Torres Vedras vai passear séniores e cidadãos com mobilidade reduzida em bicicletas adaptadasLusa|18:01Proojeto "Pedalar sem idade" tem como objetivo "contribuir para o combate à solidão não desejada e o isolamento social.A Câmara de Torres Vedras lançou o programa "Pedalar sem idade", através do qual cidadãos com mobilidade reduzida e séniores são levados a passear em bicicletas adaptadas conduzidas por voluntários, anunciou esta sexta-feira o município.
O projeto "Pedalar sem idade" tem como objetivo "contribuir para o combate à solidão não desejada e o isolamento social dos seniores e pessoas com mobilidade reduzida através de passeios regulares feitos em bicicletas adaptadas", refere a autarquia do distrito de Lisboa em nota de imprensa.
"Mais do que dar anos à vida, é necessário dar vida aos anos", afirmou a vereadora da Ação Social, Ana Umbelino, citada na nota de imprensa, defendendo que a sociedade tem de criar condições para que o ser humano se sinta realizado em todas as fases da vida.
As bicicletas são conduzidas e pedaladas por voluntários treinados pela Associação Pedalar Sem Idade Portugal.
"O seu exemplo contribuirá seguramente para fortalecer uma cultura de participação e de compromisso cívico para com uma sociedade onde todos, independentemente da sua idade ou condição, encontram o seu lugar", acrescentou a autarca.
Implementado no dia 13, o projeto integra uma bicicleta e conta já com 10 voluntários, informou a autarquia à agência Lusa.
O "Pedalar sem idade" vai desenvolver-se em agosto e setembro, na praia de Santa Cruz, e de outubro a março, na cidade de Torres Vedras, mediante agendamento prévio dos interessados.
Para agosto, durante a fase experimental, estão agendados passeios experimentais nos 22 e 27.
Após o período experimental, o projeto irá manter a frequência semanal, "de acordo com a disponibilidade dos voluntários, em dias fixos a determinar pelo município".
Fonte: cm-tv.pt Link:
https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/20240816-1801-torres-vedras-vai-passear-seniores-e-cidadaos-com-mobilidade-reduzida-em-bicicletas-adaptadas