Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: FCUP melhora acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida  (Lida 14 vezes)

migel e 12 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

 
FCUP melhora acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida

20.05.26

Por Renata Silva / FCUP
 
Melhorias implementadas nos edifícios da FCUP foram apoiadas pelo Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos - Acessibilidades 360º.
Melhorias implementadas nos edifícios da FCUP foram apoiadas pelo Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos - Acessibilidades 360º. FOTO: SIC.FCUP
Nos últimos anos, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) tem vindo a apostar em medidas para melhorar as condições de acessibilidade dos seus edifícios para pessoas com mobilidade reduzida. Algumas destas alterações tiveram o apoio financeiro do PRR – Acessibilidades 360º – Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência.

Ao abrigo deste financiamento, estão a ser colocadas, em todas as escadas, fitas antiderrapantes e com contraste visual, para prevenir quedas, por exemplo.

Foram ainda colocados corrimãos em falta, por exemplo, no edifício FC6, um dos primeiros a ser intervencionado. Numa intervenção já realizada em 2021, mas que há muito precisava de ser realizada, o Auditório Ferreira da Silva foi equipado com uma plataforma elevatória de acesso ao palco para facilitar a entrada de pessoas em cadeira de rodas.

Em 2024, a Faculdade conquistou um outro financiamento PRR para intervenção no edifício FC1, que integra o Departamento de Matemática e a Biblioteca. “Neste edifício, substituímos as portas de entrada e colocamos ainda um sistema de abertura automática de uma das portas, que coexiste com o sistema manual”, refere Lucinda Lima, vogal do Conselho Executivo da FCUP com o pelouro das Infraestruturas, Manutenção e Sustentabilidade. Este sistema, não obrigatório, foi um aspeto que a FCUP quis acrescentar para facilitar o acesso ao edifício.

“Será em princípio para replicar numa das portas de cada uma das entradas dos edifícios do Campo Alegre”, garante Lucinda Lima.

Embora o financiamento tenha sido centrado no FC6 e FC1, todos os edifícios da FCUP foram alvo de melhorias gerais, como a aplicação das fitas, corrimãos em falta e alarmes em WC de mobilidade reduzida.

Este trabalho foi realizado com a colaboração dos Serviços de Infraestruturas, Manutenção e Sustentabilidade, que antes identificaram as diferentes necessidades de melhoria dos edifícios, à luz da legislação aplicável.

O objetivo é continuar este trabalho para que a FCUP seja cada vez mais acessível a todos.



Fonte: https://noticias.up.pt/2026/05/20/fcup-melhora-acessibilidade-para-pessoas-com-mobilidade-reduzida/
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Nandito

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo