iacess

ergometrica

Ortopedia Moderna

Anuncie Aqui

mobilitec
Stannah Mobilidade S.A

Autopedico

Invacare

Pros Avos

Anuncie Aqui
myservice

Tecnomobile

TotalMobility

Multihortos

Drive Mobility

Autor Tópico: Marieke Vervoort: campeã paralímpica belga optou pela morte assistida aos 40 anos  (Lida 601 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Vitinho



Quando conquistou medalhas de ouro e prata nos Jogos Paralímpicos de Londres (2012) e do Rio de Janeiro (2016), há muito havia assinado os papéis que autorizavam um médico a pôr-lhe termo à vida, quando o sofrimento provocado por uma doença muscular degenerativa sem cura se tornasse insuportável. Foi esta terça-feira.

A BBC noticia, esta terça-feira, a morte por eutanásia da atleta paralímpica Marieke Vervoort, aos 40 anos. A campeã belga, que colecionou medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres (ouro e prata) e do Rio de Janeiro (prata e bronze) a correr em cadeira de rodas, sofria de uma doença degenerativa dos músculos que lhe causava dor permanente, convulsões e paralisia das pernas, um sofrimento atroz ao qual decidiu pôr termo.

A decisão foi pensada muito antes de chegarem as medalhas. Em 2008, Marieke Vervoot tratou da documentação para lhe facultarem a morte assistida, quando assim entendesse. "É um sossego. Sei que, quando não aguentar mais, tenho esses papéis", contou à BBC, em 2016.

Na rádio pública britânica, a atleta deu a conhecer o quotidiano dela com a doença. "Pode ser muito, muito mau. Tenho ataques epilépticos, grito, choro de dor. Preciso de muitos analgésicos, valium, morfina".

Contra todas as dores, corria em cadeira de rodas. "Muitas pessoas perguntam-me como é possível ter tão bons resultados e ainda sorrir com tanta dor e medicação que me devoram os músculos. Para mim, o desporto e a corrida em cadeira rodas é uma espécie de medicação".

Aos 40 anos, a cidadã belga accionou, esta terça-feira, a opção de morte assistida que a legislação daquele país proporciona.

In O Jogo
 

 



Anuncie Connosco Anuncie Connosco Stannah Mobilidade S.A Anuncie Connosco Anuncie Connosco


  •   Política de Privacidade   •   Regras   •   Fale Connosco   •  
       
Voltar ao topo