativas a perturbações no serviço, são simultaneamente sonoras e afixadas em painéis electrónicos. De igual modo, o aviso de fecho de portas é simultaneamente sonoro e luminoso.
As máquinas automáticas de venda de títulos existentes nas nossas estações, num total de 247, possuem as adaptações necessárias para cegos e amblíopes.
Encontra-se actualmente em curso o desenvolvimento do Sistema de Encaminhamento de Pessoas com Deficiência Visual, em articulação com a ACAPO, SNRIP e REFER com vista à sua futura implementação nas nossas estações.
Nas nossas estações tudo faremos para atender e facilitar o acesso a quem mais necessite. De qualquer forma e se tiver necessidades especiais, não deixe de consultar as estações onde tenciona iniciar e terminar a sua viagem, para verificar se são estações onde a acessibilidade já é plena a pessoas de mobilidade reduzida, estando estas funcionalidades indicadas nos diagramas da rede.
Aconselhamos as pessoas de mobilidade reduzida a viajarem acompanhadas.
Veja aqui estações acessíveis:
http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=79