iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Portadores de deficiência vão testar acessibilidades na cidade de Paredes  (Lida 110 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Ana-S

Iniciativa insere-se nas actividades da Semana Europeia da Mobilidade no concelho. Câmara quer saber o que está bem e o que é preciso mudar. Acções planeadas visam ainda incentivar a caminhada e o uso de bicicleta.



“Mobilidade” e “sensibilização”. São essas as duas palavras chave das acções previstas pela Câmara Municipal de Paredes para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade.

“Há muito a fazer no concelho de Paredes pela mobilidade. Há um longo caminho a percorrer”, reconheceu o presidente da autarquia durante a apresentação do evento. “A sensibilização é o primeiro passo e o objectivo principal desta semana”, explicou Alexandre Almeida, reconhecendo que Paredes tem problemas causados pela orografia do território, mas também pelas dificuldades com transportes públicos, que estão a tentar resolver. “Já está a ser lançado pela Área Metropolitana do Porto o concurso que vai aumentar o número de carreiras e a sua frequência”, lembrou.

Um dos principais enfoques passa por tornar a cidade mais acessível a quem tem mobilidade reduzida. Essa será uma das grandes acções desta Semana, que vai levar pessoas com deficiência a percorrer a cidade mostrando o que está bem e mal e o que há a fazer, assumiu Alexandre Almeida. “Queremos que haja acessibilidade. Mesmo na Câmara há pontos já identificados que é preciso alterar”, reconheceu. As acções planeadas visam ainda incentivar a caminhada e o uso de bicicleta. O presidente da Câmara lembrou que algumas das bicicletas de uso partilhado, que passaram anos desactivadas e por reparar nos armazéns da autarquia, têm sido arranjadas e colocadas nos parques de lazer, como Louredo e Bitarães.

E porque não se pode querer que as pessoas usem outros transportes, como o comboio, sem alternativas, o autarca adiantou que o parque de estacionamento junto à estação de Paredes será reformulado para aumentar o número de lugares. Está também em fase final o concurso que vai permitir criar um parque de estacionamento no espaço da antiga ETAR, criando mais 151 lugares.

    Programa com acções destinadas às escolas e à população em geral

O tema da Semana Europeia da Mobilidade deste ano é “Caminha Connosco”, ressalvando os benefícios ambientais, e não só, de caminhar e pedalar. Uma actividade “gratuita ou de custo acessível e em que as viagens podem ser partilhadas com amigos e familiares”, explicou Luís Carvalho, técnico da Câmara que apresentou o programa.

Ler mais aqui: https://verdadeiroolhar.pt/2019/09/03/portadores-deficiencia-vao-testar-acessibilidades-na-cidade-paredes/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo