Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Criado aplicações inovadoras para pessoas com incapacidades  (Lida 1251 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
Criado aplicações inovadoras para pessoas com incapacidades



Os projetos Sainet e Argos têm como objetivo facilitar a integração social e laboral das pessoas com incapacidade através da tecnologia. Os mesmos foram apresentados na Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), em Ciudad Real, Espanha.

«O projeto Sainet desenvolveu uma aplicação de processamento de imagem através do telemóvel que proporciona informações auditivas ao invisual, bem como o número de pessoas que se encontram à sua frente, a sua posição (ângulo e distância estimada) e os aglomerados que se formam. De acordo com diferentes estudos, estes dados são fulcrais para a interação de pessoas com problemas visuais com o ambiente laboral, já que lhes dão parte da informação que se comunica entre pessoas com visão normal, em que 65% provém do contacto visual e outras “pistas” não-verbais», esclarece um comunicado. «Com a solução Sainet, o invisual dispõe de uma solução portátil e não invasiva que facilita a sua relação com o local de trabalho, estando preparada para incorporar futuras melhorias, como a deteção de estados emocionais, “reidentificação” de pessoas registadas, deteção automática de textos ou de obstáculos.»

Entretanto, o projeto Argos «baseia-se na utilização de técnicas de visão e realidade aumentada por computador, que oferece um sistema de ajuda à gestão documental dirigido a pessoas com incapacidade intelectual, visual ou auditiva. O sistema identifica, através de uma câmara, o documento com que o utilizador está a trabalhar e fornece informação visual sobre o mesmo, mediante um pequeno projetor. Com esta projeção, o utilizador pode interagir com o sistema, que o vai guiando pelos diferentes procedimentos que deve seguir para completar uma tarefa, seja através de novas projeções ou de uma locução».

DD
 

Offline Carlos Vasques

 
Estas notícias são fantásticas pois ajudam (e de que maneira) estas pessoas que tanto precisam de ajuda! Nestes dias, vi esta app só para dar mais um exemplo de como esta área está a evoluir: http://www.pcguia.pt/2015/02/bloomidea-lanca-app-internet-segura-para-a-fundacao-para-a-ciencia-e-tecnologia/
Amante da natureza, fã do Benfica e adepto incondicional de jogos de casino
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo