..:: Deficiente-Forum - Modalidades Desportivas ::.. Responsável: Fisgas > Andebol em Cadeira de Rodas e deficiência intelectual
Campeonato do Mundo de andebol em cadeira de rodas
migel:
IHF Wheelchair Handball WCh 2024: Portugal com muita ambição para a estreia
Comandados de Danilo Ferreira começam a sua caminhada no Mundial esta terça-feira frente à Índia, pelas 17h00, com transmissão em direto no Youtube da IHF.
A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas já se encontra no Cairo, capital do Egipto, para o arranque da terceira edição do IHF Wheelchair Handball World Championship – evento destinado à vertente de ACR4 – e chega após uma viagem bastante cansativa, que começou com um incentivo, dada a presença do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, antes da partida da comitiva lusa, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Danilo Ferreira, técnico de 50 anos, reconheceu que a viagem “foi cansativa, de muitas horas, mas agora estamos a recuperar e com muita vontade de começar a competição” afirmou o treinador que comanda os destinos de Portugal.
A comitiva lusa já se encontra no Cairo, desde domingo, a preparar a sua estreia contra a Índia – seleção que Portugal derrotou por duas vezes no Campeonato do Mundo e da Europa, em Leiria, em 2022. A primeira na Fase de Grupos, onde venceu por 18-13, e a segunda na Meia Final onde também venceu por 23-11, declarando-se favorita neste embate com o país da Ásia Meridional. Mais tarde, para o dia 18 de setembro, estão agendados os dois últimos duelos do Grupo B, contra Egito e Chile.
O treinador do conjunto português analisou este adversário e assumiu a ambição de vitória de Portugal: “Daquilo que nós conhecemos e que fomos analisando, a Índia tem um jogo em três atletas – dois deles atiradores – que trabalham bem os movimentos na cadeira e o último elemento que costuma ocupar a posição de guarda-redes quando estão na fase defensiva. No ataque, por norma, colocam um elemento feminino na baliza ou atacam com quatro deixando a baliza sem guarda. Nós vamos tentar explorar estes detalhes, ainda não sabemos a lista final deles e se é igual à que participou no último Mundial, aqui no Cairo, e a base da equipa que esteve no Campeonato do Mundo em Portugal. Portanto, será um jogo em que teremos que estar muito concentrados, defendermos bem para conseguirmos fazer um jogo rápido e em transição conseguir o nosso objetivo que é vencer.”
Os Lusos chegam a este Campeonato do Mundo de ACR4 após, em 2022, terem feito história no Pavilhão Desportivo de Pousos, onde foram coroados Campeões do Mundo e da Europa, na vertente de ACR6, ao deixarem pelo caminho Países Baixos, Roménia e Índia, saindo da competição com um registo incólume e um orgulho imenso de todos os portugueses. Agora, no Egito, Danilo Ferreira tem disponíveis oito jogadores que fizeram parte desta corrida dourada, mantendo a base do grupo de trabalho, com atletas experientes e com o objetivo de alcançar o top-3 desta vertente da modalidade.
Nelson dos Santos e Flávio Carvalho, dupla de árbitros portugueses, estão no Cairo também em representação da bandeira portuguesa como uma das duplas de arbitragem nomeadas para o Campeonato do Mundo.
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário – Grupo B (hora portuguesa):
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal, Youtube
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito, Youtube
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile, Youtube
Fonte: https://portal.fpa.pt/2024/09/ihf-wheelchair-handball-wch-2024-portugal-com-muita-ambicao-para-a-estreia/?fbclid=IwY2xjawFVa7dleHRuA2FlbQIxMQABHdbid84nhVRdTgX2RO-erFBnd_9e2CRKskHCmUPPG3Q4iYQLLo-yzLJTjA_aem_QEY4U4SAvw4auXvRRMtlsQ
migel:
IHF Wheelchair Handball WCh 2024: Comitiva portuguesa reduzida a 10 atletas
Na véspera da partida para a terceira edição do Campeonato do Mundo, que terá lugar no Egipto, de 17 a 21 de setembro, Danilo Ferreira tomou a decisão sobre os 10 finalistas que estarão presentes na prova internacional; Vanessa Simão e Fausto Coelho não viajam para o Cairo.
A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas encontra-se a ultimar os preparativos para o III IHF Wheelchair Handball World Championship (evento destinado à vertente de ACR4) no Rio Maior Sports Center e viaja, já este domingo, para a terra dos faraós com muita ambição na bagagem. Neste âmbito, Danilo Ferreira, técnico que comanda os destinos de Portugal, sabendo de antemão que só poderia viajar com 10 atletas, deixou de fora desta jornada os atletas Vanessa Simão e Fausto Coelho, numa estreia absoluta para um dos casos nos trabalhos da Seleção Nacional, durante esta semana.
Danilo Ferreira, técnico de 50 anos, abordou a exclusão de dois atletas mas acredita que estes serão uma excelente opção de futuro: “Foi a primeira que [Fausto Coelho] trabalhou connosco e correspondeu à expectativa que tínhamos sobre a qualidade dele e que irá acrescentar muito à Seleção Nacional; a Vanessa Simão voltou a juntar-se a nós após uma paragem e será, certamente, uma opção de futuro porque temos poucas mulheres na equipa e a sua qualidade dá-nos garantias.”
Portugal parte rumo ao Cairo em menos de 24 horas e segue com muitas expectativas para a sua primeira participação nesta vertente, que decorre de 17 a 21 de setembro, na capital egípcia. Danilo Ferreira aponta ao top-3 na estreia sabendo do peso da responsabilidade ao ser detentor da medalha de ouro da Europa e do Mundo mas na vertente de ACR6.
Em 2022, em Leiria, no Pavilhão Desportivo de Pousos, Portugal fazia história, ao ser coroado Campeão do Mundo e da Europa, na vertente de ACR6, após deixar pelo caminho Países Baixos, Roménia e Índia, saíndo da competição com um registo incólume e um orgulho imenso de todos os portugueses. Agora, para o Egipto, Danilo Ferreira parte com oito jogadores, que fizeram parte desta corrida dourada, mantendo a base do grupo de trabalho, com atletas experientes e com o objetivo de alcançar o top-3 desta vertente da modalidade. O processo de consolidação desta vertente está a ser construído minuciosamente, com sessões bi-diárias de treino, para que Portugal possa alcançar os mesmos níveis de 2022, numa vertente totalmente diferente da modalidade, que representa um novo desafio.
O Selecionador Nacional considerou ainda que esta foi uma excelente semana de trabalho: “Todo o grupo esteve empenhado e focado em assimilar o que pretendíamos dentro do espaço dos treinos da Seleção porque existem algumas dinâmicas diferentes do ACR6 [com o qual estamos habituados a trabalhar] e estamos focados no que pretendemos fazer neste Campeonato do Mundo.”
https://portal.fpa.pt/wp-content/uploads/2024/09/Treino-Andebol-ACR_PSR36965-scaled.jpg
A comitiva lusa vai rumar à cidade de Cairo, capital do Egito, este domingo, dois dias antes do jogo de estreia, contra a Índia – seleção que Portugal derrotou por duas vezes no Campeonato do Mundo e da Europa, em Leiria, em 2022. Para o dia 18 de setembro, estão agendados os dois últimos duelos do Grupo B, contra Egito e Chile.
Nelson dos Santos e Flávio Carvalho, dupla de árbitros portugueses, estarão no Cairo também em representação da bandeira portuguesa como uma das duplas de arbitragem nomeadas para o Campeonato do Mundo.
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário – Grupo B (hora portuguesa):
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal, Youtube
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito, Youtube
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile, Youtube
Fonte: https://portal.fpa.pt/2024/09/ihf-wheelchair-handball-wch-2024-comitiva-portuguesa-reduzida-a-10-atletas/
migel:
PORTUGAL SEGUE SÓ COM TRIUNFOS NO MUNDIAL DE ANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS
Formação lusa voltou a somar uma vitória desta vez frente ao anfitrião Egito e segue na liderança do Grupo B. Portugal volta a entrar em campo esta tarde, pelas 15h00, frente ao Chile
A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas confirmou ontem o favoritismo no primeiro jogo da história de Portugal num Campeonato do Mundo da vertente de ACR4 ao vencer a Índia por 2-0 em sets.
Numa equipa onde estão integrados os leirienses João Pedro, João Jerónimo (capitão), Tina Relvas e Nuno Nogueira, a seleção deu boa conta de si ao vencer o primeiro set por (5-8).
No segundo set, os lusos sentiram maiores dificuldades estando grande parte do tempo em desvantagem, mas depois de uma paragem técnica saiu novo golo de Ricardo Queirós que valeu a reviravolta no marcador (5-6). O jogador natural do Porto, voltou a ser feliz e deu dois golos de vantagem (6-8) com que terminou a partida.
Na lista de melhores marcadores, destaque para os cinco golos de João Jerónimo, que apresentou numa eficácia de remate de 50%.
Hoje Portugal voltou a entrar em ação, vencendo o Egito por 2-1 em sets, com os parciais de 7-8; 5-2 e 5-4.
Às 15h00, a seleção nacional vai defrontar o Chile no último jogo da fase de grupos.
Fonte: https://www.diarioleiria.pt/2024/09/18/portugal-segue-so-com-triunfos-no-mundial-de-andebol-em-cadeira-de-rodas/
migel:
IHF Wheelchair Handball WCh 2024: Portugal defronta França nos Quartos
Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas vai encontrar os gauleses no caminho para o topo do Mundo; Danilo Ferreira alerta para a qualidade do adversário apesar dos resultados negativos – tudo para acompanhar no YouTube da IHF.
Depois do pleno da Fase de Grupos – Índia, Egito e Chile -, Portugal tem pela frente a seleção francesa no jogo dos Quartos de Final, que está agendado para as 10h30 desta sexta-feira e conta com transmissão em direto no canal de YouTube da IHF.
Num cenário exatamente oposto ao de Portugal, França chega ao jogo dos Quartos de Final com três derrotas – Japão, Brasil e Estados Unidos da América -, tendo terminado o Grupo A na quarta – e última – posição.
© Sasa Pahic Szabo / kolektiff
Apesar do favoritismo recair todo para o lado luso, Danilo Ferreira alerta para a qualidade dos atletas gauleses que considera não terem tido sorte no Campeonato do Mundo:
“Terminar em primeiro lugar em qualquer competição deste tipo é sempre motivador e facilitador de algumas coisas porque supostamente iríamos apanhar equipas mais fracas, com menos qualidade… o que não é o caso. A França é uma equipa boa, mas não tem tido sorte na competição. Certamente vão estar motivados para jogar contra nós, para nos levar de vencidos e nós temos que estar precavidos, antever todos os cenários que a França poderá explorar. É para isso que estamos a preparar o jogo, a falar com os jogadores de forma construtiva e para nos focarmos no jogo e nos apresentarmos no nosso melhor.”
© Sasa Pahic Szabo / kolektiff
O Selecionador Nacional falou da dificuldade que tem sido sentida pelos atletas na adaptação ao piso e que isso tem obrigado a uma maior gestão do plantel: “Nós temos tentado fazer alguma gestão da equipa ao longo dos jogos porque o piso é muito pesado para os atletas, as cadeiras não rolam com a velocidade que normalmente rolam noutros pisos mais rápidos. Isto provoca um desgaste acrescido e temos tentado sempre fazer esta gestão durante os outros jogos e iremos fazer também no jogo com a França, para evitar uma sobrecarga e não colocar os atletas em risco de alguma lesão.”
Portugal e França cruzam caminhos esta sexta-feira nos Quartos de Final do Campeonato do Mundo pelas 10h30 (hora portuguesa).
Toda a competição para acompanhar no canal de YouTube da IHF.
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário – Grupo B (hora portuguesa):
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal, 0-2 (5-8;6-8)
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito, 2-1 (7-8; 5-2; 5-4)
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile, 2-0 (8-5; 9-6)
Quartos de Final
20.09.2024 – 10h30 – Portugal x França, YouTube
Fonte: FAP
SLB2010:
Portugal perde com França e disputa quinto lugar no Mundial de andebol em cadeira de rodas
Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas caiu diante da França nos Quartos de Final e vai agora lutar pelo top-5
Portugal perdeu hoje por 2-1 com a França e foi afastado da luta pelo título no Mundial de cadeira de rondas, variante quatro jogadores, a decorrer no Cairo, no Egito, tendo sido relegado para a disputa do quinto lugar com o Japão.
Vencedora invicta do Grupo B, com três triunfos, a seleção portuguesa era encarada como favorita para o jogo dos quartos de final com a França, quarta classificada do A, mas os gauleses acabaram por ser mais felizes no desempate.
Portugal assegurou o triunfo no primeiro parcial para lá dos 10 minutos, com um ‘golo de ouro’ de Ricardo Queirós (9-8), perdeu o segundo por 12-3, inteiramente dominado pela França, e no desempate os gauleses impuseram-se por 11-8.
“Cometemos demasiados erros num jogo que é a eliminar. Existe um responsável, que sou eu. Aos jogadores, passar-lhes a mensagem de que tentaram, lutaram, mas não saiu”, disse o selecionador Danilo Ferreira, no final do encontro.
Ainda de acordo com o selecionador luso, que aponta já à melhor classificação possível, “a França equilibrou o jogo, acreditou que era possível e hoje teve talvez um dia quase perfeito nos remates e em tudo o que fazia tinha êxito”.
O adversário de Portugal rumo à melhor classificação no Mundial é o Japão – ainda hoje - que é uma equipa que, de acordo com Danilo Ferreira, “joga muito rápido e tem boas soluções a nível de transição”.
“Vamos ter uma experiência diferente, frente a um andebol que nunca jogámos até hoje – é a primeira vez que vamos defrontar o Japão. E vamos lutar pelo melhor lugar possível agora, já que aquilo que tínhamos proposto já não é possível atingir. É lutar para honrar o nosso país até ao fim”, acrescentou.
Portugal participa pela primeira vez na variante de quatro jogadores (ACR4) do Mundial de cadeira de rodas, depois dos títulos europeus e mundiais conquistados em 2022, em Leiria, na variante de seis (ACR6), vertente esta homologada pela Federação Europeia de Andebol (EHF).
Fonte: https://www.diarioleiria.pt/2024/09/20/portugal-perde-com-franca-e-disputa-quinto-lugar-no-mundial-de-andebol-em-cadeira-de-rodas/
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa