Liftech

Rehapoint
Autopedico

Invacare
TotalMobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Empresa portuguesa desenvolveu dispositivo pª evitar úlceras de pressão  (Lida 1257 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online Sininho

 
Empresa portuguesa desenvolveu dispositivo microeletrónico para evitar úlceras de pressão em doentes acamados

*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***

Porto, 29 out (Lusa) - A Tomorrow Options, "spin-off" INESC TEC/FEUP, apresentou hoje, no Porto, um dispositivo microeletrónico que vai auxiliar as equipas de enfermagem a prevenir o aparecimento das úlceras de pressão em pacientes privados de movimentos.

O MovinSense, colocado no peito do paciente acamado e privado da capacidade de se movimentar sozinho, regista a posição do paciente e comunica via "wireless" com as equipas de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar um paciente.

O objetivo é prevenir o aparecimento de úlceras de pressão, um tipo de ferida facilmente evitável e que, por isso, é consensualmente considerado um erro clínico, mas cujo tratamento é dispendioso, custando em média cerca de quatro por cento do orçamento de saúde de um país desenvolvido.

"Em Portugal não conseguimos obter dados mas, no Reino Unido, por exemplo, o sistema de saúde público gasta atualmente cerca de 3,1 biliões de libras, só com os custos diretos de tratamentos", explicou Paulo Ferreira dos Santos, presidente da Tomorrow Options, uma pequena empresa nascida na Universidade do Porto, que integra 17 funcionários de oito nacionalidades diferentes.

Numa demonstração realizada no Serviço de Cuidados Intermédios no Hospital de S. João com alguns dos pacientes acamados, Paulo Ferreira dos Santos explicou que o MovinSense é o único equipamento do mercado que monitoriza o paciente e não a cama, além de exigir um menor investimento financeiro e ocupar menos espaço de armazenamento.

"Na prática evita a sobre-exposição da mesma área do corpo à pressão, mas permite também alertar o enfermeiro quando o doente está muito agitado", disse.

Dados disponibilizados pela empresa referem que um colchão anti-escaras e uma cama articulada elétrica custam em média mais de 1.000 euros e um colchão com sensores de pressão custa em média mais de 2.000 euros, por exemplo.

Monitorizar 10 pacientes com o MovinSense exige um esforço monetário de "cerca de 6.500 euros", porque "o sistema só requer a compra de um aparelho emissor e de tantos aparelhos recetores quantos os pacientes a monitorizar". Cada aparelho tem um custo inferior a 500 euros e possui uma bateria com autonomia para mais de uma semana.

"O tratamento de uma única úlcera de grau 1 (mais simples) custa cerca de 1.050 euros, que é o equivalente ao investimento em dois dispositivos MovinSense", salientou.

Como tal, frisou o empresário, "o investimento no MovinSense fica amortizado logo que o aparecimento de uma úlcera é evitado".

O MovinSense está pronto a entrar no mercado, estando Tomorrow Options já a negociar a sua distribuição com empresas internacionais.

"A recetividade não tem sido boa, tem sido excelente em todo o lado. Temos interessados na Suécia, no Reino Unido, em Itália, nos EUA. Julgo que não temos em mais porque ainda não conseguimos mostrar o dispositivo em mais países", disse o responsável.

Em Portugal também "há interessados, mas existe alguma dificuldade em conseguir vender enquanto os prazos de pagamento dos hospitais forem estes".

"Temos que pagar a nossa estrutura e o sistema português, com pagamentos a 400 dias, não é de certeza para uma pequena empresa como a nossa, que não tem capacidade financeira para suportar esse custo, infelizmente", lamentou o empresário.

A Tomorrow Options submeteu uma patente com extensão internacional relativa à tecnologia e à sua aplicação.

"Enquanto os prazos de pagamento forem estes, Portugal está excluído, mas não por interesse dos médicos ou dos enfermeiros. Infelizmente não podemos ir mais além porque é impossível vender a um cliente que não paga", acrescentou.

PM.

Lusa/Fim
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo