iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Mozaik lança um novo conceito de sinalização tátil com fácil instalação e alto c  (Lida 3408 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Mozaik lança um novo conceito de sinalização tátil com fácil instalação e alto conteúdo de design



O principal conceito desta linha de produtos é permitir a adaptação para acessibilidade de edificações existentes – notadamente aquelas
tombadas pelo patrimônio histórico – sem necessidade de obras civis e com baixa interferência na arquitetura, sem perder nada em relação à sua função e, por outro lado, incorporando conteúdo estético e de design.

O grande destaque é a introdução do aço inox como elemento construtivo e estético para os elementos táteis tanto de alerta quanto direcionais. Além disso, a instalação poderá ser feita por pino-cola ou parafusos, o que permite a adaptação de pisos táteis sobre madeira, carpete, cimento, pedras, cerâmica etc.

INTRODUÇÃO, HISTÓRICO E CONCEITO
Os primeiros pisos táteis foram criados pelo inventor japonês Seiichi Miyake em 1965 e, utilizados pela primeira vez na cidade de Okayama em 1967. Desde sua criação, os “Tenji blocks” como ficaram conhecidos na época, não foram significativamente alterados. Com o passar do tempo, este produto foi simplesmente adaptado e normatizado em diferentes países, se espalhando rapidamente pelo mundo, principalmente a partir do fim da década de 80. O conceito, altamente intuitivo, baseia-se em relevos que podem ser sentidos por meio dos pés de quem caminha sobre eles. Os relevos oblongos indicam direção – pisos táteis direcionais. Já os domos redondos – pisos táteis de alerta - indicam a presença de algum tipo de perigo que demande maior atenção ao pedestre tais como: mudanças de nível no piso (degraus, rampas ou plataformas), presença de obstáculos fixos ou suspensos, elevadores e outros elementos arquitetônicos. Além dos relevos que podem ser sentidos e traduzidos em informação, é parte do conceito desse produto o contraste visual em relação ao piso adjacente, para auxiliar sua percepção por pessoas de baixa visão.

Os pisos táteis, tanto de alerta quanto direcionais, podem ser classificados em três tipos, conforme a forma de instalação. Os pisos táteis integrados, como o próprio nome indica são instalados no mesmo nível do piso existente. Os pisos táteis de sobreposição são colados sobre o piso existente, utilizando geralmente um adesivo de contato. Os elementos táteis são instalados sobre o piso existente, por meio de um furo dentro do qual é introduzido um pino com adesivo ou um parafuso, conforme o tipo de substrato, deixando o domo em relevo positivo.

No Brasil, a Norma ABNT NBR 9050/2004 estabelece os padrões geométricos dessa sinalização. As principais leis que regulamentam a acessibilidade são as Leis Federais 10.048/2000 e 10.098/2000, bem como o Decreto 5296/2004, que regulamenta ambas. Também é muito importante a Resolução CPA/SMPED-G/015/2008. Nesta Resolução da Comissão Permanente de Acessibilidade do Município de São Paulo, passam a ser aceitos os Elementos Táteis ou a Sinalização Tátil por Elementos. Neste conceito, amplamente utilizado em vários países, principalmente Austrália, Reino Unido, Nova Zelândia, Japão e Singapura, os relevos táteis são elementos isolados e já não são parte de um piso propriamente dito. Pelo contrário, os elementos podem ser instalados sobre pisos existentes, construídos em quase qualquer tipo de material, desde que se mantenham dentro da geometria estabelecida pelas normas e, que apresentem um nível de contraste importante em relação ao piso sobre o qual estão instalados.

A linha de pisos e elementos táteis da Mozaik foi desenhada para satisfazer à demanda por produtos voltados para a arquitetura inclusiva, mas que carregam alto conteúdo de design e, que representem pouca interferência na arquitetura ou que até mesmo contribuam para o resultado estético.


VANTAGENS
Ao contrário de outros produtos, principalmente os de sobreposição, que interferem e comprometem a estética, os elementos táteis da Mozaik, atendem à legislação sem deixar de agregar conteúdo de design aos projetos, principalmente na arquitetura corporativa de alto padrão. Além da interferência estética, os pisos de sobreposição colados, costumam ter vida útil curta, apresentar descolamento prematuro e certa fragilidade diante do esquema de limpeza e manutenção típico para locais de alto tráfego.

Uma das principais vantagens - além do design - é a facilidade de instalação sobre qualquer tipo de piso existente – concreto e cimentícios, granito, mármore, cerâmica, porcelanato etc - e, até mesmo carpete e madeira, sem necessidade de obras civis. Ao mesmo tempo, os materiais utilizados na fabricação dos elementos táteis – Poliuretano Termoplástico e Aço Inoxidável – são materiais de altíssima durabilidade e resistência ao desgaste.

Comparado ao PVC ou à borracha – materiais usuais para a confecção de pisos táteis de sobreposição – o Poliuretano Termoplástico apresenta propriedades superiores em todos os quesitos: resistência ao desgaste (haja vista que é utilizado em solados de calçados, tubulações para o transporte de minérios altamente abrasivos e, até mesmo em amortecedores para trilhos de trem), resistência contra o corte e cisalhamento, resistências química e contra o impacto, dentre outras.

Já o aço inox, utilizado na maior parte da Linha como elemento construtivo ou decorativo, traz consigo a idéia de valor e sofisticação inerente aos metais. O aço ABNT 304 usado na Linha Dome é o mesmo metal que constitui nossos talheres e utensílios domésticos. Esta liga apresenta excelentes propriedades mecânicas e químicas, além do brilho característico do aço inox. O resultado é uma estética contemporânea que associada às funções tátil e de contraste visual, é capaz de imprimir uma atmosfera agradável, sem descaracterizar a arquitetura e o revestimento do piso.
- Pouca interferência na Arquitetura;
- Alto conteúdo estético e de design;
- Instalação por furo e cola ou com parafuso;
- Instalação sobre cerâmica, porcelanato, pedras, concreto, madeira ou carpete já existentes – Adaptação e Reforma;
- Dispensa obras civis ou danos ao piso existente;
- Durabilidade e resistência.


Fonte: www.mozaik.com.br

 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo