Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Informação ::.. Responsável: Claram => Ajudas Técnicas & Produtos de Apoio => Tópico iniciado por: migel em 09/08/2017, 21:50

Título: Provedor de Justiça pede ao Governo para aprovar verbas para produtos de apoio a deficientes
Enviado por: migel em 09/08/2017, 21:50
Provedor de Justiça pede ao Governo para aprovar verbas para produtos de apoio a deficientes

O Provedor de Justiça tem recebido queixas relativas a atrasos do Instituto da Segurança Social na concessão de financiamento para a aquisição dos produtos de apoio.
(https://imagens.publicocdn.com/imagens.aspx/1152827?tp=UH&db=IMAGENS&w=823)
Lusa
9 de Agosto de 2017, 17:06

José de Faria Costa argumenta que o atraso põe "em causa a vida" de várias pessoas

José de Faria Costa argumenta que o atraso põe "em causa a vida" de várias pessoas gmw guilherme marques

O Provedor de Justiça, José de Faria Costa, alertou nesta quarta-feira o Governo para a necessidade urgente de aprovar as verbas anuais destinadas ao financiamento dos produtos de apoio destinados a pessoas com deficiência ou com incapacidades.


O alerta do Provedor de Justiça surge na sequência de queixas que recebeu relativas a atrasos do Instituto da Segurança Social, na concessão de financiamento para a aquisição destes produtos de apoio, no âmbito do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio (SAPA).

Em comunicado, o Provedor de Justiça adianta que chamou a atenção da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, para "conferir a máxima urgência na aprovação das verbas" para 2017 destinadas ao financiamento dos produtos de apoio.

"Na sequência das várias diligências realizadas, verificou-se que os pedidos de financiamento são deferidos, mas a efectiva comparticipação nos custos com a aquisição dos equipamentos é protelada, por alegada falta de disponibilidade de verbas", sublinha o comunicado.
O melhor do Público no email


Para José de Faria Costa, esta situação "comporta sérios prejuízos para os interessados que, deste modo, se vêem privados, em tempo útil, dos produtos de apoio prescritos e necessários à sua reabilitação, inclusão e ou qualidade de vida". Alerta ainda que "está em causa a vida" de várias pessoas que, devido à situação de "particular vulnerabilidade" em que se encontram, "merecem especial cuidado e protecção".

A este propósito, adverte que "o excessivo atraso" compromete os princípios fixados na lei que define as bases gerais do "regime jurídico da prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa com deficiência", nomeadamente os princípios da cidadania, da não-discriminação, da globalidade, da qualidade, do primado da responsabilidade pública.

Segundo o provedor, esta situação também compromete "o princípio da eficácia consagrado na Lei de Bases do Sistema de Segurança Social".


Observador
Título: Re: Provedor de Justiça pede ao Governo para aprovar verbas para produtos de apoio a deficientes
Enviado por: nelpt em 10/08/2017, 12:00
Vamos lá ver se este alerta muda algo que todos nós conhecemos bem  :pausa:
Título: Re: Provedor de Justiça pede ao Governo para aprovar verbas para produtos de apoio a deficientes
Enviado por: Warayurt em 21/11/2017, 03:19
Eu acho que é muito bom e é muito necessário.