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Autor Tópico: O pesadelo chamado SNS  (Lida 4292 vezes)

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Offline Urostomizado

O pesadelo chamado SNS
« em: 19/03/2010, 20:57 »
 
Após a cirurgia a que fui submetido há 3 anos atrás que me foram concedidas ajudas técnicas, nomeadamente a comparticipação em 90% do valor das placas e bolsas de urostomia.

Desde há 3 anos atrás que compro, duas vezes por ano, cerca de 200 euros em material de urostomia. Apenas duas vezes por ano. Logo, só peço o reembolso desse material também apenas duas vezes por ano.

Pois não há vez nenhuma que eu o faça que não hajam problemas, ou porque antes não era preciso receita do material para pedir o reembolso e agora já é, ou porque antes não era preciso dar uma fotocópia do cartão de contribuinte e agora é, ou porque o meu pedido de reembolso fica esquecido na gaveta durante mais de 1 mês porque a funcionária que o deveria ter entregue na tesouraria foi de férias, enfim há sempre algum problema.

No mês passado voltei a comprar material de urostomia, uma das duas compras anuais que faço, sendo que a segunda é sempre feita por volta de Agosto.

Primeiro problema: a incompetente da funcionária que me atendeu preencheu o pedido de reembolso como se tratando de material de COLOSTOMIA e não de urostomia. Uma semana depois de ter feito o pedido fui obrigado a voltar ao centro de saúde para refazer o pedido, porque a incompetente não sabia preencher o papel como deve ser e também achou que eu não sabia do que se tratava, eu que fui entregar os recibos da farmácia, eu que efectuo sempre os pedidos de reembolso, que vão em meu nome. Quem mais do que eu para saber exactamente do que se trata o pedido de reembolso e a que tipo de material diz respeito? Mas não, a burrinha incompetente achou que eu não sabia e não me perguntou, preenchendo o pedido conforme lhe apeteceu. Só aqui perdi uma semana para nada, pois o pedido voltou à estaca zero com a data de uma semana posterior.

Segundo problema: faz hoje 1 mês que pedi o reembolso e o mesmo ainda não me foi depositado na conta. Coisa que costuma demorar cerca de duas a três semanas. Lá voltei eu ao centro de saúde, fui à tesouraria perguntar o que se passava com os reembolsos e porque ainda não havia recebido o meu, cujo pedido foi efectuado 1 mês atrás. Resposta: o sistema que faz os reembolsos via transferência bancária não está a funcionar, por isso irão ser enviados cheques por correio, mas devido ao volume de trabalho, ainda vai demorar algum tempo até o cheque chegar à minha morada. E ainda tem outro contra, pois o centro de saúde não se responsabiliza caso haja extravio do cheque!

Sinceramente, só me dá vontade de meter uma bomba naquele centro de saúde e rebentar com tudo aquilo e com toda aquela gente incompetente lá dentro. Há sempre problemas! E isto é comigo, que ainda vou tendo forças para me mexer e reclamar, agora imaginem o que aquela gentalha não fará aos idosos que não têm tanto discernimento para reivindicarem os seus direitos!
 

Online Sininho

Re:O pesadelo chamado SNS
« Responder #1 em: 19/03/2010, 21:35 »
 
Boa noite Urostomizado,

Compreendo perfeitamente a sua indignação e a sua revolta, nomeadamente no que concerne aos que infelizmente não sabem ou não conseguem fazer-se ouvir. Acontece que como cidadãos responsáveis e cientes dos nossos direitos travamos as nossas lutas pelas "armas legais" que a nossa democracia nos disponibiliza e essas são a participação, a denúncia, a reclamação, o exercício da nossa cidadania de pleno direito, porque pagamos as nossas contribuições e os seus impostos.

Não sei se já o fez, ou até se já conhece, mas existe uma entidade - Entidade Reguladora da Saúde  que regula e a supervisiona a actividade das entidades prestadoras de cuidados de saúde. Cabe à ERS velar pelo cumprimento das obrigações legais e contratuais dos regulados, no que respeita ao acesso dos utentes aos cuidados de saúde, à observância dos níveis de qualidade e à segurança e, genericamente, aos direitos dos utentes.

No site da ERS existe um formulário próprio para efectuar a Reclamação que achar pertinente:

Clique aqui:Livro de reclamações on line                            

Incumbe a esta ERS assegurar o direito de acesso universal e equitativo de todos ao serviço público de saúde, bem como zelar pelo respeito da liberdade de escolha nas unidades de saúde privadas, prevenindo e punindo as práticas de rejeição discriminatória ou infundada de pacientes. Incumbe-lhe igualmente prevenir e combater as práticas de indução artificial da procura de cuidados de saúde.

Bem sei que por vezes é difícil dominarmos a nossa indignação sobre enormidades de incompetência, injustiças e descriminações, mas não nos podemos esquecer que se quebramos as regras das boas condutas, perdemos toda a legitimidade para reclamarmos do que quer que seja, e no fim quem perde é o "mexilhão"...

O amigo denuncie sempre, reclame legalmente para quem de direito, tente saber como decorrem os processos, e se for preciso peça por escrito que o informem do andamento das ajudas que requer.

Solidariamente,

Sininho
« Última modificação: 19/03/2010, 21:52 por Sininho »
Queira o bem, plante o bem e o resto vem...
 

Offline Urostomizado

Re:O pesadelo chamado SNS
« Responder #2 em: 19/03/2010, 22:11 »
 
Obrigado pela informação, Sininho. Não tinha conhecimento desse "livro" de reclamações do SNS, vai já seguir uma missiva a detalhar o inferno que tenho passado com este centro de saúde.
 

 



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