Publicidade
Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Entrar
Registe-se
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Modalidades Desportivas ::.. Responsável: Fisgas
»
Andebol em Cadeira de Rodas e deficiência intelectual
(Moderadores:
SLB2010
,
hugo rocha
) »
Rovisco Pais único Hospital do País no Campeonato Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Rovisco Pais único Hospital do País no Campeonato Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas (Lida 1371 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
migel
Administrador
Mensagens: 25204
Gostos: 4297 veze(s)
Tem deficiência: Sim
Rovisco Pais único Hospital do País no Campeonato Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas
«
em:
16/02/2024, 14:37 »
Rovisco Pais único Hospital do País no Campeonato Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas
Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 16-02-2024
O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais (CMRRC – Rovisco Pais), da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra), uma unidade de referência na prestação de cuidados em Medicina de Reabilitação, tem no desporto adaptado – nas vertentes terapêutica, recreativa e competitiva – um dos seus projetos diferenciadores.
O Rovisco Pais é o único Centro de Reabilitação em Portugal com a oferta de Desporto Adaptado e o único Hospital do País com uma equipa federada no Campeonato Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas (ACR).
“O Rovisco Pais é uma segunda vida para os seus utentes, é o local onde tudo recomeça nas diferentes áreas das suas vidas e no Desporto não é exceção”, explica Bruno Salgueiro, Professor de Desporto Adaptado. “Procuramos fazer um trabalho holístico, com grande rigor científico e muito foco nas particularidades de cada utente, porque cada caso é um caso e cada pessoa merece ser tratada individualmente”, sublinha. Federados há 10 anos e estando a disputar a época desportiva 2023/24, têm atualmente “uma equipa técnica de 4 elementos e 11 jogadores, de várias zonas do País, todos eles com lesão medular de diferentes níveis, tetraplégicos e paraplégicos”.
A equipa participou no Campeonato Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, de 2013 a 2017, ganhando experiência – era uma das poucas equipas que não tinha passado competitivo noutra modalidade coletiva – e melhorando equipamento: uniram-se esforços e adquiriram-se cadeiras em 2014/2015 que permitiram que qualquer jogador pudesse integrar a equipa e equipamentos adaptados às particularidades dos jogadores.
Hoje, o Rovisco Pais orgulha-se de já ter cedido jogadores à Seleção Nacional, de ter alcançado a vitória de um dos Torneios da GarciCup na modalidade de ACR, um honroso 3º lugar no Campeonato e várias participações na Final 4 das Taças de Portugal.
Quando, em 2010, dois técnicos superiores de Desporto Adaptado iniciaram o seu percurso no Centro Rovisco Pais, os utentes já tinham ao seu dispor um conjunto de atividades lúdicas, para ocupar os seus tempos livres. À medida que o Desporto Adaptado foi integrando a equipa multidisciplinar, o Centro foi aliando o valor da prática desportiva e da atividade física à reabilitação de pessoas com deficiência, “destacando as suas capacidades e não às suas dificuldades”, frisa Bruno Salgueiro. Desde então, e ao longo dos últimos 14 anos, o Desporto Adaptado do CMRRC – Rovisco Pais foi crescendo em dimensão, em oferta de modalidades e em número de participantes.
“Hoje, o Desporto Adaptado do nosso Centro é feito com grande rigor científico e com uma base sólida de trabalho na evolução do utente, durante o seu processo de reabilitação”, garante o responsável, acrescentando: “atualmente, à semelhança das terapias de maior relevo, como a fisioterapia, a terapia ocupacional ou a terapia da fala, o Desporto Adaptado é prescrito pelos médicos e executado pelos técnicos, de acordo com os objetivos definidos para o processo de reabilitação do utente”.
O Desporto Adaptado do CMRRC – Rovisco Pais funciona tanto com utentes em internamento, como com ex-utentes e utentes externos acompanhados por médicos do Centro, em consulta externa, desde que se considere benéfica a prática de Desporto Adaptado. No que diz respeito à vertente de competição, o Rovisco Pais tem vindo a apostar, desde 2010, nas modalidades de remo-indoor e ciclismo, com participação em provas Nacionais e Internacionais. Ainda em fase embrionária, também já há trabalho feito na área do rugby em cadeira de rodas.
Em 2012, o CMRRC-Rovisco Pais decidiu expandir a sua oferta de Desporto Adaptado de competição ao Andebol em Cadeira de Rodas. Constituiu-se uma equipa com utentes com diferentes lesões, incluindo tetraplegias. “Temos percorrido o país de norte e sul, trabalhando as melhorias físicas dos nossos atletas, e marcado muitos golos”, conta o professor de Desporto Adaptado, garantindo que “há sempre uma vitória, seja a desportiva, os ditos “3 pontos”, seja a moral, de conseguirmos um coletivo cada vez mais forte, que demonstra que o ACR é praticamente igual ao regular, apenas com uma diferença: a cadeira”.
Fonte:
https://www.noticiasdecoimbra.pt/rovisco-pais-unico-hospital-do-pais-no-campeonato-nacional-de-andebol-em-cadeira-de-rodas/
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Deficiente-Fórum
»
..:: Deficiente-Forum - Modalidades Desportivas ::.. Responsável: Fisgas
»
Andebol em Cadeira de Rodas e deficiência intelectual
(Moderadores:
SLB2010
,
hugo rocha
) »
Rovisco Pais único Hospital do País no Campeonato Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas
There was an error while thanking
Gostando...
Política de Privacidade
Regras
Fale Connosco