As regras do Andebol em cadeira de rodas são muito semelhantes às do andebol tradicional.Regras GeraisComo o andebol tradicional são sete jogadores em cada uma das equipas, disputando o jogo em duas partes de 30 minutos cada.
Campo de JogoO campo de jogos deverá ter as dimensões de 40 m x 20 m, dimensões requeridas para competições de acordo com a Fedearção Internacional de Andebol em Cadeira de Rodas – IWHF
São elegíveis para a competição atletas com lesões permanentes nos membros inferiores, sendo-lhes atribuída uma classificação (pontuação) de 1.0, 1,5, 2.0, 3.0, 4.0, 4,5 pontos, de acordo com a sua funcionalidade e capacidade de execução dos movimentos básicos, movimentação da cadeira, driblar, passar, receber, rematar e disputa de ressaltos.
Regra da progressãoUm jogador na posse da bola poderá movimentar a cadeira 3 vezes (3 puxadas) mas depois terá que driblar, passar ou rematar. Não é permitido conduzir a bola nas pernas enquanto movimenta a cadeira.
Regra dos 3 segundosUm jogador com a posse de bola, só poderá tê-la na mão durante 3 segundos e depois terá que driblar, passar ou rematar, ultrapassados os 3 segundos será marcada uma falta ao jogador, pela violação de regra dos 3 segundos.
http://www.jogosdeportugal.org