iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: João Varela percorre EN125 em cadeira de rodas contra o «flagelo» das estradas  (Lida 797 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
João Varela percorre EN125 em cadeira de rodas contra o «flagelo» das estradas

Por Pedro Lemos • 28 de Setembro de 2019 - 10:20
Iniciativa decorre durante a campanha eleitoral para alertar também os partidos políticos

Pedro Lemos



João Varela é tetraplégico e vai percorrer, de cadeira de rodas elétrica, a EN125, de uma ponta à outra. A aventura começa esta segunda-feira, 30 de Setembro, com o objetivo de alertar para o «flagelo» que é circulação nesta estrada, bem como para as «más condições de acessibilidade que existem um pouco por todo o Algarve».

A viagem pela EN125, propriamente dita, só começará na quarta-feira. É que no primeiro dia, João Varela irá de Odeceixe até Bordeira e, no segundo, de Aljezur até Sagres.

A partir daí serão oito dias a percorrer os 157,5 quilómetros da estrada que liga o Algarve de uma ponta a outra – de Sagres a Vila Real de Santo António.

«Pensei em fazer esta iniciativa devido ao flagelo que temos tido com as portagens na Via do Infante que se repercute na EN125 que tem mais tráfego e maior sinistralidade. Penso que para melhorar a questão da mobilidade no Algarve, as portagens têm de acabar na A22», considerou João Varela, que é coordenador do Centro de Vida Independente, no Algarve, ao Sul Informação.

 

A altura para fazer a travessia na estrada, que teve obras efetivas apenas no troço entre Sagres e Faro, também não é inocente. «Estou a fazê-lo nesta altura, de campanha eleitoral, para, de alguma forma, penalizar os partidos e os alertar para este problema», disse.

«Vamos fazer entre 20 a 30 quilómetros todos os dias. Sempre eu e o meu assistente pessoal. A ideia é irmos parando para falar com as pessoas, sensibilizando-as para esta temática. Também vamos aproveitar para visitar as cidades por onde formos passando para fazer essa sensibilização», acrescentou.

Com esta iniciativa, além das questões da EN125 e da A22, João Varela quer alertar para um problema ainda maior. E que sente na pele todos os dias: «a falta de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida».

«Na maior parte das cidades do Algarve, essas acessibilidades são más. Por isso, temos a ideia de, sempre que passarmos por um local, fazermos um género de um pequeno vídeo como forma de alerta», explicou.

Depois desta epopeia na EN125, João Varela já tem outra ideia.

No próximo ano, a ideia é «ir do Algarve a França, também de cadeira elétrica, para alertar para a crise energética e todos estes problemas das alterações climáticas», concluiu.

 

Percurso de João Varela na EN125:
 

30 de Setembro: Odeceixe – Bordeira (Aljezur)

1 de Outubro: Aljezur – Sagres

2 de Outubro: Sagres – Lagos

3 de Outubro: Lagos – Portimão

4 de Outubro: Portimão – Albufeira

5 de Outubro: Albufeira – Quarteira

6 de Outubro: Quarteira – Faro

7 de Outubro: Faro – Olhão

8 de Outubro: Olhão – Tavira

9 de Outubro: Tavira – Vila Real de Santo António


Fonte: https://www.sulinformacao.pt/2019/09/joao-varela-percorre-en125-em-cadeira-de-rodas-contra-o-flagelo-da-mobilidade/?fbclid=IwAR0YV2BjlX_8Gv69eZfEKp5q_LQwWNA3oKkojPl20FjUYz53uN1uYUwpJwk
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: rui sopas, Ana-S

Online Ana-S

 
Ah valente!
Há falta de condições de acessibilidade em todo o lado. Por isso é sempre necessário tomar este tipo de iniciativas para alertar toda a população.
Vá com cuidado!
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: migel, rui sopas

Online migel

 
Jovem atravessa região do Algarve em cadeira de rodas

João Varela quer alertar para os problemas de mobilidade nas estradas algarvias.
Rafael Domingues

3 de Outubro de 2019 às 08:44
Foto: Nuno Alfarrobinha

Viagem de João Varela em cadeira de rodas começou em Odeceixe e só termina em Vila Real de Santo António

João Varela, de 28 anos, tetraplégico, já está a atravessar o Algarve numa cadeira de rodas, numa viagem de 10 dias. O jovem, que está a ser acompanhado por dois amigos, partiu de Odeceixe na passada segunda-feira e tem como objetivo chegar a Vila Real de Santo António dia 10 deste mês.

O jovem está a colocar em prática o projeto MO-Algarve. Irá fazer o percurso numa cadeira de rodas elétrica porque, "devido às más acessibilidades e ao pavimento da EN125", não é possível usar a sua pessoal.

À partida para a terceira etapa, que ligou Sagres a Lagos, João alertou para a "a necessidade de se abolir as portagens da A22, para que o excesso de tráfego que a EN125 concentra passe a circular com mais regularidade na autoestrada que cruza o Algarve".

O objetivo é percorrer uma média de 20 a 30 quilómetros por dia e ir falando com as pessoas sobre os vários problemas. A altura para realizar a viagem não foi ao acaso. "Em momento de campanha eleitoral, estas iniciativas têm outra visibilidade e eu espero que alguns dos problemas que estou a alertar possam ser resolvidos", referiu.

Esta quarta-feira, no trajeto entre Sagres e Lagos, o jovem começou a percorrer os 157,5 km da EN125, que começa no concelho de Vila do Bispo e termina em Vila Real de Santo António. Esta quinta-feira, irá percorrer o percurso entre Lagos e Portimão.

A iniciativa foi preparada com um mês de antecedência, com a definição dos percursos e horários. No próximo ano, João Varela tem como objetivo ir do Algarve até ao Sul de França, também de cadeira de rodas, como forma de alertar para as alterações climáticas.



Fonte: CM
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo