Após a cirurgia a que fui submetido há 3 anos atrás que me foram concedidas ajudas técnicas, nomeadamente a comparticipação em 90% do valor das placas e bolsas de urostomia.
Desde há 3 anos atrás que compro, duas vezes por ano, cerca de 200 euros em material de urostomia. Apenas duas vezes por ano. Logo, só peço o reembolso desse material também apenas duas vezes por ano.
Pois não há vez nenhuma que eu o faça que não hajam problemas, ou porque antes não era preciso receita do material para pedir o reembolso e agora já é, ou porque antes não era preciso dar uma fotocópia do cartão de contribuinte e agora é, ou porque o meu pedido de reembolso fica esquecido na gaveta durante mais de 1 mês porque a funcionária que o deveria ter entregue na tesouraria foi de férias, enfim há sempre algum problema.
No mês passado voltei a comprar material de urostomia, uma das duas compras anuais que faço, sendo que a segunda é sempre feita por volta de Agosto.
Primeiro problema: a incompetente da funcionária que me atendeu preencheu o pedido de reembolso como se tratando de material de COLOSTOMIA e não de urostomia. Uma semana depois de ter feito o pedido fui obrigado a voltar ao centro de saúde para refazer o pedido, porque a incompetente não sabia preencher o papel como deve ser e também achou que eu não sabia do que se tratava, eu que fui entregar os recibos da farmácia, eu que efectuo sempre os pedidos de reembolso, que vão em meu nome. Quem mais do que eu para saber exactamente do que se trata o pedido de reembolso e a que tipo de material diz respeito? Mas não, a burrinha incompetente achou que eu não sabia e não me perguntou, preenchendo o pedido conforme lhe apeteceu. Só aqui perdi uma semana para nada, pois o pedido voltou à estaca zero com a data de uma semana posterior.
Segundo problema: faz hoje 1 mês que pedi o reembolso e o mesmo ainda não me foi depositado na conta. Coisa que costuma demorar cerca de duas a três semanas. Lá voltei eu ao centro de saúde, fui à tesouraria perguntar o que se passava com os reembolsos e porque ainda não havia recebido o meu, cujo pedido foi efectuado 1 mês atrás. Resposta: o sistema que faz os reembolsos via transferência bancária não está a funcionar, por isso irão ser enviados cheques por correio, mas devido ao volume de trabalho, ainda vai demorar algum tempo até o cheque chegar à minha morada. E ainda tem outro contra, pois o centro de saúde não se responsabiliza caso haja extravio do cheque!
Sinceramente, só me dá vontade de meter uma bomba naquele centro de saúde e rebentar com tudo aquilo e com toda aquela gente incompetente lá dentro. Há sempre problemas! E isto é comigo, que ainda vou tendo forças para me mexer e reclamar, agora imaginem o que aquela gentalha não fará aos idosos que não têm tanto discernimento para reivindicarem os seus direitos!