Duas praias de Viana "sem barreiras" em agosto para pessoas com mobilidade reduzida 09 julho, 2024 às 14:25Ana Peixoto Fernandes - Jornalista
Praia do Cabedelo
Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
A câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira um protocolo com a Associação de Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) para que, em agosto, duas praias daquele concelho, sejam “sem barreiras” para cidadãos com mobilidade condicionada.
Serão abrangidas as praias do Cabedelo e da Foz do Lima. Durante o período de 1 a 31 de agosto, entre as 9 e as 13 horas, três técnicos especializados da APPACDM vão dar apoio no areal a banhista com dificuldades de locomoção ou outras, que pretendam deslocar-se e entrar na água com cadeiras anfíbias.
Segundo a proposta aprovada, o projeto "Praia sem Barreiras" assume-se como "instrumento de dinamização do desenvolvimento do turismo acessível e de promoção da política municipal de equidade social, permitindo que todos usufruam de praia no concelho de Viana do Castelo”.
"É neste contexto que o município suporta as despesas da prestação de serviços realizada pela APPACDM - Delegação de Viana do Castelo”, refere, informando que os encargos financeiros se estimas em cerca de oito mil euros.
À APPACDM cabe, no âmbito daquele protocolo, prestar “consultadoria na área das acessibilidades nas praias, a disponibilização de cadeiras anfíbias, o transporte dos utentes, entre o areal e a água, a capacitação da equipa constituída, a divulgação e comunicação dos projetos e a segurança dos utentes”.
Fonte: jn.pt Link:
https://www.jn.pt/7079060356/duas-praias-de-viana-sem-barreiras-em-agosto-para-pessoas-com-mobilidade-reduzida/