Deficiente-Fórum

..:: Deficiente-Forum - Modalidades Desportivas ::.. Responsável: Fisgas => Atletismo => Tópico iniciado por: Fisgas em 24/02/2011, 16:37

Título: XI Meia Maratona Ribeira Grande - Ponta Delgada
Enviado por: Fisgas em 24/02/2011, 16:37
XI Meia Maratona Ribeira Grande - Ponta Delgada
 

Atleta paralímpico Paulo Pinheiro é o cabeça de cartaz em São Miguel
(http://www.anossavoz.com/fotos/atletas.jpg)
As Câmaras municipais da Ribeira Grande e de Ponta Delgada e o Núcleo Sportinguista de São Miguel, clube organizador, apresentaram ontem, no Auditório do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, a XI Meia Maratona Ribeira Grande - Ponta Delgada, que conta com a participação do atletismo adaptado, com destaque para o atleta nacional, paralímpico Paulo Pinheiro, que foi considerado o atleta do ano e que tem um palmarés invejável na modalidade.
Com um orçamento mais reduzido em relação à época anterior, sendo este ano no valor de quinze mil euros, graças aos mais diversos patrocinadores locais, desde juntas de freguesias, empresas públicas e particulares, para além das duas câmaras acima referidas, que sem elas não seria possível pôr a prova na estrada, e que uma vez mais não conta com o apoio do Governo Regional, apesar de disso "estamos a contar com a participação de cerca de oitenta atletas, entre eles alguns continentais de grande nomeada como, Paulo Pinheiro José Maduro, Luis Almeida, Carlos Alves e o "nosso" Márcio Azevedo", realçou na altura Carlos Melo, do Núcleo Sportinguista de São Miguel.
O dirigente salientou "a qualidade" que a prova tem vindo a atingir de ano para ano, contribuindo também para "fomentar o desporto adaptado" e frisou "o esforço no actual cenário de crise" para a realização da prova.
Por seu lado, o Vereador da CMPD, José Andrade aproveitou o facto de se estar perante uma iniciativa (a Meia Maratona) que, embora seja organizada pelo Núcleo Sportinguista de São Miguel, tem a parceria das autarquias de Ponta Delgada e Ribeira Grande, para anunciar a realização do encontro de Vereadores dos Açores, defendendo que os tempos que correm são próprios para a criação de sinergias e para a cooperação entre as várias entidades públicas, quer na Cultura, quer no Desporto, quer ainda nas várias áreas de actividade.
Sobre a Meia Maratona Ribeira Grande - Ponta Delgada, José Andrade considerou o evento como um exemplo do que deve ser a cooperação entre os Municípios, mas também destacou a perseverança e persistência de Carlos Melo, Presidente do Núcleo Sportinguista de São Miguel, uma vez que esta prova vai já entrar na décima primeira edição.
"Esta Meia Maratona tem o mérito de associar e conjugar duas cidades e dois concelhos e envolve a participação activa das duas autarquias e de uma associação privada num objectivo comum. Quer no desporto, quer na cultura, quer em todas as áreas de actividade a conjugação de esforços entre as diferentes entidades públicas é necessária" - acentuou.
Sublinhou, por outro lado, que o desporto merece especial atenção por parte de todas as entidades públicas, uma vez que promove uma sociedade mais saudável, a competição e a participação, destacando, neste caso concreto, a inclusão de atletas paralímpicos (atletas invisuais, de atletismo adaptado e com deficiência mental).
A XI Maratona Ribeira Grande - Ponta Delgada, vai para a estrada no dia 13 de Março, tem uma extensão de 21,1 quilómetros, mais um do que o ano passado, deverá ter atletas da ilha de São Miguel, Pico, e Terceira e ainda equipas do Continente segundo revelou a organização.
Com as inscrições abertas para os atletas residentes até ao dia 10 de Março, a prova com a extensão de 21,1 quilómetro é aberta à participação de atletas federados e não federados e aos vários escalões de ambos os sexos.

Itinerário da prova:

A partida da prova está agendada para as 10 horas do dia 13 de Março, junto à Câmara da Ribeira Grande percorrendo o seguinte itinerário: Matriz, rua da Praça, rua da Estrela, rua Poeta Oliveira San Bento, rua São Francisco, Matriz RG, rua da Praça, rua da Estrela, 1ª. Rotunda, Alameda de 29 de Junho, 2ª. Rotunda, Alameda 29 de Junho, 3ª. Rotunda aos BVRG, rua Padre Edmundo M. Pacheco, rua Madre Teresa de Anunciada, rua do Balão, rua da Saudade, Via Rápida (em direcção PD), Rotunda BP (saída em direcção a P. Delgada), Via Rápida (E.R: 3.1º), Estrada Velha da RG (E.R. 3-1º-A), Rotunda das Laranjeiras, rua da Boa Nova, rua Engº. José Cordeiro, rua João Melo Abreu, rua da Fonte, Avenida Infante D. Henrique, Praça Vasco da Gama, rua de Santa Luzia, com a meta instalada junto às Portas da Cidade de Ponta Delgada, local onde se procederá à entrega de prémios aos melhores classificados e lembranças a todos os participantes.



Fonte:Correio dos Açores