iacess

ergometrica

Anuncie Aqui

Liftech

mobilitec
onlift

Autopedico

Invacare

TotalMobility

Rehapoint
myservice

Tecnomobile

Liftech

Multihortos

Anuncie Aqui

Autor Tópico: X Gala do Andebol: 12 galardoados e quatro homenagens em noite de celebração em Viana do Castelo  (Lida 480 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online migel

 
X Gala do Andebol: 12 galardoados e quatro homenagens em noite de celebração em Viana do Castelo


Francisco Costa e Viktoriya Borshchenko receberam o prémio de “Melhor Jogador/a” no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo; SL Benfica, Seleções Nacionais A Masculina, sub-20 e de Andebol em Cadeira de Rodas homenageadas.
Pela primeira vez, o município de Viana do Castelo recebeu a X Gala do Andebol, que foi também a primeira edição pós-pandemia, depois de três anos de interregno, e o regresso da noite mais especial da nossa modalidade não podia ter sido mais feliz. O belíssimo Teatro Municipal Sá de Miranda foi o palco do certame, no qual 12 atletas foram distinguidos pelo desempenho desportivo na época 2022/2023, para além das merecidas homenagens a três notáveis Seleções Nacionais e à equipa masculina do SL Benfica, que fizeram história nas competições internacionais nos últimos anos.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, deu o mote para o início da tão esperada 10.ª edição da Gala do Andebol, com um discurso emocionante, repleto de agradecimentos a todos os que contribuíram para o indubitável crescimento da modalidade no passado recente, mesmo em tempos conturbados de pandemia, quer ao nível das Seleções Nacionais, quer no plano europeu em que os clubes nacionais, de indoor e Andebol de Praia, escreveram igualmente o seu nome na história.


Para além do líder da instituição que tutela a nossa modalidade, e restantes membros da direção, assistiram também à cerimónia – entre outros – Carlos Paula Cardoso, Presidente da Confederação do Desporto, Ricardo Rego, Vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Flora Silva, Presidente da Assembleia Geral da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Nuno Pires, Diretor da Unidade de Patrocínios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Os grandes vencedores da noite
Francisco Costa, jovem lateral internacional português e atleta do Sporting CP, foi distinguido com o “Prémio de Melhor Jogador Jogos Santa Casa do Campeonato Placard Andebol 1”, tendo liderado as votações com 45,22%, à frente do capitão da Seleção Nacional e central do FC Porto, Rui Silva (42,26%) e do seu irmão, Martim Costa (12,52%), também ele internacional por Portugal e lateral leonino. Francisco Costa tornou-se, assim, o jogador mais jovem de sempre a vencer o galardão mais importante da Gala do Andebol.



X Gala do Andebol, Viana do Castelo, Portugal, 01.09.2023, Mandatory Credit © Peter Spark / FAP
Aos 37 anos, Viktoriya Borshchenko, central do SL Benfica, arrecadou pela primeira vez o “Prémio de Melhor Jogadora Jogos Santa Casa do Campeonato 1ª Divisão Feminina”, com um total de 47,08% das votações, depois de uma época notável ao serviços das encarnadas que se sagraram bi-Campeãs Nacionais. A atleta ucraniana superou os 27,48% e os 25,44% das internacionais lusas Mihaela Minciuna e Maria Unjanque, respetivamente, companheiras de equipa no SL Benfica.

Vasco Costa, lateral e internacional jovem por Portugal e atleta que brilhou na temporada passada ao serviço do FC Gaia Empril, por empréstimo do FC Porto, entrou também pela primeira vez na lista de vencedores, ao levar para casa o “Prémio de Jogador Revelação do Campeonato Placard Andebol 1”. Com 38,67% das votações, Vasco Costa ficou à frente do guarda-redes Diogo Rêma Marques, que arrecadou 32,75% (FC Gaia Empril/FC Porto) e de João Gomes (28,57), que terminou recentemente uma longa ligação ao Águas Santas Milaneza para se juntar ao Sporting CP.

Carmen Figueiredo, lateral de 18 anos do CDE Gil Eanes e da Seleção Nacional, foi a única atleta a receber dois galardões na X Gala do Andebol, entre os quais o de “Jogadora Revelação do Campeonato 1ª Divisão Feminina”, recolhendo 55,71% dos votos. A atleta algarvia superiorizou-se a Naíde Gonçalves (25,02%), do ABC de Braga, e a Constança Sequeira (19,26%), central do SL Benfica.


X Gala do Andebol, Viana do Castelo, Portugal, 01.09.2023, Mandatory Credit © Miguel Pereira / FAP

A internacional portuguesa Isabel Góis, que regressou ao Madeira SAD na temporada passada, foi distinguida com o “Prémio de Melhor Guarda-Redes Jogos Santa Casa do Campeonato da 1ª Divisão Feminina”, ao recolher a maior percentagem das votações, com 56,05%. Também nomeadas para este galardão estavam Ana Ursu (23,74%), do SL Benfica, e Matilde Rosa (20,21%), do CDE Gil Eanes.

O “Prémio de Melhor Guarda-Redes Jogos Santa Casa do Campeonato Placard Andebol 1” foi atribuído ao espanhol Sergey Hernandez, que se despediu do SL Benfica esta temporada e que recolheu 49,75% dos votos, ficando à frente dos 35,06% recolhidos por Nikola Mitrevski (FC Porto) e dos 19,68% do sportinguista Leonel Maciel.

Magnus Andersson, treinador de 57 anos que liderou a equipa senior do FC Porto nas últimas quatro temporadas e venceu todos os troféus internos, foi eleito o como “Melhor Treinador do Campeonato Placard Andebol 1” recolhendo 41,35% dos votos. O sueco ficou à frente de Ricardo Costa (Sporting CP) e de Filipe Magalhães (ABC de Braga), que obtiveram 39,30% e 19,35% das votações, respetivamente.

No plano feminino, João Florêncio, que levou a equipa do SL Benfica à conquista do bi-Campeonato, 30 anos depois, foi eleito como “Melhor Treinador do Campeonato da 1ª Divisão Feminina”, com 42% das votações, superiorizando-se aos 29,15% de Fernando Fernandes (ABC de Braga) e aos 28,85% de António Florido (Madeira SAD).

Recorde-se que um total de 7377 pessoas participaram na votação do público da X Gala do Andebol, que contou com um novo formato de votações: os treinadores do Campeonato Placard Andebol 1 e do Campeonato 1ª Divisão Feminina contribuíram com 70% dos votos e a chegada à short-list traduziu-se pela votação dos mesmos, já a votação pública contribuiu com 30% para o resultado final.

Golos, golos e mais golos
Com uns impressionantes 202 remates certeiros em 22 jogos realizados, Carmen Figueiredo recebeu o segundo galardão individual da noite, o Prémio de Melhor Marcadora do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

Quanto à competição masculina, o Melhor Marcador da última edição do Campeonato Placard Andebol 1 foi o cabo-verdiano Délcio Pina, lateral de 31 anos do Marítimo da Madeira Andebol SAD, que assinou 201 golos em 26 jogos e levou para casa o troféu.

X Gala do Andebol, Viana do Castelo, Portugal, 01.09.2023, Mandatory Credit © Miguel Pereira / FAP

A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas recebeu uma da maiores e sentidas salva de palmas da noite e os atletas e equipa técnica, liderada por Danilo Ferreira, foram chamados a palco para receber um prémio de homenagem pela conquista histórica do Campeonato do Mundo e da Europa, em 2022.

Também a Seleção Nacional A Masculina foi uma das homenageadas em Viana do Castelo. O mais importante feito da história da nossa modalidade nunca será esquecido e grande parte dos protagonistas dos Heróis do Mar subiram a palco para receber o prémio e serem ovacionados pelas centenas de pessoas que assistiram à cerimónia.

A medalha de prata conquistada em 2022 no Campeonato da Europa de sub-20, em solo português, valeu à Seleção Nacional sub-20, liderada por Carlos Martingo, um prémio de homenagem nesta noite de celebração.

No plano internacional, no que aos clubes diz respeito, a equipa masculina do SL Benfica que tocou o céu em 2021/2022 ao conquistar a EHF European League pela primeira vez, foi também homenageada.


Fonte: https://portal.fpa.pt/2023/09/x-gala-do-andebol-12-galardoados-e-quatro-homenagens-em-noite-de-celebracao-em-viana-do-castelo/
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
     
Voltar ao topo