iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: “Cidade não é fácil para me deslocar”  (Lida 542 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

“Cidade não é fácil para me deslocar”



A mobilidade é um dos principais problemas que Filipa Bento, de 33 anos, encontra no seu dia-a-dia, em Coimbra.


"Não é uma cidade fácil para um deficiente se deslocar. Existem muitos obstáculos, alguns parecem simples, mas complicam-nos os movimentos", refere. O caso mais flagrante apontado por Filipa encontra-se no Serviço de Finanças, na avenida Fernão de Magalhães. A repartição, distribuída por vários andares, não proporciona acessos para deficientes.

"Está prevista a remodelação de instalações de modo a que o esclarecimento dos contribuintes possa ser feito, de preferência, no rés--do-chão, facilitando o acesso do público em termos gerais", esclareceu o Ministério das Finanças e da Administração Pública ao CM.

Na Câmara Municipal de Coimbra, segundo Filipa Bento, uma rampa em pedra apresenta um pequeno degrau que causa problemas de autonomia no acesso ao átrio principal. "Uma vez que existe esse problema, vamos tentar resolver", adianta o Município. Também as rampas de acesso à Loja do Cidadão, de acordo com Filipa, têm um "excesso de inclinação", sendo construídas em "material que faz a cadeira escorregar".

"CRIAR EMPREGO PARA TODOS"

Um dos maiores sonhos de Filipa Bento, de 33 anos, licenciada em Relações Internacionais, está prestes a concretizar-se: criar a própria empresa. A On-line 24 será um negócio especial. Filipa vive em Coimbra e sofre de paralisia cerebral desde que nasceu. Desloca-se em cadeira de rodas, mas a doença nunca foi um obstáculo aos seus objectivos. "Vamos prestar apoio virtual e realizaremos vários serviços informáticos, como tradução de textos, pesquisa de informação, trabalhos em Powerpoint. Será tudo feito através da internet", explica Filipa. Os custos são elevados, mas o material de escritório está garantido. "A Associação Salvador, através do projecto que apresentámos, contemplou-nos com computadores, impressoras e material de escritório. Foi uma ajuda muito boa, porque sem eles este sonho não seria possível", destaca Filipa Bento.

"Será um projecto economicamente sustentável. Vamos tentar ser o mais independentes possível", diz. No projecto apresentado, além da empresa, está contemplada a criação de uma associação. "O objectivo é prestar apoio domiciliário a pessoas com dificuldades e criar emprego para pessoas com deficiência", diz.


CM
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo