Reactivado Banco de Ajudas Técnicas para o concelho de Vila Franca de Xira
Reactivado Banco de Ajudas Técnicas para o concelho de Vila Franca de XiraSOCIEDADE
Município, associação e juntas de freguesia do concelho vão colaborar para dar resposta à população carenciada com deficiência.
O município de Vila Franca de Xira vai reactivar, devido às crescentes necessidades, o Banco de Ajudas Técnicas (BAT) que visa apoiar a população carenciada, com deficiência ou incapacidade, residente no concelho. Isto depois de um projecto semelhante ter sido criado em 2014 no Hospital Vila Franca de Xira pelo Conselho para o Desenvolvimento Sustentado daquela unidade, embora sem grande sucesso nem envolvimento da comunidade, onde as doações de material para integrar o banco foram residuais.
Agora a câmara municipal acredita que pode fazer diferente e aprovou por unanimidade, em reunião do executivo, uma proposta para reactivar este serviço. O município será a entidade promotora, a Casa do Povo de Vialonga a entidade gestora do programa – para o qual receberá 500 euros mensais de comparticipação financeira da câmara – e as juntas de freguesia do concelho serão as entidades parceiras.
As ajudas técnicas consistem em ter disponíveis para ceder a quem precisa materiais, equipamentos e dispositivos utilizados para atenuar as consequências da deficiência ou incapacidade. A cedência destes equipamentos, que vão desde cadeiras de rodas a andarilhos e canadianas, pretende também fazer face às dificuldades financeiras de pessoas e agregados familiares que não têm possibilidade de os adquirir.
O BAT pretende também promover uma maior autonomia na vida diária, menor dependência face a terceiros e fomentar uma melhoria geral da qualidade de vida, diminuindo o desgaste de famílias e cuidadores e envolver a comunidade através da doação de material e equipamentos de que já não necessitem. Poderão candidatar-se ao apoio deste banco todas as pessoas residentes no concelho que apresentem condições objectivas dessa necessidade. A cedência dos bens será totalmente gratuita para a população.
Fonte: O Mirante