iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Liftech

mobilitec

onlift
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Ortopedia Real

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Drive Mobility

Anuncie Aqui

Autor Tópico: Tudo sobre Bancos de Ajudas Técnicas  (Lida 51169 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

Online migel

Re: Tudo sobre Bancos de Ajudas Técnicas
« Responder #45 em: 20/03/2021, 10:57 »
 
Reactivado Banco de Ajudas Técnicas para o concelho de Vila Franca de Xira




Município, associação e juntas de freguesia do concelho vão colaborar para dar resposta à população carenciada com deficiência. É o reactivar de uma ideia que nasceu no Hospital de Vila Franca de Xira em 2015. Casa do Povo vai receber 500 euros por mês para manter o serviço em funcionamento.
O município de Vila Franca de Xira vai reactivar, devido às crescentes necessidades, o Banco de Ajudas Técnicas (BAT) que visa apoiar a população carenciada com deficiência ou incapacidade residente no concelho.

Isto depois de um outro banco semelhante ter sido criado em 2014 no Hospital de Vila Franca de Xira pelo Conselho para o Desenvolvimento Sustentado daquela unidade embora sem grande sucesso nem envolvimento da comunidade, onde as doações de material para integrar o banco foram residuais, como O MIRANTE noticiou.

Agora a câmara municipal acredita que pode fazer diferente e por isso foi aprovada por unanimidade, na última reunião pública do executivo, uma proposta para reactivar este serviço. O município será a entidade promotora, a Casa do Povo de Vialonga a entidade gestora do programa – para o qual receberá 500 euros mensais de comparticipação financeira da câmara – e as juntas de freguesia do concelho serão as entidades parceiras.

As ajudas técnicas consistem em ter disponíveis para ceder a quem precisa materiais, equipamentos e dispositivos utilizados para atenuar as consequências da deficiência ou incapacidade, de modo a proporcionar ao indivíduo e à sua família um maior nível de autonomia nas tarefas diárias, bem como aumentar a sua qualidade de vida. A cedência destes equipamentos, que vão desde cadeiras de rodas a andarilhos e canadianas, pretende também fazer face às dificuldades financeiras dos indivíduos e dos agregados familiares que não têm possibilidade de os adquirir apesar de precisarem deles. Será uma competência da câmara deliberar sobre as formas de apoio a entidades legalmente existentes bem como participar na prestação de serviços e prestar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade em parceria com as diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.



Fonte: O Mirante
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: casconha

Offline Oribii

Re: Tudo sobre Bancos de Ajudas Técnicas
« Responder #46 em: 20/04/2021, 11:05 »
 
Reactivado Banco de Ajudas Técnicas  para o concelho de Vila Franca de Xira

Reactivado Banco de Ajudas Técnicas  para o concelho de Vila Franca de XiraSOCIEDADE

Município, associação e juntas de freguesia do concelho vão colaborar para dar resposta à população carenciada com deficiência.
O município de Vila Franca de Xira vai reactivar, devido às crescentes necessidades, o Banco de Ajudas Técnicas (BAT) que visa apoiar a população carenciada, com deficiência ou incapacidade, residente no concelho. Isto depois de um projecto semelhante ter sido criado em 2014 no Hospital Vila Franca de Xira pelo Conselho para o Desenvolvimento Sustentado daquela unidade, embora sem grande sucesso nem envolvimento da comunidade, onde as doações de material para integrar o banco foram residuais.


Agora a câmara municipal acredita que pode fazer diferente e aprovou por unanimidade, em reunião do executivo, uma proposta para reactivar este serviço. O município será a entidade promotora, a Casa do Povo de Vialonga a entidade gestora do programa – para o qual receberá 500 euros mensais de comparticipação financeira da câmara – e as juntas de freguesia do concelho serão as entidades parceiras.
As ajudas técnicas consistem em ter disponíveis para ceder a quem precisa materiais, equipamentos e dispositivos utilizados para atenuar as consequências da deficiência ou incapacidade. A cedência destes equipamentos, que vão desde cadeiras de rodas a andarilhos e canadianas, pretende também fazer face às dificuldades financeiras de pessoas e agregados familiares que não têm possibilidade de os adquirir.


O BAT pretende também promover uma maior autonomia na vida diária, menor dependência face a terceiros e fomentar uma melhoria geral da qualidade de vida, diminuindo o desgaste de famílias e cuidadores e envolver a comunidade através da doação de material e equipamentos de que já não necessitem. Poderão candidatar-se ao apoio deste banco todas as pessoas residentes no concelho que apresentem condições objectivas dessa necessidade. A cedência dos bens será totalmente gratuita para a população.


Fonte: O Mirante
 
Os seguintes membros Gostam desta publicação: Paulo

Offline salgado18

Re: Tudo sobre Bancos de Ajudas Técnicas
« Responder #47 em: 27/05/2021, 13:32 »
 
Vieira do Minho reforçou Banco de Ajudas Técnicas
Redação
26 de Maio 16:41


CM Vieira do Minho
O Município de Vieira do Minho e o Instituto Nacional para a Reabilitação celebraram um protocolo de cooperação que visa criar um Balcão da Inclusão Municipal que assegura o acesso à informação às pessoas com deficiência.


 
Este serviço tem como objetivo prestar às pessoas com deficiência ou incapacidade atendimento especializado, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta.

Nesta lógica, o Município de Vieira do Minho adquiriu equipamento especializado, nomeadamente camas articuladas, colchões anti-escaras e cadeiras de rodas para reforçar o Banco Municipal de Ajudas Técnicas.

 
O Banco Municipal de Ajudas Técnicas tem como objetivo promover a melhoria dos cuidados prestados aos Vieirenses, com dependência permanente ou temporária, através da cedência de equipamentos indispensáveis à sua autonomia e integração.

O projeto assegura a receção dos pedidos de apoio e respetivo encaminhamento. Quem necessitar destes apoios deve recorrer ao serviço de ação social do Município.

Nesta linha de orientação foi entregue, pelo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, uma cadeira de rodas a uma família do concelho.


A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Fonte: https://bragatv.pt/vieira-do-minho-reforcou-banco-de-ajudas-tecnicas/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo